Venha fazer parte da KTO
x
E se você fosse o Corinthians e Arena fosse a sua casa?
Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

E se você fosse o Corinthians e Arena fosse a sua casa?

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

145 mil visualizações 118 comentários Comunicar erro

E se você fosse o Corinthians e Arena fosse a sua casa?

Casa de Chiquinho Corinthiano, famoso torcedor de Olímpia, interior de SP

Foto: Reprodução / Site oficial do Corinthians

Bom, eu não sou nenhum especialista em números, mas vou tentar explicar mais ou menos as contas da Arena Corinthians, dividindo por mil para tornar mais tangível. Para efeito de comparação, vou equiparar o orçamento de um trabalhador comum com as despesas e receitas do estádio corinthiano.

A Arena Corinthians, de bilheteria, faturou cerca de 73 milhões em em 2015. Um trabalhador não ganha isso nem ferrando, mas pode ganhar, com sorte, um milésimo disso (R$ 73 mil por ano ou R$5.650 por mês + 13º). Um salário alto, acima de 95% da população brasileira, mas ainda possível para profissionais especializados.

Vamos supor que esse trabalhador pediu financiamento na Caixa Econômica para construir uma casa própria. Uma mansão, na verdade, linda, de mármore, com acabamento de primeira, e perfeita para abrigar toda a família. O banco aprovou o financiamento e ele conseguiu construir a casa mais linda da cidade, exatamente igual ao que o Corinthians fez com a Arena.

Mas aí, terminou a obra e a conta chegou. Seguindo a proporção comparativa, esta casa custou um milionésimo do preço da Arena Corinthians, algo em torno de R$1.100.000,00. Parece pagável? Não! E só com aquele salário de 73 mil ao ano não é mesmo. Pensem que ele precisa usar também parte do salário para as despesas do dia a dia, exatamente como o Corinthians, sobra cerca de 65% só do salário para pagar o financiamento.

Tem um porém também. A mansão era tão legal que ele pensou em colocar um outdoor gigante na frente da casa, no jardim, e ganhar uma graninha de publicidade com isso. Cobraria R$1.666 por mês (R$20 mil por mês ou R$20 milhões por ano na proporção do Naming Rights). Só que nenhuma marca quis colocar outdoor naquele lugar. E ele, que contava com esse dinheiro, teve que lamentar o fato de o mercado estar tão em baixa (ou de repente, de não ter vendido um pouco mais barato).

Esse trabalhador ainda tem uma carta na manga: um outro imóvel que ele não usa, mas vale R$ 400 mil reais. Só que não está fácil de vender. É o mesmo caso do Corinthians com as CIDs, que valem R$ 400 milhões, mas estão emperradas por problemas jurídicos que não deveriam acontecer e aconteceram. Aqui é Brasil, tudo o que pode complicar, complica. Se eles (tanto o trabalhador, quanto o Corinthians) conseguissem vender esse ativo, facilitaria muito, mas até agora nada.

O trabalhador também poderia fazer uns freelas, ganhar mais dinheiro e procurar novos clientes já que as pessoas adoram ele. Conseguir mais trabalho e alavancar as receitas não é impossível, mas requer muito esforço e tempo. Em paralelo, o Corinthians também pode fazer novas iniciativas, porém, não há nada que prometa dobrar o faturamento da Arena do dia pra noite.

O lado bom é que o financiamento foi ótimo. O trabalhador só vai começar pagar a parcela integral depois de 2 anos que a casa foi completamente construída. O lado ruim é que a parcela é de R$10.000, e ele continua ganhando basicamente R$5.650 por mês e ainda tem um monte de despesas da casa para pagar...

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Vinicius

    Ranking: 7944º

    Vinicius 230 comentários

    @vinicius.carvalho.da em

    Texto legal, torna um assunto meio complicado e chato (pelo menos pra boa parte das pessoas) em algo mais leve e entendível.

  • Foto do perfil de Fernando

    Fernando 3 comentários

    @fernando27 em

    Ótimo texto, analogia perfeita!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rene

    Ranking: 553º

    Rene 3014 comentários

    71º. @fernando.o.grande em

    Excelente comparação...

  • Foto do perfil de Palmiro

    Ranking: 445º

    Palmiro 3506 comentários

    70º. @palmiro.bnslv em

    Em suma... De uma forma e de outra ele está sendo pago.
    Mas a grande maioria contesta, é o exagero de luxo sem necessidade alguma para esse estádio naquela região e de valores gigantescos a serem pagos? E o pior é que se "ganhou" um estádio e se perdeu um "time de futebol", por conta disso!

    Não tem lógica!
    Corintiano "vive" de CORINTHIANS! E quer ver antes um time dando alegrias. E isso que estamos vendo hoje, o amanhã não sabemos o que essa crise pode nos ocasionar de mais grave. E o mais grave, é que não se vê um projeto ou planejamento para o próximo ano; nem pela a atual gestão e tão pouco pela oposição! Se é que há oposição, né? Vai saber!

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 3869º

    Antonio 554 comentários

    69º. @menega em

    Em minha opinião a única maneira de pagar esse estádio é com ações de marketing com intuito de arrecadar dinheiro para o pagamento, não vejo outro jeito. Já estão há mais de 2 anos tentando vender o nome do estádio e não conseguem, isso porque estão pedindo muito dinheiro, essa é a realidade.

  • Foto do perfil de Abner

    Ranking: 555º

    Abner 3001 comentários

    68º. @bininho em

    Pena que esta casa não é do morador(o torcedor)... Infelizmente!

  • Foto do perfil de Bill

    Ranking: 1529º

    Bill 1335 comentários

    67º. @bill.corleone em

    Se eu fosse dono desta casa, já que ela está cravejada de mármore, do porão ao teto, eu chamaria um grupo de empresários do Oriente Médio com interesse em abrir negócios POPULARES (marca de alimentos, serviços, uma nova rede de internet, um software novo, eletroeletrônicos etc... Uma caralhada de etcs...) para "fundir" a Arena com o produto dele, algo inédito, jamais visto. Isso certamente abriria novas perspectivas de vender não só o N.R. Como atrairia o consumidor corinthiano.
    EX: Sansung & Corinthians. Transformar o estádio num verdadeiro show room da Sansung! Colocar um PUHTA telão curvo da Sansung, todas as tecnologias que a empresa quiser inaugurar no Brasil, podem ser feitos lá! Colocar interatividade nos cantos do estádio, QR Codes, promoções, sorteios ao vivo, transmissões de palestras para os Sansung-Maníacos do Brasil e do mundo. Pohha Andrés! Tá faltando criatividade e competência pra vender essa poha!