Venha fazer parte da KTO
x

Frente Nacional dos Torcedores lança campanha 'Fora Marin'

1.8 mil visualizações 9 comentários Reportar erro

Sem a presença do deputado federal Romário (PSB-RJ), aguardado no ato, foi lançada hoje na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, a campanha "Fora, Marin". O evento, que contou com a presença de cerca de 40 pessoas, foi organizado pela Frente Nacional dos Torcedores, composto pela sociedade civil, com o apoio da ABI.

Para o presidente da Frente Nacional dos Torcedores, João Hermínio Marques, que acredita em uma mobilização popular como se viu com o "Fora Teixeira!", não basta trocar o nome de quem comanda, mas é preciso trocar o sistema de toda a organização do esporte no Brasil.

Para o presidente da Frente Nacional dos Torcedores, João Hermínio Marques, que acredita em uma mobilização popular como se viu com o "Fora Teixeira!", não basta trocar o nome de quem comanda, mas trocar o sistema de toda a organização do esporte no Brasil.

"Queremos que a memória seja resgatada, e não podemos deixar que o que aconteceu durante a ditadura militar seja apagado. Mais do que isso, a gente não quer que a organização da Copa fique nas mãos de um cara anti-democrático, que defendeu a ditadura. Somos contrários a este atual sistema da CBF e da organização do esporte nacional. Também defendemos a regulação esportiva para que o esporte seja praticado e organizado pela iniciativa privada, mas que respeite os trâmites legais e os interesses públicos e sociais".

Além de Romário, também eram aguardados na ABI Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, e o ex-jogador Afonsinho, mas ambos não compareceram. Ainda havia a expectativa da presença do ex-diretor de seleções da CBF Andrés Sanchez, que pleiteia se candidatar ao cargo de presidente da entidade. Ele também não apareceu.

Ivo Herzog, no entanto, enviou um vídeo para manifestar seu apoio à causa e afirmou que, se Marin deixar a CBF, o futebol brasileiro ganhará em dignidade.

Já o deputado federal Chico Alencar compareceu à ABI e ressaltou que a qualidade da gestão da CBF influencia na qualidade técnica da seleção brasileira, que vem obtendo maus resultados.

“As gestões dos clubes têm deixado a desejar e estão sendo aliadas dessa gestão corrupta, o que está influenciando no futebol dentro de campo. Quando além dessas mazelas do futebol brasileiro, a serem enfrentadas com coragem, vemos na gestão um homem que representa as ideias de um regime autoritário, de censura, não podemos assistir passivamente. A glória de sediar uma Copa do Mundo está enevoada por uma presidência sem qualificação. Então, ainda que a CBF seja uma entidade privada , é função de todos defender o que é cultura brasileira e pedir uma gestão transparente”, afirmou o deputado.

Chico Alencar defendeu a ideia do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), que chegou a declarar no mês passado que o governo deve interferir na indicação dos mandatários da CBF: “O futebol, ainda que gerido por clubes particulares e tendo a CBF como empresa privada, é algo que faz parte da cultura nacional. Os espetáculos ocorrem em estádios muitas vezes construídos com dinheiro público e depois repassados à iniciativa privada, são algo que afeta nosso dia a dia, estão dentro alma dos brasileiros, então o governo deve sim se pronunciar, evitar a omissão, e se posicionar em prol dos interesses públicos”.

Representante da ABI durante o ato, o jornalista Mário Augusto Jakobskind ressaltou que “os jornalistas do Brasil não podem aceitar um homem que pode ser considerado um dos responsáveis pela morte de Vladimir Herzog” e lembrou a importância do Rio de Janeiro se manifestar contra Marin.

Também presente na ABI, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) reiterou as falas de Alencar e Jakobskind e afirmou não querer à frente da CBF “as piores lembranças do nosso passado”. Em passagem rápida pelo evento, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) afirmou que Marin representa a escola política de Teixeira e Havelange.

O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) foi convidado para o ato já que é autor da PEC 202/2012, que determina a regulamentação do esporte brasileiro, uma das reivindicações da Frente Nacional dos Torcedores.

"Essa PEC coloca claramente que os princípios que vão reger o esporte serão os princípios da democracia, transparência, moralidade, humanismo e justiça", afirmou o deputado.

Fonte: Jornal do Brasil

Veja Mais:

  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes
  • Arena das Dunas receberá pela primeira vez um jogo do Corinthians

    Corinthians pode 'completar' estádios da Copa do Mundo após sorteio; entenda

    ver detalhes
  • Yuri Alberto e Mano Menezes conversando após o atacante ter sido xingado pelo treinador

    Ex-treinador do Corinthians mostra arrependimento por polêmica com Yuri Alberto

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Alisson

    Ranking: 1790º

    Alisson 1161 comentários

    @alisson em

    Eles estão certos não basta só sair o marin, tem que mudar todo o sistema é o cara certo pra isso é o Andrés

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de paulo

    Ranking: 6620º

    Paulo 294 comentários

    9º. @correa em

    Além de pedir a saída dessa coja a frente da CBF deveria também pedir a saída da sede do rio de janeior e ir para brasilia, para o futebol ficar mais sério. Mais competitivo, e sem ajuda a clubes que estão a beira da falencia, que vive mamanda nas tetas da CBF

  • Foto do perfil de David

    Ranking: 110º

    David 8285 comentários

    8º. @huracan em

    Fora muttley (medalha, medalha) ladrão de medalhas, imagine o que não faz longe das cameras de TV, fooooooooooooooraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 897º

    João 2009 comentários

    7º. @barretos em

    Até que enfim estão fazendo alguma coisa pra tirar esse ranço do futebol! Um sujeito que alimentou a tortura durante a ditadura, conforme a TV cultura, não pode em hipótese alguma ocupar um posto de comando do futebol
    brasileiro! Isso é uma vergonha!

  • Foto do perfil de Cirio

    Ranking: 2224º

    Cirio 955 comentários

    6º. @tibas em

    Acho que quem deveria gerir a seleção brasileira, era o Ministério dos Esportes, mas como não somos dirigidos por pessoas serias. Nem ligo mais pra essa confusão toda, podem reparar esses dirigentes mamam durante anos, quando estão para fazer a curva derradeira na vida, eles renunciam e nada acontece, cansei nem perco mais tempo com essa corja.

  • Foto do perfil de Guerrilheiro

    Ranking: 396º

    Guerrilheiro 3791 comentários

    5º. @1977semprefiel em

    100% de meu APOIO, vou me inteirar e COMPARTILHAR em todas redes, se preciso for levo a todas as organizadas do Brasil seja por face, e-mail telefone, mas a CBF precisa mudar e mudar muito, o Brasil precisa de uma LIGA e não o modelo atual.
    E ladrão de medalhas tem mais é que se F#der junto com o porquinho da federação paulista.