Venha fazer parte da KTO
x

Conquista da Copa do Brasil completa sete anos nesta sexta-feira

1.6 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians foi derrotado apenas uma vez ao longo da campanha

Corinthians foi derrotado apenas uma vez ao longo da campanha

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Há exatos sete anos, o Corinthians sagrou-se tricampeão da Copa do Brasil. O elenco, liderado pelo atacante Ronaldo, superou todas as dificuldades ao longo do torneio de mata-mata e trouxe o título que garantiu a participação na Libertadores do ano seguinte. Vindo de um acesso à elite do futebol brasileiro no ano anterior, o Timão provou que estava pronto para novamente figurar entre os principais clubes favoritos às competições em disputa.

O desejo pela conquista da Copa do Brasil era uma prioridade desde a estreia da equipe. Comandado pelo técnico Mano Menezes, grande parte do elenco havia participado do vice-campeonato no ano anterior, diante do Sport. Fato, que na visão dos jogadores e da Fiel, incentivou ainda mais a luta pela conquista.

Além da qualidade diferencial de Ronaldo no setor ofensivo, a equipe também apresentava pontos fortes em todos os setores do campo. Vindo de um acesso da Série B do Campeonato Brasileiro, a base do plantel de jogadores foi mantida a partir de nomes renomados como o de Elias, Douglas, Chicão e Cristian, contribuindo para o entrosamento ao longo dos jogos.

Outra conquista que influenciou diretamente no ambiente e confiança do grupo foi a do Campeonato Paulista daquele ano, onde o Timão terminou com a melhor campanha de maneira invicta. A partir de então, o foco passou a ser a Copa do Brasil.

Derrotado apenas uma vez durante toda a participação no torneio, diante do Atlético Paranaense, no jogo de ida das oitavas de final, o Corinthians despachou grandes adversários. Além dos paranaenses, a equipe de Mano Menezes passou também por Fluminense e Vasco, durante as quartas de final e semifinal, respectivamente, até chegar na grande decisão contra o Internacional.

O título sobre os gaúchos começou a ser escrito no eterno estádio do Pacaembu, no dia 17 de junho daquele ano. Com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Timão construiu enorme vantagem jogando como mandante e foi à Porto Alegre podendo perder por até um gol de diferença para ficar com o título.

Entretanto, apesar da superioridade no placar, o Corinthians não adotou uma postura defensiva a foi ao ataque logo no início da partida no estádio Beira-Rio. Novamente ele, o baixinho Jorge Henrique, que havia feito o primeiro no Pacaembu, subiu mais que a zaga e testou firme para fazer mais um gol decisivo. Sete minutos depois, André Santos escapou livre pela esquerda e chutou forte, no ângulo do goleiro Lauro, que nada pôde fazer, 2 a 0.

O Internacional ainda buscou o empate na segunda etapa com dois gols de Alecsandro, mas que não impediu o título corinthiano na capital gaúcha. Em meio ao clima frio e a enorme pressão feita pela torcida adversária, o Timão demonstrou sua força mais uma vez e garantiu a terceira conquista da Copa do Brasil na história do clube.

Veja Mais:

  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: