Venha fazer parte da KTO
x

Uma ligação inesperada o tirou da Copinha. Agora, ele quer agarrar chance no Corinthians de Carille

38 mil visualizações 86 comentários Reportar erro

Filipe em ação no primeiro treino do Timão nos EUA, nessa segunda-feira

Filipe em ação no primeiro treino do Timão nos EUA, nessa segunda-feira

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Dos 32 jogadores que compõem a delegação do Corinthians que está em Orlando, nos Estados Unidos, um estaria no Brasil e concentrado na Copa São Paulo de Futebol Júnior se não fosse a ligação que recebeu no dia 1º de janeiro de 2018. Com ela, a seguinte instrução: largar o Sub-20 do Timão às vésperas da estreia na Copinha e se apresentar ao elenco profissional de Fábio Carille.

Em entrevista concedida ao Meu Timão, Filipe, goleiro de 19 anos recém-promovido – ainda que não em definitivo – das categorias de base do Corinthians, descreveu como recebeu tal chamado mesmo depois de participar de toda a preparação do time Sub-20 para a Copa São Paulo. Chamado esse que sequer passava em sua mente até a ficha cair.

Foi inesperado, algo que nem eu nem minha família esperávamos agora. A gente estava trabalhando bastante e focado na Copinha, e no dia 1º eu recebi a ligação do André (Dias), que é supervisor, e me pegou muito de surpresa. Não só a mim, mas toda a minha família e meu empresário: eu ia compor o grupo na pré-temporada. Fiquei surpreso, foi uma surpresa para mim, mas ao mesmo tempo senti muita alegria, não só eu como todos os meus familiares”, recorda Filipe.

Campeão da Copinha-2017 como titular, além de vice em 2016, o jovem goleiro tem compartilhado experiências com Cássio e Caique França, arqueiros remanescentes do heptacampeonato brasileiro. Mais do que isso, passou a ser lapidado pelo preparador Mauri Lima, a quem Carille destina o preparo físico e técnico dos goleiros.

“É uma experiência nova, ainda mais trabalhar com goleiro de Seleção Brasileira que é o Cássio. O Caique também, jogou partidas importantíssimas no Brasileiro e está me ajudando bastante junto com o Mauri. Ainda não tive muito contato com o Walter por conta da lesão, mas sei que é um cara que pode agregar muito à minha carreira agora e mais lá na frente também”, sentencia o ex-camisa 1 dos juniores.

Goleiro ouve instruções de Mauri Lima, preparador de goleiros do clube

Goleiro ouve instruções de Mauri Lima, preparador de goleiros do clube

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Filipe nasceu no Rio de Janeiro e, como contou o Meu Timão há alguns anos, atuou nas divisões de base do Fluminense antes de ser contratado pelo Corinthians no início de 2015, mesma temporada em que foi campeão mundial Sub-17 pelo clube, se tornando logo conhecido entre os torcedores alvinegros.

Ao longo do Brasileirão-2017, com Cássio a serviço da Seleção Brasileira e Walter lesionado, Carille convocou Filipe para treinos e jogos da equipe principal. Ele foi relacionado pela primeira vez para a partida contra o Avaí a ser disputada na Arena Corinthians, pela 34ª rodada.

Dessa vez, contudo, a situação é diferente. Ciente da oportunidade que tem em mãos, o goleiro sabe que precisa mostrar serviço e, assim, se firmar de vez entre os profissionais do Timão.

“Se Deus quiser, ficar lá direto (no elenco principal), poder fazer parte, estar ali no dia a dia... Graças a Deus pude estar ali na reta final do Brasileiro, estive junto com eles, mas agora não quero estar só no final. Quero fazer a temporada inteira e, se for possível, manter isso”, avisa o hoje terceiro goleiro corinthiano.

Presente e futuro: Cássio e Filipe se cumprimentam no vestiário da Arena

Presente e futuro: Cássio e Filipe se cumprimentam no vestiário da Arena

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com Filipe no banco de reservas, o Corinthians entra em campo pela primeira vez no ano nesta quarta-feira, contra o atual líder do Campeonato Holandês, o PSV Eindhoven, no Orlando City Stadium, às 22h (de Brasília), pela primeira rodada da Florida Cup.

“É uma preparação muito boa. Um começo de temporada, todo mundo voltando agora, mas é importante, importante para ver o time, importante para ver o grupo também. E, querendo ou não, ser campeão também. Quem joga no Corinthians tem de pensar em ganhar tudo.

Veja outras declarações de Filipe ao Meu Timão

Diferença entre Sub-20 e profissional
De trabalho, tem um pouco de diferença, sim, para a base. Mas não muita coisa, porque nós trabalhamos há muito tempo com o Leandro (Idalino, preparador de goleiros do Sub-20), que nos ensinou muita coisa também porque trabalhou no profissional do Audax. Mas o trabalho do Mauri é muito bom, muito bom e sei que tenho muito a crescer com ele ali.

Relacionamento com Fábio Carille
É uma relação muito boa. Já deu pra ver que é um trabalho muito bom, não foi à toa que ele ganhou Paulista, não foi à toa que ganhou Brasileiro, que terminou como um dos melhores treinadores do Brasil, se não o melhor. A relação é muito boa, ele fala comigo, me ajuda... É uma relação muito boa de trabalho.

Torcida pelo Timão na Copinha
Lógico, sem dúvidas! Até falei com o Leandro no dia seguinte (à estreia), disse: ‘Cara, parecia que estava ali dentro!’. Você vê o Diego (goleiro do Timãozinho) e, ainda mais eu que participei de toda a preparação para a Copinha, joguei o último amistoso... Não tem como não viver isso com eles. Minha torcida está totalmente ali, de corpo e alma, e se Deus quiser seremos campeões de mais um ano.

11º título da Copinha: sonho possível?
Acho que não tem como não falar de Corinthians e não falar de títulos, não tem como você falar de Corinthians e falar que ele não vai estar lá (na final). Muitos falam, mas creio na qualidade dos meus companheiros. Já deu pra mostrar o cartão de visitas na estreia, já tirou um pouco da ansiedade e agora é só evoluir cada vez mais e, se Deus quiser, todos vão levantar o caneco lá no Pacaembu.

Possibilidade de ganhar minutos contra PSV e Rangers
Eu já estou sendo abençoado de fazer parte do grupo. Tenho 19 anos, é difícil. Eu procuro fazer meu papel no dia a dia. Sei que Deus tem tudo planejado já para a minha vida. Tenho que trabalhar e fazer meu melhor.

Recado aos amigos do Sub-20
Queria deixar um recado pro pessoal da Copinha. Que mesmo longe eu estou junto, estou na torcida, acompanhando, vibrando. Até disputando bola se fosse possível! Desejo energias positivas pra eles, quero estar junto ali, como jogador e como torcedor. Se Deus quiser nós vamos estar nos sagrando campeões de mais uma Copinha.

No Pacaembu, Filipe ergue taça da Copinha-2017

No Pacaembu, Filipe ergue taça da Copinha-2017

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Veja mais em: Base do Corinthians, Florida Cup, Copinha, Fábio Carille e Elenco do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: