Venha fazer parte da KTO
x
Novas informações aumentam o número de gols de Neco e Amílcar
Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Novas informações aumentam o número de gols de Neco e Amílcar

2.8 mil visualizações 8 comentários Comunicar erro

Novas informações aumentam o número de gols de Neco e Amílcar

Neco (à esquerda) e Amílcar (à direita): os dois primeiros ídolos corinthianos passam, agora, a ter gols a mais

Foto: Arquivo Celso Unzelte

O pesquisador Celso Franco de Oliveira Filho, de Bragança Paulista (SP), descobriu novas informações sobre o primeiro jogo entre Corinthians e Guarani, disputado em 1915, e mandou-as para o Almanaque do Timão. Com isso, Neco e Amílcar, os dois primeiro ídolos da história corinthiana, passam a ter mais gols.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar esclarecendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao Corinthians, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado online.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE
Oi, Celso, boa noite. Tudo bem? Em recente pesquisa, consegui os dados que faltavam referentes ao primeiro jogo entre Guarani e Corinthians.
Um forte abraço,
Celso Franco
Bragança Paulista, SP

Celso Franco de Oliveira Filho é historiador do Guarani e autor do livro A Rota das Bandeiras - A História do Futebol no Interior de São Paulo. Graças a essa pesquisa que ele enviou ao Almanaque do Timão, passa ser possível saber:

  • os nomes dos árbitros do jogo Guarani 2 x Corinthians 5, o primeiro entre os dois clubes, um amistoso disputado em Campinas há mais de 102 anos, no dia 19 de setembro de 1915. Jonas da Silva apitou no primeiro tempo e Manuel Duarte no segundo. Duarte apitou também a preliminar, vencida pelo segundo quadro do Corinthians contra o segundo do Guarani por 2 a 0.
  • o primeiro tempo terminou 2 a 2, com gols de Romeu, para o Guarani, aos 15, Neco, de pênalti, para o Corinthians (conforme já constava no Almanaque do Timão), aos 19, Neco novamente aos 29 e Carlinhos, para o Guarani, aos 40 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Peres, Amílcar e Neco construíram o placar de 5 a 2 para o Corinthians.

Com isso, Neco e Amílcar, que aparecem nas fotos acima e foram os dois primeiros ídolos corinthianos, passam a ter gols a mais. Neco, o quarto maior artilheiro da história do clube, salta de 234 marcados para 236, e Amílcar, de 89 para 90. Esses novos dados já estão contabilizados no aplicativo Almanaque do Timão, que pode ser baixado gratuitamente em seu smartphone.

Veja mais em: História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?