Corinthians dá detalhes da Florida Cup 2017; 'internacionalização' não é objetivo
3.2 mil visualizações 39 comentários Reportar erro
Por Vinícius Souza
A dois jogos do fim do Campeonato Brasileiro, o Corinthians já tem todo o planejamento de 2017 definido. E parte dele passa pela disputa da Florida Cup, competição de pré-temporada realizada nos Estados Unidos. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, no CT Joaquim Grava, o superintendente de marketing do Timão, Gustavo Herbetta, apresentou o torneio e falou das ações previstas ao clube.
“Em termos de marketing, é o terceiro ano em que participamos. Temos a pretensão de nos relacionar com os torcedores do Corinthians que residem na região, Estados Unidos e Flórida. A gente cria ações para isso, vamos repetir algumas, intensificar outras. Também há uma importância em dar todo o suporte à parte técnica, que é o grande diferencial desse evento, desse torneio, que é a preparação do time para ter uma temporada produtiva e uma performance boa em 2017”, afirmou Herbetta.
Além do Corinthians, outros brasileiros já confirmaram presença no certame: Flamengo, Vasco, Atlético-MG, Internacional e São Paulo. Os gringos anunciados em setembro foram Shangai, da China, e Millonarios, da Colômbia. Eles se juntaram a Wolfsburg (Alemanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Barcelona (Equador), River Plate (Argentina) e Tampa Bay Rowdies (Estados Unidos).
“A pré-temporada é o momento mais importante do ano para se preparar o elenco e passar por todo o calendário duro que o futebol brasileiro exige. Mas a Flórida propicia o time estar mais aberto para dar aos torcedores brasileiros a proximidade. Fazemos a Parada Disney, os treinos, os jogos. Então nós fazemos pacotes com agências de viagens, tudo isso. É um evento agradável e convidamos os torcedores a vivenciarem esse momento importante”, acrescentou o dirigente.
O Timão entende que o campeonato atende aos requisitos exigidos para uma pré-temporada ideal. Além disso, a Florida Cup é uma oportunidade de levar a equipe alvinegra para perto do torcedor residente nos Estados Unidos. Questionado a respeito da “internacionalização" da marca Corinthians, Herbetta pontua:
“O Brasil precisa se preocupar que é um território que vai ser dominado pelos europeus. As crianças de oito a 12 anos vão torcer para europeus, é uma tendência. E o produto europeu é melhor que o nosso. Para uma criança nativa digitalmente que vê na TV o jogo do Liverpool e vê na vitrine as camisas do Liverpool, por que ele vai torcer para um clube brasileiro?”.
“Financeiramente falando, é impossível dizer que vamos internacionalizar a marca jogando a Florida Cup. Posso me defender dos ataques que já sofro dos clubes europeus, mas é utópico falar em internacionalização. Como temos condição de fazer qualquer aporte de marca no exterior hoje em dia? Ganhando Libertadores eu me defendo. É outro viés”, finalizou.
O Corinthians estreia na Florida Cup no dia 15 de janeiro, contra o River Plate, em Orlando. Os ingressos para a partida estão à venda no site da competição e variam de US$ 30 (R$ 100) a US$ 200 (R$ 678) – valores aproximados. O torneio acontece entre os dias 8 e 21, e promete uma série de eventos.