Venha fazer parte da KTO
x
O W.O. do Palestra que deu um bicampeonato ao Corinthians
Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

O W.O. do Palestra que deu um bicampeonato ao Corinthians

3.9 mil visualizações 17 comentários Comunicar erro

O W.O. do Palestra que deu um bicampeonato ao Corinthians

Em pé: Ciasca, Amílcar, Gelindo, Rafael, Colombo e Del Debbio. Agachados: Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues

Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

O Jonathan Rodrigues Quidute, de Sorocaba (SP), está de volta. Dessa vez, ele quer saber se o Corinthians já ganhou algum jogo por ausência do adversário (W.O.).

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar respondendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao clube, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

E o APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO traz uma novidade: o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Saudações, senhor Celso. Aqui é o Jonathan, de Sorocaba, mais uma vez fazendo perguntas sobre nosso Timão. Grande abraço, amigo.

Gostaria de saber se por acaso teve algum jogo na história em que o Corinthians ganhou de W.O. sem entrar em campo ou que chegou para jogar e por algum motivo o adversário não veio.

Grande abraço!

Jonathan Rodrigues Quidute

[email protected]

Teve, sim, Jonathan. Foi justamente em uma partida contra o Palmeiras (que, na época, ainda se chamava Palestra Itália), e aquele W.O. valeu não só uma vitória como também um título ao Timão.

Isso aconteceu há 93 anos. No dia 16 de setembro de 1923, o Corinthians (líder daquele Campeonato Paulista, com cinco pontos perdidos) e o Palestra (segundo colocado, com oito pontos perdidos) deveriam ter se enfrentado no Parque Antarctica.

Uma semana antes, no dia 9, o Palestra havia derrotado o Germânia por 3 a 2 — resultado muito contestado pelo adversário, que entrou com um recurso para anular a partida por causa de um gol (seria o do empate) marcado no último minuto, mas que o árbitro, Sebastião Gravallos, resolveu não validar, alegando que já havia apitado o final do jogo.

Irritado com aquela situação, o Palestra antecipou-se ao resultado do julgamento, informando em 12 de setembro (portanto, quatro dias antes da partida) que não entraria em campo contra o Corinthians, entregando os pontos para o adversário, como uma forma de protesto contra o recurso do Germânia. Por conta disso, o Corinthians — que era o campeão paulista do ano anterior, 1922, o do Centenário da Independência — acabou se sagrando bicampeão paulista com três rodadas de antecedência.

Nos jogos que faltava disputar, o Palestra derrotou o São Bento da capital (3 a 1), a Portuguesa (5 a 0) e o Ypiranga (4 a 1), enquanto o Corinthians fez 3 a 0 na Associação Atlética das Palmeiras e, surpreendentemente, perdeu para o Sírio (3 a 2). Como naquela época as vitórias valiam dois pontos, se tivesse enfrentado e vencido o Corinthians naquele jogo do W.O., o Palestra teria sido o campeão paulista de 1923, com 8 pontos perdidos contra 9 do Timão.

Veja mais em: Jogos Históricos.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?