Venha fazer parte da KTO
x
A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

6.4 mil visualizações 97 comentários Comunicar erro

A preocupante mensagem da pontuação do segundo turno

1) A tabela de classificação do segundo turno expõe com nitidez a realidade. Fosse o campeonato em turno único, a esquadra mosqueteira estaria lutando para garantir sua permanência na Série A.

2) No primeiro turno, a mesma equipe alcançou 47 de 57 pontos possíveis, estabelecendo notável aproveitamento de 82%.

3) Naqueles 19 jogos, marcou 32 gols (média de 1,6 gol por partida) e tomou apenas 9 (média de 0,4 por partida), estabelecendo um saldo de 23 tentos.

4) No segundo turno, o aproveitamento da equipe de Carille é de apenas 33,3% dos pontos disputados. São 12 pontos em 36 possíveis.

5) Sofre, na média, um gol por jogo. Marca apenas 0,6 gol por embate. Por isso, tem um saldo negativo de 4 gols. Detalhe: o Corinthians tem o pior ataque da competição no segundo turno.

6) Quatro dos gols tomados surgiram de lances de escanteio (Atlético Goianiense, Coritiba e dois do Botafogo). Dois outros nasceram de cruzamentos do setor direito da defesa para o esquerdo, contra Cruzeiro e Ponte Preta. Em ambos, o lateral Guilherme Arana não logra impedir as conclusões.

7) No fim do primeiro turno, a vantagem sobre o rival Palmeiras era de 15 pontos (47 a 32). Neste momento é de apenas 6 pontos, mas pode cair a três, caso a equipe palestrina vença o Cruzeiro, no jogo da segunda-feira, último da rodada 31.

8) No segundo turno, o aproveitamento do Palmeiras é de 58%, em 11 jogos.

9) Três das equipes na zona do rebaixamento (Avaí, Vitória e Atlético Goianiense) têm melhor aproveitamento que o Corinthians no segundo turno.

10) Segundo o site de estatísticas Infobola, do professor Tristão Garcia, as chances de título do Corinthians, que já foram superiores a 80%, caíram a 65%. As chances do rival alviverde se elevaram a 25%, sem contar o resultado do jogo contra o Cruzeiro.

11) Caso vença Cruzeiro e Corinthians, em seus dois próximos compromissos, a equipe rival alcançaria a liderança da competição.

12) Portanto, o jogo de domingo, em Itaquera, pela rodada 32, reveste-se de fundamental importância para as aspirações alvinegras na competição. Trata-se efetivamente de uma decisão. Depois, serão mais seis compromissos para cada equipe.

13) Lição: o Corinthians precisa efetuar correções urgentes e melhorar seu desempenho nas sete rodadas restantes. Ainda que o time tenha suas limitações, fica difícil encontrar justificativa para desempenho tão desastroso nesta fase decisiva do campeonato. Depende desse último esforço a conquista do tão sonhado hepta nacional.

14) Sem fax. O campeonato brasileiro, oficialmente estabelecido como torneio nacional em 1971, não tem ainda um heptacampeão.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Maria

    Ranking: 20ª

    Maria 1813 comentários

    @timaoparasempre em

    O que está acontecendo? Ninguém desaprende jogar de uma hora para outro. Muito estranha essa queda do time. Deve estar acontecendo algo que ignoramos.

  • Foto do perfil de Alan

    Ranking: 49º

    Alan 16563 comentários

    @alan.da.silva2 em

    Guardíola do Paraguai disse que tá tudo Bem não tem Panela tamo perdendo no detalhe não tem nenhum jogador fazendo corpo mole exceto Jadson Churrasqueiro, Guilherme mãozinha e Fagner

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 22º

    Carlos 26271 comentários

    63º. @carlao.67 em

    Venho apontando a tempos está triste realidade e muitos colegas do site achavam exagero meu... E agora?

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 838º

    Thiago 2119 comentários

    62º. @thithi11 em

    Ainda não está perdido! Mas, será um inferno! O time precisa jogar no mesmo molde do paulista! Jogadores precisam correr como se não houvesse amanhã. Palmeiras, neste ano, sempre foi favorito... Deu no que deu... Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 488º

    Luiz 3313 comentários

    61º. @luiz.bertolini em

    Caro amigo, a mensagem é bem clara, o time deixou de jogar bem, simples assim

  • Foto do perfil de Jorge

    Ranking: 3287º

    Jorge 654 comentários

    60º. @jsluis em

    Parece um pesadelo esse segundo turno. Para se ter uma ideia, se o Corinthians estivesse com o mesmo desempenho do Botafogo no segundo turno (63%), já teria CAÍDO MUITO de produção em relação ao primeiro turno (82%), mas mesmo assim, e mesmo com a recuperação do palmares, poderíamos SER CAMPEÕES no domingo, com SEIS rodadas de antecedência! Aí seria a hora para o churrasco...
    Para mim, é surreal que um grupo de jogadores profissionais possam conseguir ser diametralmente opostos a si mesmos do primeiro para o segundo turno. E o técnico também, pois simplesmente não tem coragem de mexer na escalação em um sentido óbvio, e mesmo depois de vários jogos!
    Sinceramente, independente do que acontecer hoje no último jogo da rodada, e independente do restante do campeonato, ganhar o jogo domingo é, no mínimo, obrigação desse elenco, questão de HONRA, HOMBRIDADE, o que nós Corinthianos costumamos chamar de HONRAR O MANTO.

  • Foto do perfil de Tiê

    Tiê 4 comentários

    59º. @tieclaro em

    Acho que o que eu mais gosto é quando acaba um jogo que foi 66x0 para o Ibis sobre o Corinthians, e o Carille manda "não, mas foi bem. É que não entrou a bola. Mas os jogadores pelo menos jogaram a vida. Tá tudo sob controle." Dá pra ver, tá tudo correndo normalmente. Os jogadores ganham um salário mínimo por mês. Normal que joguem tão bem assim.

    Tem esquema por trás disso, alguém tá ganhando dinheiro com a queda do Corinthians.