Venha fazer parte da KTO
x

Em documentário, Elza Soares relata peso da Fiel e de ex-técnico no 'corinthianismo' de Garrincha

7.0 mil visualizações 54 comentários Reportar erro

Um dos maiores da história do futebol, Garrincha jogou no Corinthians em 1966

Um dos maiores da história do futebol, Garrincha jogou no Corinthians em 1966

Ídolo do futebol brasileiro. Bicampeão mundial pela Seleção quando o país somava justa e somente dois títulos de Copas. Currículo magistral e até então solo de 13 anos por outra equipe de ponta do país. Difícil imaginar que um jogador com esse perfil se transferiria ao Corinthians numa época de seca de títulos no Parque São Jorge. E mais do que isso: se tornaria "mais um do bando de loucos" - bem antes de Ronaldo Fenômeno "lançar a moda".

Essa é a síntese da contratação de Garrincha, de saída do Botafogo, pelo Corinthians para a temporada de 1966. E a história de 52 anos atrás se tornou documentário, o "Garrincha do Timão", que será exibido na televisão pela primeira vez, na noite desta quarta-feira, às 21h, na ESPN. Trata-se de uma co-produção entre a emissora e a Canal Azul. A obra foi dirigida e roteirizada pelos jornalistas Helvidio Mattos e Rafael Valente.

Em entrevista concedida ao Meu Timão, Valente contou detalhes do documentário, que "nasceu" lá em 2016, durante as pesquisas do próprio jornalista para a produção de uma reportagem especial dos 50 anos da passagem de Garrincha pelo Corinthians.

Boa parte das entrevistas foram gravadas em junho e julho daquele ano. O que era para ser um documentário de 24 minutos mais que dobrou de tamanho e se tornou uma película de 52 minutos, adiando a exibição para 2017. No fim das contas, em meio ao apertado calendário esportivo de eventos e datas marcantes, a ESPN o lançou neste início de 2018.

Questionado sobre qual foi a entrevista mais marcante, Valente não titubeou e se lembrou das conversas travadas com a cantora Elza Soares, que iniciou relacionamento amoroso com Garrincha em 1964 e foi casada com o ex-ponta-direita entre 1968 e 1982.

Elza Soares já era corinthiana antes mesmo de Garrincha ir ao Timão

Elza Soares já era corinthiana antes mesmo de Garrincha ir ao Timão

"Tivemos uma dificuldade de encontrar pessoas que viveram aquele período e se lembravam. Muitos dos personagens já tinham entre 25 e 30 anos na época e portanto estavam envelhecidos já. Mas superamos esse obstáculo e encontramos muita gente, torcedores da época inclusive", se recordou, antes de falar sobre Elza Soares:

"Da Elza com certeza foi marcante, porque ela é a voz do Garrincha hoje. Não imaginávamos o quanto ela era identificada com o Corinthians. A Elza falou que já era corinthiana e ficou ainda mais corinthiana quando ele veio jogar aqui. E ele ficou corinthiano também. A torcida abraçou muito ele, deu a ele o que ele precisava, carinho, sentimento de acolhimento. O próprio Oswaldo Brandão apadrinhou ele, ia jantar quase todos os dias na casa dele e da Elza, pegava no pé pra entrar em forma", contou Valente.

A passagem de Garrincha pelo Corinthians, que originou o apelido Timão e assim inspirou o nome do documentário de Valente e Mattos, não foi lá das mais vitoriosas, vale recordar. Ele deixou o clube 16 anos antes de falecer por cirrose hepática, sem conseguir reerguer a carreira e também sem tirar o Timão da fila de títulos que já se alongava desde 1954. E quem disse que isso é motivo para o casamento não se tornar filme?

"A história do Garrincha tem um desfecho triste, morte com álcool. E a história dele no Corinthians é mais triste ainda, não deu certo. Queríamos que não fosse um documentário melancólico. E tem muita coisa boa dessa passagem do Garrincha pelo Corinthians. É uma história de esperança, nos baseamos por isso", resumiu Valente.

O documentário já está disponível no WatcESPN, plataforma de streaming e conteúdo on demand dos canais ESPN.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, História do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Wesley deve voltar a ser titular do Corinthians na noite desta terça-feira, contra o Argentino Juniors

    Corinthians recusa proposta de clube inglês por atacante Wesley; saiba valor

    ver detalhes
  • Neo Química Arena será palco de mais um jogo do Corinthians neste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão; sócios do clube compraram ingresso antes dos demais membros adimplentes do Fiel Torcedor

    Corinthians dá prioridade a sócios do clube, que compram até cinco ingressos antes dos demais

    ver detalhes
  • Rubão e Augusto Melo já estão em conflito há algumas semanas no Corinthians

    Corinthians aguarda volta ao Brasil para bater martelo sobre Rubão; presidente já tomou nova decisão

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes
  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 34º

    Ricardo 21068 comentários

    @ricardo.pereira.de.m em

    Tantos craques se dizem frustados por não terem jogado pelo TIMÃO, garrincha teve a honra!

  • Foto do perfil de SAF

    Ranking: 619º

    Saf 2746 comentários

    @ccelli Apoiador em

    A Copa de 62 está na conta do Garrincha, pois Pele se machucou logo nà primeira partida. Garrincha e Amarildo ganharam essa Copa. Quanto a sua passagem pelo Timão, ele sofreu o pênalti contra o Santos na final do Rio-SP, mas Flávio desperdiçou. Jogo acabou empatado e ambos sagraram-se Campeões. Sem dúvida foi um dois maiores craques do futebol mundial.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 1222º

    Pedro 1607 comentários

    54º. @pedro.botan em

    A estréia de Garrincha foi contra o São Paulo no Pacaembu, um domingo, estava lá.

  • Foto do perfil de JAIRO

    Ranking: 1117º

    Jairo 1724 comentários

    53º. @mial.89 em

    Grande Garrincha...

  • Foto do perfil de Clauber

    Ranking: 395º

    Clauber 3802 comentários

    52º. @clauber.cardoso em

    Muito triste saber que alguns craques passaram pelo Timão e não ganharam um título pelo menos

  • Foto do perfil de Fabiano

    Ranking: 1627º

    Fabiano 1263 comentários

    51º. @fabiano.lima7 em

    O garrincha apesar de ter visto apenas por vídeos, sou fã inconstestavel de seu futebol, sou daqueles que acham um drible mais bonito que um gol e se for os dois juntos maravilhoso, porque se pegarmos apenas números de gols o tulio maravilha seria um dos maiores de todos os tempos e não to questionando seu talento até porque o vi jogar no nosso Timão e foi na minha opnião um grande goleador. Mas pra mim o garrincha foi o maior de todos os tempos seus dribles eram algo indescritiveis e não podemos deixar de mencionar de que liderou o bi-mundial (todos falam que pele foi tricampeão mas não mencionam que jogou apenas o primeiro jogo daquela copa), e o fato de jogar no Timão me tornou ainda mais fã de seus dribles pena que veio aqui já no fim de sua gloriosa ou seria abreviada carreira não fosse o alcool, e menciono aqui outro grande jogador de carreira curta e dribles sensacionais o dener esse quase veio para o nosso Timão

  • Foto do perfil de Wagner

    Ranking: 3º

    Wagner 85724 comentários

    50º. @wagnho em

    Mais um dos vários craques que vestiram o nosso manto.