Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians perde espaço para Audax no feminino. E isso expõe problema a 'nível de Libertadores'

57 mil visualizações 46 comentários Reportar erro

No primeiro semestre, equipe era Corinthians/Audax; agora, é Audax/Corinthians

No primeiro semestre, equipe era Corinthians/Audax; agora, é Audax/Corinthians

Divulgação

Pressionado pelas imposições do Profut para que possa renegociar dívidas com o Estado, o Corinthians reativou sua equipe de futebol feminina no início desta temporada. Em meio à novidade, o clube anunciou que se juntaria ao Audax, que já vinha do ano anterior com um time ativo de mulheres. O que não foi anunciado - e pegou muitos torcedores de surpresa - é a perda de espaço que o Timão teria na parceria em relação à agremiação de Osasco a partir do segundo semestre.

Nos oito primeiros meses do ano, quando a equipe disputou o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista da categoria, o uniforme era alvinegro e possuía o escudo do Corinthians e uma tarja do Audax na altura da barriga. Ademais, a CBF e a FPF se referiam ao time como Corinthians/Audax em seus sites e nos documentos relativos às competições.

A partir da última semana de agosto, quando se iniciou a Copa do Brasil feminina, as jogadoras passaram a entrar em campo de vermelho, estampando em seus peitos o escudo do Audax e, em suas barrigas, uma tarja do Corinthians. Nos informes dos clubes e da CBF, o Corinthians/Audax agora passava a ser chamado de Audax/Corinthians.

A explicação vem abaixo.

O Corinthians, por possuir uma equipe registrada no Brasileirão masculino, ganhou da CBF uma vaga no Brasileirão feminino. O Audax, por sua vez, não participaria de tal competição.

Na Copa do Brasil, a situação é inversa, pois o critério de classificação é a campanha dos clubes no Paulistão feminino do ano anterior. Como o Corinthians não tinha time em 2015, não participou do Estadual e, assim, não teve acesso ao torneio mata-mata. O Audax, por sua vez, terceiro colocado no Paulistão de 2015, tinha direito à vaga.

Assim, Corinthians/Audax disputou o Brasileirão, e Audax/Corinthians está disputando a Copa do Brasil. No caso do Paulistão de 2016, foi decidido que se manteriam nome e uniforme iguais ao do Brasileirão, pois as competições aconteceram simultaneamente.

A pergunta que fica no ar é: e se Corinthians e Audax garantirem vagas nas principais competições da categoria para 2017? Se for campeão da Copa do Brasil de 2016 ou vice-campeão perdendo para o São José, o Audax se garante no Brasileirão do ano que vem, assim como o clube do Parque São Jorge.

Nesse caso, a continuidade da parceria é uma incógnita. Os clubes, que firmaram acordo até o fim deste ano, terão de sentar à mesa para conversar após o fim da Copa do Brasil.

Atualmente, Corinthians e Audax dividem em meio a meio salários das jogadoras e da comissão técnica, bem como gastos com moradia e alimentação. O clube de Osasco, no entanto, é não apenas o dono dos direitos das jogadoras (que foram emprestados ao Timão no primeiro semestre) como também do centro de treinamento e do estádio que vêm sendo utilizados pela equipe. Assim, talvez sem o trunfo da vaga do Brasileirão em mãos, caberá à diretoria alvinegra convencer o parceiro a seguir lado a lado em 2017.

Vale lembrar que a Conmebol anunciou, na semana passada, que a partir de 2019 só poderão participar da Libertadores masculina clubes que tenham equipes femininas de futebol atuando em competições oficiais. Ou seja, o que num primeiro olhar parece ser apenas uma questão a ser discutida de Itaquera a Osasco pode ter consequências a nível sul-americano para o Corinthians em um futuro não tão distante - além, obviamente, de colocar em xeque um projeto alvinegro que promove igualdade de gênero no esporte mais popular do país.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Antônio

    Ranking: 137º

    Antônio 7278 comentários

    @padinha em

    São detalhes formais do mundo da bola, mas pelo menos as Meninas do Corinthians ou do Audax Corinthians estão botando pra quebrar ao contrário de muitas equipes rivais de São Paulo e Rio.

  • Foto do perfil de eu

    Ranking: 1195º

    Eu 1622 comentários

    @campina em

    Quanto a vaga na Libertadores isso não e problema pois nossa diretoria não vez o planejamento certo é dificilmente classificaremos, estou mais preocupado no momento em fugir definitivamente do Z4, pois cada vez mais esta nítido que esta diretoria esta denegrindo o clube

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de deco

    Ranking: 48º

    Deco 16610 comentários

    46º. @deco20 em

    Quem diria... Corinthians levando invertida até do Audax!

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42967 comentários

    45º. @guilherme.teixeira.d em

    Palhaçada do baralho, tinha que ser só Corinthians

  • Foto do perfil de Rodriane

    Ranking: 31ª

    Rodriane 1423 comentários

    44º. @rodriane.dl em

    Que tristeza ver a diretoria do Corinthians fazendo parcerias apenas para renegociar dividas e não por respeitar a importância do futebol feminino, toda essa confusão é reflexo disso. Pagam uma fortuna para jogadores no masculino que nem correm atrás da bola e mendigam a metade de um salário pequeno para as meninas. Se o Audax e o Corinthians cada um tivesse seu time os campeonatos ficavam mais competitivos, mas essa turba do Andrés é tacanha como a maioria dentro do futebol brasileiro.

  • Foto do perfil de Thomaz

    Ranking: 480º

    Thomaz 3352 comentários

    43º. @thomdobando em

    Acho que não vai nos atrapalhar na questão Libertadores.

  • Foto do perfil de Itamar

    Ranking: 78º

    Itamar 10765 comentários

    42º. @sr.fulano em

    Isso é uma vergonha!
    Ficar dependendo de um clube menor para fazer o futebol feminino só no intuito de melhorar as dividas.
    Não querem e pouco ligam para o futebol feminino, ao fazerem isso só com claro intuito de obter vantagens para o Profut só fazem é diminuir a imagem do clube.
    Precisar de outro clube para criar um departamento de futebol feminino. Poderiam ter criado um time só do Corinthians procurar patrocinadores que tenham haver com o público feminino.
    Essa é uma das piores administrações da história do Corinthians, ela é bagunçada e perdida.