Venha fazer parte da KTO
x

Em nota oficial, diretoria do Corinthians volta a falar sobre contratos da Arena

3.5 mil visualizações 49 comentários Reportar erro

Construção da Arena Corinthians envolveu esquema obscuro entre empresas

Construção da Arena Corinthians envolveu esquema obscuro entre empresas

Agência Corinthians

O Corinthians voltou a se manifestar, por meio de nota oficial, sobre os contratos escusos da Arena em Itaquera. Com um texto assinado pelo presidente Roberto de Andrade, o clube se coloca como vítima da história envolvendo a Odebrecht e duas empresas que participaram da construção do estádio alvinegro.

A nova nota é referente a matéria publicada na última segunda-feira, 14, pelo Globo Esporte. Nela, e-mails comprovam a participação do fiscal do clube, o arquiteto Jorge Borja, nas negociações com a empresa Temon.

"O fato de um fiscal contratado pelo clube concordar com algo tão absurdo, afasta exatamente o objetivo principal do seu trabalho, ou seja, fazer com que a construção da Arena fosse realizada de acordo com o contratado e os princípios da boa fé", diz o texto.

Borja teria indicado a Temon, mesmo com uma empresa oferecendo uma proposta de cerca de R$2 milhões mais barata. A sugestão foi enviada por e-mail para o vice-presidente de marketing do Timão, na época, Luis Paulo Rosenberg. Ele negou que tenha autorizado o arquiteto a assinar os contratos com as divisões de verbas.

A nota também rebate a declaração de um representante da Temon, que afirmou ser uma prática comum no mercado. "Da mesma forma, ao afirmarem que se trata de 'prática normal de mercado', esqueceram-se do mais básico: existe um terceiro que paga a conta, o aqui prejudicado, o Sport Club Corinthians Paulista", afirmou o clube.

Quando a história da divisões do dinheiro economizado nas obras da Arena foi divulgada, o clube também emitiu uma nota oficial sobre o assunto, bem semelhante a divulgada nesta quarta-feira. Na ocasião, o presidente Roberto de Andrade confirmou a denúncia e considerou as acusações muito graves.

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pelo Corinthians

Eu, como Presidente do Corinthians, em relação à matéria veiculada em 14/11/16 no GloboEsporte e Globo.com, venho por meio desta ressaltar que:

Tais fatos, assim como colocado em anterior Nota Oficial do Clube, são graves e, só a "combinação" entre a construtora e fornecedores desta, já demonstram, no mínimo, sério descumprimento contratual, motivo pelo qual possível superfaturamento já havia sido citado em Nota Oficial anterior.

O fato de um fiscal contratado pelo Clube concordar com algo tão absurdo, afasta exatamente o objetivo principal do seu trabalho, ou seja, fazer com que a construção da Arena fosse realizada de acordo com o contratado e os princípios da Boa Fé.

Tal fato, divisão de percentuais de valores entre a Odebrecht e seus fornecedores citados, com a aceitação do fiscal do Corinthians, além do afirmado pelo engenheiro da construtora Ricardo Corregio, que o clube sabia de tudo e concordava, não podem ser aceitos, pois se contratado do clube se uniu com prestador de serviços deste para lesá-lo, isto faz a instituição (Corinthians) vítima de ato ilícito e/ou danoso por parte de todos que participaram, devendo cada um ser responsabilizado pelos suas condutas praticadas.

Da mesma forma, ao afirmarem que se trata de "prática normal de mercado", esqueceram-se do mais básico: existe um terceiro que paga a conta, o aqui prejudicado, o Sport Club Corinthians Paulista.

De acordo com o veiculado na própria matéria, o Aditivo Contratual de 29 de Novembro de 2011, teve na sua Cláusula 2.3 a "inserção do novo item 14.4.2" no Contrato de Construção do Estádio, exatamente para definir a conta corrente de itens de "Verbas Orçamentárias".

Esta Cláusula foi colocada para regular com clareza possíveis gastos adicionais em relação a valores que foram definidos em orçamento feito, diga-se, pela construtora, e ao mesmo tempo, quanto a outros em que se gastasse menos. Uma conta corrente!

Por fim ratifico, que tais fatos são muito negativos em relação à conduta, principalmente, da construtora, que os mesmos já faziam parte dos levantamentos feitos pela Auditoria Geral da Obra da Arena Corinthians, e que maior aprofundamento ainda está sendo feito nestes trabalhos, no Brasil e no exterior.

Roberto de Andrade

Veja mais em: Arena Corinthians.

Veja Mais:

  • Ángel Romero foi citado por seu irmão gêmeo Óscar enquanto era apresentado no Botafogo

    Atacante do Corinthians vira pauta em apresentação do irmão gêmeo no Botafogo; confira

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Javier
    Foto do perfil de Javier

    Ranking: 139º

    Javier 7148 comentários

    49º. @javier.rojas em

    M, bn, bn,

  • Publicidade

  • Jair
    Foto do perfil de Jair

    Ranking: 4469º

    Jair 468 comentários

    48º. @jaircps em

    Só faltou falar da providência que irá tomar quando a mídia distorce os fatos e faz questão de denegrir a imagem do Corinthians.

  • Cláudio
    Foto do perfil de Cláudio

    Ranking: 28º

    Cláudio 22886 comentários

    47º. @claudioalves em

    No inferno não existem vitimas... O que existem é diabos jogando o fogo uns nos outros...

  • Everton
    Foto do perfil de Everton

    Everton 85 comentários

    46º. @everton.aparecido.de em

    Em um país onde as leis são respeitadas, o clube que com certeza é o verdadeiro prejudicado, seria de imediato ressarcido, talvez n em dinheiro, mas em abatimento da conta a pagar onde talvez fosse pagar metade do valor, n falo de números porque n sou engenheiro, nem advogado, só apenas algo que eu acredito que seria justo e correto, o que n pode é o clube ter que pagar td essa conta onde enriqueceu ainda mais quem já é milionário e se houver algum ressarcimento o governo ficar com essa provável grana, se for assim é tirar de um ladrão e entregar pra outro.

  • Luiz
    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 486º

    Luiz 3313 comentários

    45º. @luiz.bertolini em

    Sequencia interminável de patifarias... Qualquer semelança com a petrobras é mera coincideencia kkkk é rir pra não chorar