Venha fazer parte da KTO
x

Promotor defende que Pacaembu vire universidade desportiva

830 visualizações 5 comentários Reportar erro

SÃO PAULO, SP, 11 de junho (Folhapress) - Diante da nova proposta da Prefeitura de São Paulo de conceder o Pacaembu à iniciativa privada, o Ministério Público Estadual defende que o estádio municipal vire uma universidade desportiva pública. "Esse seria o melhor destino do Pacaembu, a menina dos olhos do Ministério Público", disse o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, de Habitação e Urbanismo.
"Existe ali um conjunto poliesportivo com piscina e quadra de tênis perfeitamente adequado para isso e o campo de futebol poderia abrigar uma pista de atletismo", completou.
Ontem o secretário municipal de Esporte, Celso Jatene (PTB), anunciou que vai abrir uma licitação no início do segundo semestre para fazer a concessão do estádio à iniciativa privada por até 30 anos.
A prefeitura calcula que a empresa vencedora terá de investir cerca de R$ 350 milhões para transformar o estádio municipal, inaugurado em 1940, em uma moderna arena multiuso para receber eventos como UFC e shows.
Segundo a prefeitura, o Pacaembu é deficitário. Em 2012, o deficit foi de R$ 1 milhão.
Jatene disse que vai procurar o Ministério Público e a associação de moradores Viva Pacaembu para propor um acordo que viabilize a realização de shows no estádio.
Desde 2004, uma decisão judicial obtida pela Viva Pacaembu impede a realização de eventos não esportivos no Pacaembu. Além disso, o estádio é tombado pelo patrimônio e não pode sofrer alterações em sua fachada.
O promotor disse que também está preocupado com o futuro do Pacaembu a partir de 2014, quando Corinthians e Palmeiras, clubes que alugam o estádio municipal, tiverem concluído suas arenas. Mas afirma que ainda não foi procurado pela prefeitura para discutir a proposta.
"Tenho todo o interesse em ajudar a encontrar uma solução para o Pacaembu não se transforme num elefante branco nas costas da cidade", disse Lopes.
"Estamos abertos a ouvir ideias e discutir alternativas, mas considerando que existem questões judiciais que restringem o uso do estádio", completou. Segundo ele, é preciso discutir pontos como emissão de ruídos, acessibilidade e frequência de eventos no local.
"Uma coisa é ponto de honra. Não admito a utilização do Pacaembu para eventos religiosos, seja de umbanda, católico, pentecostal, o que for", disse o promotor.

Fonte: Diário de Guarapuava

Veja Mais:

  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Arena das Dunas receberá pela primeira vez um jogo do Corinthians

    Corinthians pode 'completar' estádios da Copa do Mundo após sorteio; entenda

    ver detalhes
  • Yuri Alberto e Mano Menezes conversando após o atacante ter sido xingado pelo treinador

    Ex-treinador do Corinthians mostra arrependimento por polêmica com Yuri Alberto

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito voltou a atuar pelo Corinthians após mais de um mês

    Atacante do Corinthians volta a atuar em meio a expectativa por fim da janela de transferências

    ver detalhes
  • Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    Com falhas de Cássio, Corinthians perde para o Juventude em jogo fora de casa no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Carlão

    Ranking: 231º

    Carlão 5214 comentários

    @carlaosccp em

    Essa ideia de universidade me parece muito boa.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Carlão

    Ranking: 231º

    Carlão 5214 comentários

    5º. @carlaosccp em

    Essa ideia de universidade me parece muito boa.

  • Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 6622º

    Gustavo 294 comentários

    4º. @gustavo1907 em

    Se realmente esta ideia do Parquet sair do papel (Uni. Desportiva), deveria ter uma disciplina exclusiva chamada "Corinthians" em todos os cursos, por tudo que o Todo Poderoso fez e faz pelo Pacaembu!

  • Foto do perfil de Edgard

    Edgard 95 comentários

    3º. @degar em

    Meu Deus existe vida inteligente em Sampa, parabéns promotor Mauricio A.R.Lopes, o Pacaembu é muito grande para cair nas mãos da iniciativa privada, sem ter um controle do governo. Deve sim ser usado como uma Universidade do desporto. Procurem a iniciativa privada para apoiar essa ideia, não para trasformar o Pacaembu em uma casa de espetáculos. Tornem o Pacaembu uma incubadora de atletas, usem de maneira inteligente o dinheiro da iniciativa privada mas com o controle total do governo da cidade de São Paulo, formação de atletas dos mais variados esportes. Façam do Pacaembu um orgulho Nacional não só um orgulho de São Paulo. Me empolguei, falei de mais, VAIIIII PACAAAAAAAA!

  • Foto do perfil de Athus

    Ranking: 1323º

    Athus 1501 comentários

    2º. @athus.henrique em

    Porque não uma iniciativa de futebol e campeonatos esportivos universitários? Uma oportunidade a mais para formar ótimos atletas no país...