Venha fazer parte da KTO
x

Conmebol só permitirá que clubes disputem Libertadores se tiverem times femininos

5.5 mil visualizações 55 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians reativou seu time feminino nesta temporada

Corinthians reativou seu time feminino nesta temporada

Divulgação

Na mesma semana em que anunciou uma série de novidades em seu principal torneio interclubes, a Conmebol tomou uma importante decisão visando valorizar as equipes femininas de futebol. Nesta sexta-feira, a entidade aprovou o novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer até 2018. Nele, está incluída uma regra que obriga os clubes participantes da Libertadores a terem um time feminino. A medida passa a valer a partir de 2019.

"O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma (...) Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas", diz o documento, conforme reproduzido pela Espn.

A Conmebol ainda faz questão de enfatizar que é necessário a equipe participar de competições nacionais e/ou regionais reconhecidas pela confederação responsável pelo futebol em seu país. O Corinthians, no caso, atualmente, não teria problema, pois tem parceria com o Audax e viu sua equipe feminina fazer boa campanha nas edições de 2016 do Paulistão e do Brasileirão - nessa quarta, avançou às semifinais da Copa do Brasil da categoria.

Chama atenção o fato de que muitos clubes tradicionais do futebol brasileiro, hoje, estariam vetados da Libertadores por conta da nova regra. Para se ter ideia, entre as agremiações da Série A do Brasileirão, apenas Corinthians, América-MG, Flamengo, Santos e Vitória tiveram equipes femininas no último Brasileirão da categoria.

Vale destacar que a Libertadores tem sua edição feminina disputada anualmente desde 2009. O critério para um clube ser incluído é ter vencido o principal campeonato nacional no ano anterior, ser o atual campeão sul-americano ou ter sido convidado por ser do país-sede. O São José, com três títulos é o maior campeão. O Corinthians, que reativou seu time nesta temporada, não tem participações.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Vitória Yaya entrou na segunda etapa e rabiscou no campo ofensivo do Timão

    Corinthians inicia venda de ingressos para jogo do Feminino contra o Fluminense; veja cronograma

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: