Venha fazer parte da KTO
x
Da necessidade de um Corinthians mais democrático
Alexandre Tavares

Bacharel em Direito por formação, jornalista por paixão e conselheiro do Corinthians.

ver detalhes

Da necessidade de um Corinthians mais democrático

Coluna do Alexandre Tavares

Opinião de Alexandre Tavares

5.6 mil visualizações 48 comentários Comunicar erro

Da necessidade de um Corinthians mais democrático

O Parque São Jorge

Foto: Agência Corinthians

Olá, caros leitores do Meu Timão! É com muita honra que inicio a minha coluna neste espaço, talvez alguns de vocês possam ter tido a oportunidade de ler algum post meu no fórum acerca do estatuto do Corinthians num passado recente.

Inauguro com um assunto que é bastante corrente entre os corinthianos, o da possibilidade do Fiel Torcedor, associado do futebol, também ter direito um dia a opinar nos destinos do clube, ou seja, poder votar para presidente do Corinthians e também na escolha dos membros do Conselho Deliberativo.

O estatuto do Corinthians veda expressamente esta possibilidade em seu artigo 21, que diz: ''Poderá ser criada a categoria de Fiel-Torcedor, sempre sem direito a voto, dependente de regulamentação pela Diretoria e aprovação do CD.''

Ora, o que se verifica nesta norma de forma clara e num primeiro momento, é uma preocupação do legislador em separar o modelo de associação patrimonial (do clube) do de associado Fiel Torcedor (do futebol). Mas será que é só isso?

A meu ver, não. A política do Corinthians, assim como a da ampla maioria dos clubes brasileiros, está calcada numa visão feudal, exclusivista ou, quem sabe, condominial. Não há interesse algum por parte do sistema instituído, em trazer para dentro do Parque São Jorge mais cem mil votantes. Há uma clara preocupação nas entrelinhas por parte dos grupos que ora se abraçam, ora se enfrentam na disputa pelo poder, em efetivar uma abertura política à Fiel Torcida. Há o receio que o poder um dia possa sair deste círculo vicioso e cômodo a todos os atores.

É válido ressaltar também o seguinte: é perceptível que também não há o interesse por parte da direção em promover campanhas de associação patrimonial. Além do valor do título não ser acessível a grande parte da Fiel, a divulgação de procedimentos é escassa, as iniciativas de incentivo são nulas neste sentido, sobretudo em jogos do Corinthians. Algum de vocês já viu ou ouviu no velho Pacaembu ou mesmo na Arena Corinthians, algum balcão de informações, um anúncio no alto-falante incentivando o torcedor a se tornar sócio do clube, alguma boa vontade notória?

O que acontece na prática com esta separação? Quatro aberrações: um clube social deficitário e que cobre seus rombos com recursos oriundos do futebol; eleições presidenciais decididas por cerca de 4.000 pessoas num universo de 30 milhões; associados patrimoniais que compraram no passado um título caro, pagam uma manutenção mensal ao Corinthians e que, se quiserem ter acesso a um ingresso para um jogo, ainda têm que contratar à parte o Fiel Torcedor numa dupla e injusta taxação; e temos, por fim, milhares de corinthianos que contribuem com o Corinthians em sua principal atividade que é o futebol profissional, ajudam também a cobrir os rombos do social e que não têm direito a opinar nos destinos do clube.

Infelizmente, Fiel, é uma situação que só poderemos mudar juntos no futuro através de muito diálogo entre associados patrimoniais, associados do Fiel Torcedor e coletividade corinthiana em geral. A solução é uma necessária alteração estatutária no futuro que: conceda o voto ao Fiel Torcedor, encerre com a dupla taxação ao associado patrimonial lhe concedendo o acesso à compra de ingressos ou então a criação de um novo modelo de associação híbrido, mais moderno, que mescle as duas modalidades.

Mas já sabem: sem participação, mobilização, luta e pressão, isso não será possível. Da parte ''deles'' é que jamais partirá...

Veja mais em: Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Alexandre Tavares

Por Alexandre Tavares

Bacharel em Direito por formação, jornalista por paixão e conselheiro do Corinthians.

O que você achou do post do Alexandre Tavares?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    @ciro.hey em

    Essa é uma realidade que vivemos discutindo aqui no fórum.
    Quem banca o Corinthians hoje é o futebol, inclusive o clube social..
    Até por isso na verdade o futebol deveria ser destacado do clube social, no que diz respeito ao gerenciamento.
    Tinha que ser profissional com CEO contratado e toda uma diretoria contratada.
    Recursos no futebol tem que ficar no futebol, e os sócios do PQSJ que banquem em suas mensalidades o roubo que tem sido manter o clube.
    O serviço de terceiros no clube anual é dinheiro para levantar torres lá dentro, ou está sendo mal gerenciado ou tem mutreta.
    Quando o clube social bancar em suas mensalidades os custeio do PQSJ, os sócios e conselheiros vão participar mais da vida do clube como deveriam fazer, como ocorre em qualquer clube que se é sócio.

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 33º

    André 21493 comentários

    @ice.cube em

    O clube não tem mão, tá perdido.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jack

    Ranking: 209º

    Jack 5475 comentários

    39º. @tadeu54 em

    Muito esclarecedor este post, parabéns Alexandre!

  • Foto do perfil de Silvio

    Silvio 104 comentários

    38º. @silviochiozini em

    Infelizmente o poder corrompe e, mesmo no âmbito do futebol, ninguém quer deixar de tê-lo. É mais fácil fazer conchavos políticos com meia dúzia de pessoas do que com milhões de associados. Isso não é só no Corinthians, mas também acontece com todos os times grandes que possuem orçamentos milionários, pois rtodo mundo quer ganhar seus 10% (em tempo... Times pequeno do interior tem, muitas vezes, que implorar para algum empresário da cidade assumir o time, pois quase certamente vai ter que colocar dinheiro do bolso para ajudar a equipe). O Corinthians poderia dar um passo gigantesco e mudar tudo isso, dando mais poder ao torcedor comum.

  • Foto do perfil de George

    Ranking: 56º

    George 14809 comentários

    37º. @georgearcienega em

    Faltam muitas mudanças mesmo!

  • Foto do perfil de Walter

    Ranking: 4491º

    Walter 468 comentários

    36º. @walter.falceta.jr em

    Excelente crítica, poucos privilegiados definindo os destinos de uma Nação. Pior: a elitização e a bi-associação não são contestadas pela maior parte dos corinthianos.

  • Foto do perfil de sergio

    Ranking: 63º

    Sergio 13717 comentários

    35º. @serginho.fut em

    Infelizmente a corrupção está inserido nos meios políticos e não seria diferente no futebol. Há muitos interesses pessoais envolvidos e menos direitos aos torcedores.