Venha fazer parte da KTO
x

Comentário de Isabela em "No Parque São Jorge, NECO Mulher promove..."

Isabela

Isabela Abrantes

Nica, o que você está fazendo é reproduzindo um discurso machista e reforçando o preconceito. Falar que mulher vai no estádio tirar selfie e sabe nome de personagem de novela é uma generalização perigosa... Eu conheço muito mais cara que tira selfie em estádio do que mulher, e nem por isso eles são desprezados ou tem o interesse deles no futebol minimizado. É muito perigoso quando uma mulher reproduz um discurso desses, porque valida a ideia pré-concebida de que mulher é fútil e desinteressada do futebol. Além disso, direito e respeito são coisas que se exige sem contrapartida - não cabe a ninguém criar "pré-requisito" pra que alguém tenha um direito. Enfim, sendo você torcedora, corinthiana, frequentadora do estádio e mulher, vá ao evento para que possamos conversar umas com outras mulheres sobre os desafios que vivemos ao invés de apontar o dedo! :)

em Notícia > No Parque São Jorge, NECO Mulher promove debate sobre a participação...

Em resposta ao comentário:

Vou a quase todos os jogos, e vou SOZINHA, pois meu namorado torce para os ¨sem mundial¨ e meus amigos corinthianos são mais ¨torcedores de poltrona¨.
Nunca tive nenhum problema por estar sozinha. Já fui na sul, leste superior, mas geralmente estou na leste inferior do lado mais próximo às organizadas.
Meu foco sempre é cantar, torcer, xingar o juiz e prestar atenção somente aos jogos. O que vejo é que a quantidade de mulheres tem aumentado no estádio, mas infelizmente a ¨qualidade¨ de torcedoras não evolui da mesma forma. Isto é, ainda tem muita mulher que vai mais pra tirar selfie e mexer no celular do que propriamente ver o jogo; se estão c/turma ficam mais conversando do que cantam; desconhecem os jogadores e suas respectivas posições... Aí me digam, como a mulherada quer ser respeitada como torcedora e exigir direitos iguais se não se envolvem da mesma forma?
Se é possível decorar nomes dos personagens de novela, porque é tão difícil saber pelo menos os titulares de seu time?

Responda o comentário da Isabela

  • 1000 caracteres restantes

Réplicas desse comentário

  • Foto do perfil de Nica

    Nica Nadal 21 comentários

    1º. Nica Nadal em 27/02/2016 às 11h10

    Isabela respeito a sua discordância com meu ponto de vista, mas infelizmente é o que vivencio nos estádios. Se existem homens que também vão ao estádio e tiran seus selfies e pouco prestam atenção ao jogo? Sim, claro que tem. Isso não é um demérito apenas feminino. Que seja algo cultural? Sim, também existe essa questão. Mas pelo lado deles também existe esse mesmo preconceito: homem não chora, homem não pode gostar de balé, homem tem que prover a família, etc.
    Va para o estádio se você realmente quer ir ver o jogo! O que quis dizer é de que não vejo de maneira nenhuma machismo com as mulheres no estádio, vejo sim desinteresse das próprias: muitas não veem a menor graça em ver os caras atrás de uma bola; não tem paciência pra 90 min. E isso não é sexismo, é simples gosto... Personalidade. O grande problema é você não gostar, ir ao estádio e tirar a oportunidade de quem realmente gosta de ir. (E isso sendo mulher ou homem!)