Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians conquistava seu terceiro título no Campeonato Brasileiro há 18 anos

1.6 mil visualizações 23 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians foi tricampeão nacional no dia 22 de dezembro de 1999

Corinthians foi tricampeão nacional no dia 22 de dezembro de 1999

Evelson de Freitas/Folha Imagem

Heptacampeão nacional em 2017, o Corinthians comemora o aniversário de mais um grande título de sua história nesta sexta-feira. Há 18 anos, no dia 22 de dezembro de 1999, o Timão encarava o Atlético-MG na terceira final do Campeonato Brasileiro daquele ano. A equipe só precisou “cozinhar o galo” em um empate de 0 a 0 para garantir a sua terceira taça na competição nacional.

Vindo embalado pela conquista de 1998, o Corinthians entrou em campo com a vantagem de um empate devido aos resultados anteriores. Na primeira final, em Belo Horizonte, o Atlético conseguiu sair na frente com um 3 a 2. Porém, no segundo jogo da decisão, em São Paulo, o Timão levou a vitória por 2 a 0, com dois gols de Luizão.

O Corinthians só precisava de um empate para deixar a terceira e decisiva partida com o tricampeonato Brasileiro. Comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, durante a sua primeira passagem pelo clube, o Timão foi a campo com a seguinte escalação: Dida; Índio, Márcio Costa, João Carlos e Kleber; Gilmar (Edu), Rincón, Vampeta (Marcos Senna) e Ricardinho; Edílson e Marcelinho (Dinei).

Leia também:
Alessandro fala sobre Scarpa, Tréllez e Capixaba e destaca retorno de zagueiro ao Corinthians
Arquirrival desiste, e Corinthians pode ganhar força na busca por Gustavo Scarpa
Depois de Marciel, Corinthians avança por segundo empréstimo à Ponte Preta

O jogo, contudo, ficou marcado por uma confusão extra-campo. Como a data da partida marcava a antevéspera do Natal, o prefeito de São Paulo da época, Celso Pitta, não queria que o jogo fosse disputado a tarde, horário que já estava agendado, para a cidade não sofrer com um grande congestionamento. A indecisão em relação ao horário se estendeu até a manhã do duelo, que seguindo a vontade do prefeito, foi disputada a noite.

Já com a bola rolando, o Corinthians tomou todas as iniciativas do jogo, aparecendo ofensivamente desde o apito inicial. Porém, sentindo falta do atacante Luizão, que havia sido expulso na partida anterior, a equipe alvinegra não abriu o placar. O Atlético-MG atacou poucas vezes, mas com grande perigo, principalmente quando a bola encontrava Guilherme, artilheiro do campeonato.

As equipes atacavam, mas continuavam perdendo gols. No final da partida, embaixo de uma forte chuva, a equipe mineira tentou de qualquer maneira encontrar o gol, mas não evitou o empate por 0 a 0. Com a vantagem de partidas anteriores, o resultado deu ao Corinthians a terceira taça no Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra voltaria a ser campeã nacional em outras quatro temporadas: 2005, 2011, 2015 e 2017.

Veja mais em: Títulos do Corinthians, História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Atualmente, o Corinthians Feminino conta com times Sub-20, 17, 15 e 13

    Base do Corinthians Feminino usa CT de outro clube em SP; veja detalhes

    ver detalhes
  • Romero foi bastante elogiado pelo técnico António Oliveira

    Romero cativa técnico no Corinthians e recebe elogios pela capacidade de adaptação

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians tem jogo com mais cartões desde 'chilique histórico' de Gobbi no Equador

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: