Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians pode ganhar muito com caso 'Atlético x Coritiba'
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Corinthians pode ganhar muito com caso 'Atlético x Coritiba'

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

197 mil visualizações 145 comentários Comunicar erro

Corinthians pode ganhar muito com caso Atlético x Coritiba

Coritiba e Atlético se recusaram a jogar pelo Paranaense

Foto: Divulgação

A decisão das diretorias de Coritiba e Atlético Paranaense de não entrarem em campo neste domingo pelo Campeonato estadual é histórica.

Não apenas para os dois maiores clubes do Paraná, mas para o futebol brasileiro.

As duas agremiações não estão “peitando” apenas a Federação local. Elas estão começando uma guerra contra a Rede Globo e o atual sistema de vendas de direitos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Ao contrário do que já acontece em muitos países europeus, os clubes brasileiros são reféns das Federações estaduais, que obedecem cegamente às regras da CBF.

Nas organizações dos campeonatos e também na venda dos direitos de imagens, hoje o maior patrimônio dos clubes de futebol do mundo.

Clubes como Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid e Manchester United têm a maior porcentagem de suas receitas provenientes dos direitos de televisão. Venda de camisas, bilheteria de jogos e licenciamento de produtos vem bem depois nesta escala.

Até a temporada passada, Barcelona e Real Madrid podiam negociar seus direitos individualmente. E só a equipe catalã recebeu R$ 450 milhões na temporada 2015/16.

Quase R$ 300 milhões a mais que Corinthians e Flamengo, os dois clubes que mais recebem no Brasil.

Para evitar uma supremacia muito grande de Barcelona e Real Madrid, a Liga Espanhola passou a negociar em conjunto com as redes de televisão a partir desta última temporada.

Então o Brasil está à frente? Não. E a explicação é simples: aqui, os clubes são reféns da Rede Globo.

O Barcelona conseguiu este montante de 140 milhões de euros porque trocou a MediaPro pela Telefonica - duas emissoras de televisão da Espanha. No Brasil, os clubes simplesmente não podem receber ofertas maiores da Record, Bandeirantes, SBT, e etc.

Isso é liberdade comercial? O Atlético Paranaense e o Coritiba não aceitaram a proposta da TV Globo e “ousaram” querer transmitir o clássico de forma gratuita via Youtube.

Foram vetados. Pela Federação? Pense bem.

Os outros clubes do Brasil, que recebem menos que Flamengo e Corinthians, reclamam do sistema atual. Querem ganhar mais.

Como não estamos mais no Século XX, acredito que eles realmente mereçam ganhar mais. Para isso, ganhem títulos, conquistem torcedores, vendam seu peixe.

Mas acredito que Corinthians e Flamengo também merecem ganhar mais. Muito mais! Como? Por meio da livre concorrência.

Se TODOS os clubes brasileiros também “peitassem” a gigante Globo, e se houvesse a possibilidade, via CBF, de outras emissoras entrarem na concorrência, (inclusive Fox, ESPN, Esporte Interativo, como acontece no caso da Libertadores da América com a Fox) a história seria outra.

Sinceramente, acredito que a Globo continuaria com a supremacia. Ela tem mais estrutura, tem a maior e a melhor equipe de transmissão, tem o know-how da coisa.

Mas, com certeza absoluta, TODOS os clubes ganhariam mais. Inclusive Corinthians e Flamengo.

O Corinthians, por exemplo, poderia simplesmente dobrar o faturamento com direitos.

E não me refiro apenas à transmissão de TV aberta.

Sou a favor de outros tipos de venda de direitos. Como vocês devem saber, trabalho na Rádio Transamérica de São Paulo. Rádios no Brasil não pagam direitos. Pra mim, deveriam pagar. Lógico que em escala menor, proporcional. Mas hoje, como as rádios não são cobradas, são tratadas como lixo nos campos do Brasil.

O ouvinte tradicional de rádio pode ter percebido nos últimos anos que não há mais entrevistas com os jogadores antes dos jogos. Não há também mais entrevistas nos intervalos.

No final das partidas, os funcionários da Federação separam um espaço para os detentores dos direitos (televisão) e depois fazem mais ou menos como os criadores de gado para (des)organizar as entrevistas de rádio.

Com a venda de direitos, poderia acontecer como em eventos FIFA, como a Copa do Mundo. Nestas competições, as rádios também pagam pelos direitos. E tem com isso um tratamento de respeito, algo que não acontece por aqui. Sou a favor da venda de direitos para transmissão pela internet, celular, sites esportivos e etc.

Um clube como o Corinthians, com liberdade (verdadeira!!) para negociar todos estes direitos, poderia facilmente arrecadar de R$ 400 a R$ 500 milhões anuais.

Não precisaria vender jogadores, poderia repatriar alguns, os campeonatos seriam mais atrativos, os estádios estariam mais cheios… seria bom para todos, inclusive para aqueles que hoje freiam este crescimento.

Que a lição de Atlético e Coritiba se espalhe. Que a coragem dos dois clubes não fique apenas neste ato.

Que você, torcedor, consumidor final, também ajude a pressionar seu dirigente para que faça o melhor negócio para o seu clube do coração. Afinal, o maior beneficiado por tudo isso será você.

Veja mais em: Ações de marketing.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Mestre

    Ranking: 4812º

    Mestre 430 comentários

    @rafa.4.7 em

    Rede esgoto de televisão, quer ter o monopólio de tudo, desde política até o futebol, por isso não assino premiere, pagar 80 a 90 reais é demais, vejo pelos links da net...

  • Foto do perfil de Herbert

    Ranking: 3192º

    Herbert 673 comentários

    @herbertsnp em

    Tem coerência teu texto, Marco. E seria realmente muito bom ter mais renda. Agora, o Corinthians poderia ter um faturamento de R$ 1 bilhão por mês, que não adiantaria nada se continuássemos com esta diretoria. O clube continuaria quebrado. A gente vê clubes com faturamentos bem menores que os do Corinthians e mais bem administrados. Tem que se repensar o futebol como um todo, inclusive o papel dos dirigentes.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Lincoln

    Ranking: 195º

    Lincoln 5675 comentários

    124º. @lincoln.tsuyama em

    Sinceramente se a rádio pagar direitos #$!@%... Ai a coisa fecha de vez.

  • Foto do perfil de Silvio

    Silvio 104 comentários

    123º. @silviochiozini em

    Concordo...

  • Foto do perfil de lucas

    Lucas 82 comentários

    122º. @lucas.mariano13 em

    Premiere é monopólio, comprou o futebol, e premiere é da globo não esqueçam

  • Foto do perfil de Wilson

    Ranking: 1337º

    Wilson 1491 comentários

    121º. @wilson.kikawa em

    #$!@% mano com essa verba que o Barça pegou dava pra quitar metade dá Arena do nosso Timão, que zica hein!E olha que o Barça não é tão maior que o poderoso Timão!

  • Foto do perfil de Fabio

    Fabio 69 comentários

    120º. @goiss em

    Concordo plenamente Marco, mas lembrando que o Corinthians recebe milhões e milhões da globo milhões da caixa tem a renda da arena que não é pouco e outros parceiros só estão contratando jogadores mais ou menos e sem contrato e ainda assim atrasam salário, atrasam parcela da arena e não tem grana para investir num jogador top a nível de Corinthians, se o clube arrecadar 1bilhão por ano é capaz de atrasar salários, não pagar a Arena..Ex cota de TV 2015 e 16 venda do time campeão, patrocínio caixa, o Banana não conseguia fazer um time bom logico que sim mas deram um perdido na grana.