Venha fazer parte da KTO
x
O Corinthians contra times da América Central
Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

O Corinthians contra times da América Central

5.3 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

O Corinthians contra times da América Central

Em pé: Augusto, Ari Clemente, Cássio, Amaro, Oreco, Manoelzinho, Aldo, Osmar, Eduardo e Silva. Agachados: Marcos e Lima

Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

O Wagner Santos, de Itanhaém (SP), pergunta sobre os adversários da América Central que o Corinthians já enfrentou.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar esclarecendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao Corinthians, como essa.

A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado online.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

O Corinthians já enfrentou times da América Central?
Wagner Santos
Itanhaém, SP
(@wagnersantos)

O Corinthians já visitou seis países da América Central, em cinco excursões diferentes.
Na primeira delas, em 1963, foi à cidade do Panamá, onde, no dia 30 de janeiro, goleou a Seleção Panamenha por 7 a 0.

Quase três anos depois, em 1º de maio de 1966, jogando em San Salvador, a capital de El Salvador, o Timão goleou novamente: 6 a 0 na Universidad local.

Jogos do Corinthians na América Central, somente 15 anos depois, em 1981. No dia 26 de novembro, vitória por 1 a 0 sobre o Comunicaciones, na Guatemala. No dia 29, também na Guatemala, um empate (0 a 0) com o Aurora. Fechando aquela excursão, no dia 2 de dezembro, uma goleada por 6 a 0 na Seleção de Curaçao.

No ano seguinte, 1982, o Corinthians voltou à América Central para mais dois amistosos: goleada por 8 a 2 sobre a Seleção de Trinidad & Tobago, em Porto f Spain, no dia 3 de setembro, e empate por 0 a 0 com o Subt, em Curaçao, no dia 5. Nos 8 a 2 em cima de Trinidad, uma curiosidade: por absoluto desconhecimento das regras do futebol, o árbitro permitiu que Wagner e Biro-Biro voltassem para o campo mesmo depois de terem sido substituídos.

Em sua última passagem pela América Central, em 10 de junho de 1984, o Timão finalmente perdeu sua invencibilidade, para o Santos, da Jamaica, por 1 a 0.
Em 15 de janeiro de 1998, jogando dessa vez no Brasil, em Serra Negra (SP), o Corinthians goleou por 4 a 0 a Seleção da Jamaica, que se preparava para disputar a Copa do Mundo na França.

No total, são nove jogos do Corinthians contra times da América Central, com seis vitórias, dois empates e uma derrota, 33 gols marcados contra apenas quatro sofridos.

Veja mais em: Jogos Históricos e História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Vinícius

    Vinícius 184 comentários

    @viniciusmartins em

    Poxa, Celso! Sou teu fã! Mas tenho te acompanhado no Bate Bola da ESPN, não estou te entendo muito... Tá ficando igual aos comentaristas (corintianos) de outras emissoras, jogando contra. É algo pedido pela direção da emissora? Não foi crítica, apenas um desabafo de um fã mesmo... Abraços

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 6869º

    Paulo 281 comentários

    22º. @voyeur.corinthiano em

    Antigamente os times brasileiros faziam essas excursões jogando pelo mundo afora, pena que hoje em dia os clubes não fazem mais isso, mesmo porque o futebol e o mundo mudaram, mas é bem legal esse histórico de jogos amistosos contra times e seleções do mundo inteiro.

  • Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 229º

    Francisco 5240 comentários

    21º. @francisco.marcondes em

    é muito bom saber deste histórico do clube, sem dúvida, afinal é o Timão mundo afora, mas convenhamos... Cada seleção hein? Kkkkkkkkk!

  • Foto do perfil de Jorge Luiz

    Ranking: 930º

    Jorge 1965 comentários

    20º. @jorge.luiz.inacio em

    Por aí se vê como eram as coisas. EM um mercado não globalizado onde os jogadores craques e bons permaneciam no Brasil por seus clubes, mostra a força de nosso futebol.

    Imagine nossos craques que estão fora hoje se jogassem por aqui como: Marquinhos, Willian, Paulinho, Renato Augusto e tantos outros que estão fora e isso para citar apenas do Timão.

  • Foto do perfil de Roberto

    Ranking: 3291º

    Roberto 653 comentários

    19º. @farina1977 em

    Esse rapaz, Unzelte, é corinthiano mesmo?
    Não parece. Mesmo!

  • Foto do perfil de Vinícius

    Vinícius 184 comentários

    18º. @viniciusmartins em

    Poxa, Celso! Sou teu fã! Mas tenho te acompanhado no Bate Bola da ESPN, não estou te entendo muito... Tá ficando igual aos comentaristas (corintianos) de outras emissoras, jogando contra. É algo pedido pela direção da emissora? Não foi crítica, apenas um desabafo de um fã mesmo... Abraços