Venha fazer parte da KTO
x
Inspiração zero, arbitragem e Globo
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Inspiração zero, arbitragem e Globo

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

9.7 mil visualizações 84 comentários Comunicar erro

Inspiração zero, arbitragem e Globo

Giovanni Augusto: uma substituição inócua

Foto: Agência Corinthians

1) Seguiu-se o roteiro tradicional. O Corinthians foi à Argentina e mais uma vez não conseguiu vencer o time da casa. Já foram 10 duelos de mata-mata, com sete eliminações e nenhuma vitória contra os anfitriões.

2) Mais uma vez, o futebol não apareceu. Especialmente no primeiro tempo, disputou-se um renhido MMA no meio de campo, com farta distribuição de bicudas, caneladas, empurrões e trombadas.

3) O Racing, como previsto, jogou com o regulamento debaixo do braço, aventurando-se no ataque com máxima cautela. Atuou a maior parte do tempo com uma trinca de zagueiros, protegida por uma parede de cinco meio-campistas, aqui e ali congestionada também por Lisandro López e Triverio.

4) O time argentino poderia ter poupado o goleiro Gómez e ter escalado em seu lugar um cone, considerada a espetacular inoperância do ataque corinthiano.

5) Sem criatividade e valores individuais, a esquadra comandada por Carille arrebentou-se em um jogo truncado de meia cancha e praticamente não levou perigo à meta adversária. A melhor chance talvez tenha sido a falta (mal) cobrada por Jadson.

6) Marquinhos Gabriel seguiu sua sina. Depois de um bom jogo, contra o Vasco, recolheu-se à prática convencional do futebol burocrático.

7) Rodriguinho, que ainda não retornou da Seleção Brasileira, entrou no lugar do sonolento Jadson. Não parou minutos em campo e foi expulso, com razão, pelo árbitro uruguaio. Ali, matou as pretensões do Corinthians. Está devendo, e muito. E cobre-se de razão quem questiona sua titularidade.

8) É triste que o Corinthians, depois de tantos malogros em canchas argentinas, ainda não tenha amadurecido para compreender a particular natureza do desafio. Eles vão catimbar, fingir, provocar e, quase sempre, vão contar com uma arbitragem favorável. No caso de profissionais e de uma comissão técnica bem paga, há limite para a ingenuidade.

9) É igualmente espantoso que a direção corinthiana não tenha preparado os atletas para a postura arrogante e frequentemente parcial do árbitro uruguaio Leodan González. Este ano mesmo, ele não expulsou Rodrigo Aguirre, do Nacional uruguaio, em um lance também típico das artes marciais. O atleta, em seguida, empatou o jogo contra o Peñarol. Dias depois, ele inventou a expulsão de Carlitos Benavídez, do Defensor Sporting, em partida contra o Liverpool. Há inúmeros registros de "equívocos" do árbitro, como na contestada vitória do Peñarol contra o River Plate uruguaio, por 1 a 0, em 2012. O River teve um gol legítimo anulado e um pênalti claríssimo ignorado.

10) O Corinthians não fez por merecer a vitória, mas é certo que a arbitragem foi implacável com os brasileiros e complacente com os argentinos. Lisandro López bateu, empurrou e provocou sob o olhar condescendente do árbitro. Romero foi atingido, sim, e seu agressor merecia punição exemplar, o que não ocorreu. Pillud também mandou o cotovelo em Gabriel, sem receber a devida admoestação.

11) A Rede Globo, esta mesma que demonizou Jô, da fanfarronice do Fantástico ao jornalismo de ficção de Fátima Bernardes, brigou com as imagens e não percebeu nada disso, mergulhada que está em seu vergonhoso padrão de indignação seletiva.

Veja mais em: Copa Sul-Americana.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 1458º

    Douglas 1386 comentários

    @douglas.sabino1 em

    A globo a cada dia mais me enoja. Ridícula.

  • Foto do perfil de Tiago

    Ranking: 1253º

    Tiago 1576 comentários

    @tiholiveira em

    Até hoje eu não entendo essas expulsões, é sempre a mesma coisa, uma "inocência" do bem pago jogador de futebol, o Carille com certeza conversou com ele, passando orientações e confiando que ele mudaria o jogo, e fez, contra a própria equipe, assim como tantos outros fizeram na história, tá na hora do Corinthians começar a ter saco roxo em jogos decisivos na América do Sul, muitas eliminações, um absurdo de eliminações em oitavas de final de competições sul-americanas, o Racing jogou o jogo inteiro sem alterar sua tática, os jogadores brasileiros sempre cometem erros táticos, não são obedientes, se tornam quando vão jogar na Europa, veja o Barcelona-EQU, um time horrível que se esforça absurdamente taticamente, e vence jogos, times brasileiros em algum momento do jogo vão abrir a porteira e relaxar, como de costume, assim como no segundo tempo do jogo contra o Racing na Arena Corinthians, enfim, mais uma dolorosa eliminação.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 838º

    Thiago 2119 comentários

    68º. @thithi11 em

    Jogou muito mal! Não deu um chute ao gol! O goleiro do Racing não fez uma defesa! O Rodriguinho foi péssimo! O time não tem jogado nada é o Carille foi muito mal, também! Faltou experiência e o banco que ele levou não tinha opções para mudar o jogo! Nota zero para todos! Ao continuar desse jeito, o campeonato brasileiro que era uma baba, vai ser um sofrimento daqueles!

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 838º

    Thiago 2119 comentários

    67º. @thithi11 em

    O Carille errou feio em sua estratégia de se defender sendo que o time precisava da Vitória. Tinha que ir pra cima desde o começo do jogo não no final pra ir no desespero. Os argentinos mesmo jogando em casa não precisavam atacar, só o Carille que não percebeu isso.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22946 comentários

    66º. @ramon.felipe1 em

    Eu nem assisto mais nada dessa emissora.

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    65º. @ciro.hey em

    Temos que fazer uma campanha para Globo mudar essa equipe de transmissão

  • Foto do perfil de Edson

    Ranking: 3903º

    Edson 547 comentários

    64º. @edsonrodrigues em

    O elenco está pilhado faz algum tempo. Salários. Independente da violência o time do Racing é muito fraco e com um ambiente mais favorável ganharíamos esse jogo, aliás já os teríamos eliminado na primeira. Quanto à globo, só assiste quem é bobo.