Venha fazer parte da KTO
x

Após assinarem acordo com autoridades, duas organizadas do Corinthians reestreiam na Arena

5.1 mil visualizações 21 comentários Reportar erro

Bandeira da Estopim da Fiel no setor norte da Arena Corinthians

Bandeira da Estopim da Fiel no setor norte da Arena Corinthians

Rodrigo Vessoni

Duas das seis torcidas organizadas do Corinthians reestrearam na Arena na noite deste sábado, durante a partida contra o Sport, pela 19ª rodada do Brasileirão. Estopim da Fiel e Fiel Macabra estenderam suas faixas no parapeito do setor norte e levaram instrumentos musicais - a primeira, inclusive, levantou um bandeirão do lado direito do setor.

A volta dos adereços, porém, ficou restrita a essas duas uniformizadas. Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9 e Coringão Chopp seguem proibidas de se identificarem nos estádios paulistas. As quatro ainda não assinaram o acordo com o Ministério Público de São Paulo.

Isso aconteceu porque na reunião com o MP, essas organizadas foram informadas que, enquanto o processo judicial correr no Rio de Janeiro, seguirão vetadas mesmo se assinassem o documento. A liminar, concedida após a briga generalizada com policiais cariocas no duelo com o Flamengo, pelo Brasileirão 2016, proíbe as torcidas envolvidas naquela confusão de frequentarem estádios do país.

Faixa da Fiel Macabra no setor norte da Arena Corinthians

Faixa da Fiel Macabra no setor norte da Arena Corinthians

Rodrigo Vessoni

A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, divulgou nota oficial sobre o assunto. No texto, a torcida explica que, além da proibição judicial, eles optaram por não assinar o acordo por não concordar com alguns pontos colocados pela Polícia Militar - veja a nota abaixo.

Confira a nota oficial divulgada pela Gaviões

Assinatura do Termo de Compromisso das Torcidas Organizadas

Na manhã desta terça-feira (1), os Gaviões da Fiel estiveram presente na reunião com o 2º Batalhão da Polícia de Choque para tratar da liberação dos instrumentos e materiais das Torcidas Organizadas nos estádios do estado de São Paulo e formalizar, por meio de um Termo de Compromisso, as responsabilidades de ambos os lados.

Entretanto, fomos notificados no início da reunião que o Ministério Público de São Paulo acatou a decisão judicial do Rio de Janeiro a respeito da punição estabelecida às Torcidas até que seja julgada a ação civil pública ajuizada pelo MP-RJ. Sobre esta liminar, o jurídico dos Gaviões da Fiel já entrou com pedido de recurso e, nesse momento, aguarda a resposta da Justiça nas próximas semanas.

De qualquer forma, esclarecemos que os Gaviões da Fiel não assinaram o documento porque iremos resolver a pendência no RJ e também por não concordar com alguns pontos do documento que, na nossa avaliação, precisam ser discutidos com mais profundidade, como o Plano Preventivo de Segurança; a proibição de torcidas visitantes; e a análise individual das proibições/punições generalizadas às entidades e seus sócios.

Deixamos claro que gostaríamos de contribuir de fato com as medidas que garantam a segurança de torcedores ao mesmo tempo em que não se limite o direito de fazer a festa nas arquibancadas. Continuaremos na luta pelo nosso direito de torcer e adentrar nos estádios brasileiros com nossos instrumentos, faixas e materiais.

Os Gaviões da Fiel desejam a volta da festa, da alegria e da paz nos estádios. Acreditamos que quanto mais festa, mais bandeiras, mais cânticos e mais instrumentos, a violência deixará de existir no futebol. Acreditamos que sem proibições teremos mais alegria e festa nos estádios, pois foi assim que fizemos durante esses 48 anos de existência nas arquibancadas.

Gaviões da Fiel Torcida

Veja mais em: Arena Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes
  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: