Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians S.A.
Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

ver detalhes

Corinthians S.A.

Coluna do Roberto Piccelli

Opinião de Roberto Piccelli

13 mil visualizações 129 comentários Comunicar erro

Corinthians S.A.

Quem sabe o que o grupo Suning fará com a Inter de Milão no médio prazo?

Foto: Divulgação

O Corinthians tem passado por escândalos recorrentes nos últimos anos: a renovação com jogadores encostados, a contratação inexplicável de atletas medíocres, a expectativa frustradas com jovens jogadores que não são escalados, a tomada da base por empresários, a saída facilitada dos jogadores mais destacados, a manutenção do contrato extremamente lesivo com a Omni, etc. Em todo lado parecem pipocar suspeitas.

Tantos são os problemas, tanta é a desconfiança, mas o processo eleitoral no clube hoje parece não permite esperar grandes mudanças, ao menos, num futuro próximo. O chapão deve acabar em breve, é verdade, mas ainda é pouco para animar o torcedor.

Eu atribuo a infeliz ideia de alguns torcedores de transformar o Corinthians em uma empresa a essa falta de entusiasmo generalizada com a forma como o clube tem sido gerido nos últimos anos. Pensam que essa seria a solução para as nossas deficiências administrativas. Há quem chegue a sugerir até mesmo a abertura do capital em bolsa, o que supostamente traria para o torcedor endinheirado a oportunidade de investir no clube e até de obter, quem sabe, algum retorno financeiro.

O que os mais empolgados com essa ideia parecem não perceber é como a sua adoção subverteria totalmente a essência do Corinthians.

Hoje o clube é, do ponto de vista jurídico, uma associação. Quem é associado detém uma fração ideal do clube e, por conta dessa condição, tem alguns direitos , inclusive o de votar e ser votado, desde que atendidos alguns requisitos formais. Como ninguém tem mais do que um título, cada título representa uma parcela equivalente da associação. O clube é, formalmente, do conjunto dos seus associados.

Se fosse transformado em uma sociedade anônima, os títulos seriam convertidos em ações dessa nova empresa, o Corinthians S.A - o nome já me causa arrepios. Os gestores seriam apontados pelos acionistas majoritários, que, como investidores, apontariam inevitavelmente alguém comprometido com o objetivo de obter lucro para a empresa.

E assim o Corinthians S.A. estaria sujeito às regras do mercado. O torcedor deixaria de ser um simples torcedor para passar a ser um cliente, um consumidor de uma entidade cujo único objetivo seria sempre a geração de retorno financeiro para os seus novos donos. Obviamente, essa mudança não viria sem uma perda de sentido do ato de torcer. O desencanto é inevitável, afinal, se a instituição passa a não mais pertencer à sua torcida, mas a um dono interessado em faturar com ela.

O que importaria seria o lucro, não o compromisso com o significado do Corinthians. Se ficasse comprovado que seria mais rentável alterar a cor do uniforme principal para amarelo-limão, tenha certeza de que o novo padrão cromático já estaria encomendado.

Ao comprar uma camisa do Corinthians S.A., o torcedor não mais estaria ajudando aquele projeto coletivo que começou há anos com trabalhadores humildes do Bom Retiro e se disseminou pelo Brasil. Estaria consumindo um produto de uma marca privada, uma marca de algum dono. Ser Fiel Torcedor não teria mais um significado de apoio a uma paixão. Seria nada mais do que a contrapartida por um espetáculo promovido por algum empresário.

Pior ainda, a qualquer momento, o Corinthians S.A. poderia ser revendido a terceiros sem que nós, meros torcedores, tivéssemos qualquer controle. Um magnata sem nenhum conhecimento daquilo que o clube representou um dia poderia comprar o seu controle se oferecesse um dinheiro razoável. O Milan, por exemplo, depois de passar muito tempo sob o domínio de ninguém menos do que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, foi vendido agora para um grupo de chineses, como já tinha acontecido com a Inter. Milan e Inter, senhoras e senhores, são agora nada mais que mercadorias.

Na Inglaterra, vista como modelo por muitos dos proponentes dessa ideia, episódios como esses são comuns. O Manchester City e o Chelsea estão nas mãos de pessoas de idoneidade moral questionável e foram adquiridos em bolsa de valores. Os resultados têm aparecido, mas questione a um torcedor tradicional desses clubes se eles ainda representam, para eles, o que representavam.

Há mais: um clube-empresa, como qualquer empresa, pode rapidamente falir se, na busca pela ampliação do lucro, os administradores decidirem correr certos riscos. O Corinthians poderia ser a próxima Varig, o próximo Mappin. Alguém está disposto realmente a conviver com a ameaça de ver seu time de coração desaparecer um dia por conta da ganância desmedida dos seus donos?

