Venha fazer parte da KTO
x

Filho de ex-zagueiro do Corinthians lamenta abandono de calçada da fama no Pacaembu

4.0 mil visualizações 39 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Marco do futebol paulista, a calçada da fama do Pacaembu vive em situação de abandono

Marco do futebol paulista, a calçada da fama do Pacaembu vive em situação de abandono

Divulgação

Palco de grandes conquistas do Corinthians antes da inauguração da Arena em Itaquera, em 2014, o estádio do Pacaembu conta com um espaço que nem seus funcionários sabem que existe. Trata-se de uma calçada da fama do futebol, um pedaço de concreto circular de 20 metros marcado com mãos e pés de grandes figuras do esporte paulista. O abandono do local revoltou o filho de um dos homenageados, o zagueiro Homero Oppi.

O defensor jogou no Corinthians entre 1949 e 1960, sendo parte do time tricampeão paulista. No ano de 1954, Oppi participou da conquista do troféu IV Centenário do Timão no Pacaembu, no campeonato que comemorou os 400 anos da cidade de São Paulo, com um empate sobre o arquirrival Palmeiras. O título segue até hoje entre os mais importantes da história do clube alvinegro.

Após uma grande passagem pelo Timão, o zagueiro decidiu se aposentar do mundo do futebol e acabou trabalhando na administração do estádio, até ser convidado a pisar na calçada da fama paulista nos anos 70. As fotos do momento são guardadas até hoje pelos seus familiares.

Em entrevista ao portal Uol Esporte, o filho de Oppi, Ricardo, garantiu estar surpreso com o estado de abandono do marco paulistano após o falecimento de seu pai, em dezembro de 2002. Segundo ele, até lixo já encontrou perto do nome do ex-zagueiro, além de pessoas fazendo a calçada da fama como banheiro em dias de jogo no Pacaembu.

"É um desrespeito com a memória dele", contou Ricardo. "Em um momento de revolta, já cogitei tirar a placa de lá e levar para algum outro lugar que possa preservar esse patrimônio. Fiquei mais irritado com a falta de informação dos órgãos públicos sobre a calçada e sobre o que fazer com ela”, acrescentou.

Ex-zagueiro do Timão, Homero Oppi foi um dos homenageados na calçada da fama do Pacaembu

Ex-zagueiro do Timão, Homero Oppi foi um dos homenageados na calçada da fama do Pacaembu

Arquivo Pessoal

As placas de concreto castigadas pelo tempo exibem nomes ilegíveis, além da maioria delas terem sido arrancadas. Entre os homenageados, estão pessoas como Ralph Zumbano, pioneiro do boxe brasileiro, e seu sobrinho Éder Jofre, que marcaram a calçada com as mãos. No local também foram registradas as assinaturas de atletas olímpicos do vôlei e do atletismo, além de jogadores e técnicos de futebol.

Ainda de acordo com a reportagem, a secretaria de esportes da prefeitura de São Paulo afirmou não ter nenhum projeto de revitalização do local e que não há registros relacionados a calçada na fama na pasta. "O projeto “Calçada da Fama do Pacaembu” [...] fica em uma área que corresponde à Prefeitura Regional da Sé", disse em nota - confira abaixo.

Consternado, Ricardo Oppi lamentou. "Já estou desde 2010 tentando falar com todo mundo, mas até hoje não consegui nem chegar perto de algo concreto", comentou. "Sinceramente, não sei se algum dia vão fazer alguma coisa para mudar a situação”, finalizou.

Uma empresa privada chegou a anunciar uma revitalização a calçada da fama do estádio do Pacaembu em 2015, incluindo nela pegadas de grandes personalidades do futebol como Pelé e Rivellino. Contudo, o projeto não saiu do papel.

Confira a nota da secretaria de esportes de São Paulo na íntegra

Não foi encontrado nenhum registro na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) que indique alguma relação dessa pasta ou mesmo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho com o projeto "Calçada da Fama do Pacaembu", que fica em uma área que corresponde à Prefeitura Regional da Sé. As datas das assinaturas remetem à década de 1970.

A única forma de homenagear grandes ícones esportivos que pertence à Secretaria Municipal de Esportes é o Bosque da Fama, em parceria com a Phanathlon Club. Localizado no Parque das Bicicletas, o Bosque da Fama é um espaço que preserva a memória de nomes importantes do esporte paulista ao mesmo tempo em que integra a conscientização ecológica. As árvores plantadas, nativas da fauna brasileira, passam a mensagem de preservação dessas espécies.

Todo ano, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, junto com a Phanathlon Club, convida os atletas para participarem da cerimônia do plantio. Em 2016, foram três os homenageados: Jatobá, campeão sul-americano de seleções com a Seleção Brasileira de Basquete sobre Rodas; Rivellino, campeão mundial com a Seleção Brasileira de Futebol; e Simone, medalhista de ouro parapan-americana com a Seleção Brasileira de Goalball.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • Maycon deixa o campo após sentir joelho e volta a ser preocupação no Corinthians

    Maycon deixa o campo após sentir joelho e volta a ser preocupação no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    Com falhas de Cássio, Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    ver detalhes
  • Arena das Dunas receberá pela primeira vez um jogo do Corinthians

    Corinthians pode 'completar' estádios da Copa do Mundo após sorteio; entenda

    ver detalhes
  • Elinho em jogo entre Corinthians x União Corinthians pelo NBB 2023/2024

    Corinthians recebe Paulistano no primeiro jogo das oitavas de final do NBB; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians foi derrotado pelo Juventude, nesta quarta-feira, por 2 a 0

    Meias se salvam, e Cássio fica com a pior nota do Corinthians após derrota no Brasileirão; confira

    ver detalhes
  • Cássio saindo de campo após derrota do Corinthians

    Falhas de Cássio e dupla de meias: Fiel repercute derrota do Corinthians para o Juventude

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: