Venha fazer parte da KTO
x
Flavio Prado e o jornalismo de deturpação
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Flavio Prado e o jornalismo de deturpação

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

12 mil visualizações 153 comentários Comunicar erro

Flavio Prado e o jornalismo de deturpação

Flavio Prado: distorcendo a história de forma irresponsável

Foto: Reprodução: canal do Youtube da Jovem Pan Esportes

Flavio Prado não gosta do Corinthians e adora detratar a torcida corinthiana. É um direito dele. Como jornalista, no entanto, imagina-se que tenha como obrigação pautar-se pela verdade, narrando os fatos de modo correto e isento.

Em abril deste ano, criou em delírio uma versão falsa da justa conquista corinthiana, em 1977. Foi pela rádio Jovem Pan, a mesma que hospeda Fernando Sampaio, profissional que irresponsavelmente incitou a violência contra atletas corinthianos, quando da mais recente partida entre São Paulo e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Vociferando, enraivecido, Prado afirmou que o título conquistado por Palhinha, Wladimir, Zé Maria e Basílio era nada mais que uma obra da Ditadura Militar. Nesta quarta-feira, retomou suas teses conspiratórias, em desrespeito aos veteranos atletas de Ponte Preta e Corinthians.

A história mostra que jamais houve qualquer predileção daquele regime pelo clube de Parque São Jorge. Desde que foi instaurado, em 1964, até 1977, o Corinthians não conquistou nenhum título de expressão.

Se a ideia era adular a massa corinthiana, os militares podiam ter intercedido em favor da equipe mosqueteira, por exemplo, em 1967, 1969, 1972, 1974 e 1976, quando esteve perto de sagrar-se campeão.

Prado não conhece a história do Brasil ou a adultera em favor de suas teses. Afirma na TV e no rádio que a Ditadura estaria assustada com o resultado de uma eleição realizada, segundo ele, "meses antes" da disputa contra a Ponte Preta.

Refere-se à derrota de Carvalho Pinto, da Arena (partido ligado ao governo da época), para Orestes Quércia, do então MDB, na disputa para o Senado.

Na verdade, o tal pleito ocorreu anos antes, mais precisamente em novembro de 1974! Além disso, não seriam realizadas eleições em 1977, mas no fim do ano seguinte.

Há outro fato histórico que mereceria estudo de Flavio Prado. Em abril de 1977, seis meses antes da decisão, o governo militar já havia tomado suas precauções para manter o controle do parlamento federal.

O governo Geisel criara, por exemplo, os chamados senadores biônicos (escolhidos sem consulta popular), impôs restrições à propaganda política e manteve no modelo indireto a escolha dos governadores, prevista para 1978.

Além disso, exatamente no dia anterior à terceira partida, o presidente Geisel havia sufocado uma tentativa de golpe (dentro do golpe), tentada pelo general linha dura Silvio Frota. Estava, portanto, fortalecido e contava com o apoio do alto comando das forças armadas.

Outra tese sustentada pelo jornalista é aquela que aponta uma enorme superioridade da equipe campineira sobre a esquadra de Parque São Jorge.

Vale uma análise honesta e detalhada. No primeiro turno, o Corinthians fez 26 pontos; a Ponte Preta, 23 pontos. No segundo turno, ambas as equipes somaram 29 pontos. O Corinthians foi às semifinais na definição dos critérios técnicos. Derrotou o São Paulo por 2 a 1. Na decisão, bateu o Palmeiras por 1 a 0. Somem-se aí mais quatro pontos.

Assim, sagrou-se campeão da Taça Governador do Estado de São Paulo.

Na terceira fase, oito equipes foram divididas em duas chaves. A Ponte Preta venceu a sua, com 12 pontos. O Corinthians terminou no topo da outra, com 9 pontos.

O Timão chegou à final, portanto, com 68 pontos, contra 64 da Ponte Preta. Na decisão, duas vitórias corinthianas e uma do adversário.

Em nenhum momento, até hoje, qualquer jogador da Ponte Preta afirmou tem "afinado" em razão de supostas pressões do militares. Pelo contrário, valorizaram a conquista da equipe de Parque São Jorge.

Vale ainda lembrar que antes da correta expulsão de Rui Rei, na terceira partida, o Corinthians realizava boa partida e já havia levado perigo à meta de Carlos em mais de uma ocasião.

Que sejam valorizadas as campanhas das duas equipes alvinegras. E que seus craques sejam respeitados pelos profissionais de imprensa. Jornalismo é ofício de gente moralmente grande, responsável e capaz de honrar a tarefa de informar.

Veja mais em: História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Marcelo
    Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 3033º

    Marcelo 710 comentários

    @p.e.p.e em

    Vagabundo, canalha, p u t a do Neymar que não assume ser são paulino e fica fingindo de torcedor da Ponte...ta na hora do Corinthians reagir, aliás passou da hora de banir esses irresponsáveis da arena e do CT

  • Wagner
    Foto do perfil de Wagner

    Ranking: 2814º

    Wagner 766 comentários

    @wagner.coutinho2 em

    Até tempos atrás, não via a hora de começar o Mesa Redonda, mais infelizmente não acompanho, devido ao clubismo por parte dos apresentadores e comentaristas.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Wilson Inacio DaSilva
    Foto do perfil de Wilson Inacio DaSilva

    Wilson 1 comentário

    153º. @wilson-inacio-dasilv em

    A Jovem Pan é a rádio mais anti corinthiana que existe, está impossível de ouvir essa rádio ou assistir os vídeos. Flávio Prado e Mauro César sempre atacam a instituição Corinthians e a Fiel torcida, essa rádio não merece o nosso apoio

  • Luiz
    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 486º

    Luiz 3313 comentários

    152º. @luiz.bertolini em

    Filho de ex jogador do sp, se diz torcedor da ponte preta, é apenas mais um ANTI, ACÉFALO, INFELIZ

  • RUBENS
    Foto do perfil de RUBENS

    Rubens 200 comentários

    151º. @ensares em

    O Corinthians e salvação de muitos jornalista e repórter quando estão em baixa fala mau do Timão e ai pronto volta para mídia novamente.
    Vamos deixar estes jornalista e repórter no lugar dele, em baixa na mídia que eles vão ter que procurar outra maneira de aparecer.

  • vera
    Foto do perfil de vera

    Ranking: 33ª

    Vera 1299 comentários

    150º. @veraciolac em

    Esse sujeito Flávio Prado é insuportável eu assisti o Gazeta Esportiva onde ele desvalorizou a conquista do Corinthians dizendo ainda que o Presidente Vicente Matheus comprou o Juiz. A Diretoria do Corinthians deveria enviar comunicado à Gazeta Esportiva exigindo que esse sujeito se retrate pelas INVERDADES ditas no programa. O Celso Cardoso do programa é imparcial. Mas esse sujeito odeia o Corinthians. Aliás percebo que ele é um recalcado.

  • deva
    Foto do perfil de deva

    Ranking: 724º

    Deva 2397 comentários

    149º. @nego77 em

    Esse flavio é um lixo que a maioria nem conhece e quando morrer não será lembrado por ninguém