Enfim, não sejamos inocentes de acreditar que o Corinthians tem sido gerido unicamente no interesse da torcida e que a sua essência não venha sendo violentada dia após dia por decisões de quem está hoje no comando. Nada, porém, é tão ruim que não possa piorar ainda mais. Dificilmente poderia acontecer algo capaz de superar o desgosto de ver o time do povo passando a ser o time de um milionário qualquer. Seria o fim da linda história da torcida que tem um time.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Roberto Piccelli

Por Roberto Piccelli

Roberto Piccelli é advogado atuante em direito público e escreve sobre temas jurídicos e institucionais relacionados ao Corinthians.

O que você achou do post do Roberto Piccelli?

  • Comentários mais curtidos

    Daniel
    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 608º

    Daniel 2778 comentários

    @daniel.lucato em

    Quanta bobeira em um texto só.

    "E assim o Corinthians S.A. Estaria sujeito às regras do mercado." - Transparência! Tem medo? Saberíamos para onde vai o dinheiro da TV, patrocínios, ingressos... E onde é aplicado.

    "Ao comprar uma camisa do Corinthians S.A, o torcedor não mais estaria ajudando aquele projeto coletivo." - Hoje ajudamos qual coletivo? Só se for o coletivo Andrés, André Negão, Banana da Andrade, Mané da Carne, Garcia e Cia.

    "o Corinthians S.A. Poderia ser revendido a terceiros sem que nós, meros torcedores, tivéssemos qualquer controle." - Hoje nós temos controle? Uns 5 mil votam em dois candidatos e todos sabem quem vai ganhar (aquele que tem mais apoio no conselho). Algum torcedor normal por exemplo queria o Banana de Andrade no comando do clube?

    "um clube-empresa, como qualquer empresa, pode rapidamente falir se, na busca pela ampliação do lucro, os administradores decidirem correr certos riscos." - Um clube não tem riscos? Me fala então da Portuguesa ou do Guarani.

  • Paulo
    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 6159º

    Paulo 322 comentários

    @paulomarques em

    É isso aí, vamos continuar como está, com o clube social dando 40m de prejuízo por ano e nossos dirigentes de ilibada reputação (diferentes do Chelsea e M. City). Pergunta se as torcidas dos times ingleses estão preocupadas com quem é dono do time, quase não vão aos estádios!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Leandro
    Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 2236º

    Leandro 945 comentários

    86º. @leandro.lopes4 em

    Todo discurso que tem como base a cultura do medo, fico com os dois pés atrás. Discordo de quase todo o artigo.

  • Silvio
    Foto do perfil de Silvio

    Silvio 104 comentários

    85º. @silviochiozini em

    Tem que ser pesado os prós e os contras

  • DIOGO
    Foto do perfil de DIOGO

    Ranking: 827º

    Diogo 2139 comentários

    84º. @diogoavare em

    Já pensou se o Nobre compra maioria das ações e queira mudar o uniforme para verde? Rsrs... é claro que é uma brincadeira... Mas é uma ideia, deveria ser pensada, analisada, calculada, até uso de consultoria para ver ser é viável ou não. Não pode ser descartada de primeira e nem aceita.

  • Mauro
    Foto do perfil de Mauro

    Mauro 12 comentários

    83º. @mauro.kac em

    Roberto. Concordo que tornar o clube uma empresa, nos descaracterizaria. O Corinthians pertence aos corintianos. Com relação a possibilidade de falir acredito que ela exista mesmo nas condições atuais. Vide Portuguesa e Guarani que perderam seus estádios por conta de dívidas e se arrastam. A política no Corinthians não me interessa é nem a maioria dos Corintianos. O que queremos é governança.
    Lei de responsabilidade fiscal que limite a ação dos gestores. O Corinthians pode ser uma associação mas me incomoda as restrições eleitorais que essa associação impõe.
    Por que o fiel torcedor não pode ser equiparado a um sócio já que ele paga anuidades e ingressos a parte. E questão de ir a justiça obter esse reconhecimento, já que para o associado do programa, o que o motiva e o equilíbrio financeiro do clube.

  • Pizza_Eh_Deiz
    Foto do perfil de Pizza_Eh_Deiz

    Ranking: 2212º

    Pizza_eh_deiz 954 comentários

    82º. @didimoco em

    Não sei o que é mais difícil: ver o título mundial do palmares ou um clube grande no Brasil virar SA. Até parece que os caras vão querer mais controle sobre as mutreta deles...