Venha fazer parte da KTO
x

Guia do Brasileirão-2018: escalação base, favoritos e mais sobre o Corinthians na busca pelo octa

14 mil visualizações 59 comentários Reportar erro

Corinthians de Carille e Cássio inicia neste domingo caminhada rumo ao octa do Brasileirão

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O Campeonato Brasileiro de 2018 começa neste fim de semana! E o Meu Timão preparou um guia do Brasileirão para os internautas ficarem por dentro de tudo o que deve rolar relacionado ao Corinthians na competição mais tradicional de futebol do país. O mais importante: atual campeão, o clube do Parque São Jorge vai em busca de sua oitava taça!

Veja o Saudações especial Guia do Brasileirão

Reedição do jogo do hepta

A estreia do Corinthians no Brasileirão-2018 está marcada para as 16h deste domingo, na Arena, em Itaquera. Por ser casa do atual campeão, o estádio em Itaquera recebe também a festa de abertura da competição. Mais de 22 mil ingressos foram vendidos antecipadamente conforme anunciado pelo Timão em parcial divulgada na noite de quinta-feira.

O adversário do Corinthians na primeira rodada do Brasileirão é o Fluminense. Trata-se, portanto, de uma reedição do jogo do título do heptacampeonato de 2017, quando o Timão recebeu os tricolores cariocas em Itaquera e venceu de virada por 3 a 1.

Jô marcou dois gols contra o Fluminense diante uma Arena lotada de corintihanos

marcou dois gols contra o Fluminense na noite da conquista do hepta

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

"Nosso primeiro objetivo é fazer um bom jogo em casa contra o Fluminense, aí viramos um pouco a chave, vai para a Libertadores, em jogo difícil fora de casa", disse Fagner, se referindo ao embate da próxima quarta, na Argentina, contra o Independiente. "Depois vem dois jogos fora pelo Brasileiro. Então a gente sabe como é difícil, você jogar fora de casa, dentro. Você tem que pontuar sempre. Então o objetivo tem que ser cada partida", finalizou.

Escalação base

Em princípio, pouca coisa muda no Corinthians em relação à equipe que o torcedor se acostumou a ver na vitoriosa campanha do Campeonato Paulista. Em treinamento realizado na última quinta-feira, Carille esboçou pela primeira vez o time que pretende mandar a campo no jogo de estreia no Brasileirão, no esquema 4-2-4: Cássio: Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf, Renê Júnior; Ángel Romero, Rodriguinho, Mateus Vital e Clayson.

Os destaques, em relação à equipe que venceu o Palmeiras na finalíssima estadual domingo passado, são as voltas de Clayson, que estava suspenso, e Renê Júnior, devidamente recuperado de lesão. Em contra-partida, saem da formação titular: Jadson, por opção técnica, e Maycon, que está negociado ao Shakhtar Donetsk como revelado pelo próprio treinador.

"Quem escala é o Carille. Eu só tenho que trabalhar e jogar (...) São todos qualificados, quem entrar a gente sabe que dá conta do recado. A gente fica feliz pelo momento de todos, dando força. Quem ganha com isso é o Corinthians. Não tem vaidade, posso falar sem dúvida nenhuma. Passei pela lesão e agora é fazer um grande trabalho", pontuou Renê Júnior.

Favoritos ao título

Além do Corinthians, não apenas atual campeão nacional como também bicampeão paulista, outras equipes iniciam o Brasileirão com status de candidatas ao título. Por conta do alto investimento financeiros na montagem de seus elencos, Palmeiras e Flamengo têm de ser citados como concorrentes - ambos acabaram em segundo e sexto lugares na edição de 2017. Talvez acima dos "riquinhos do pedaço", no entanto, estejam dois times que vêm levantando canecos nos últimos meses: Cruzeiro, campeão mineiro, e Grêmio, campeão gaúcho e também da Libertadores e da Recopa Sul-Americana.

Corinthians e Grêmio travaram grandes duelos no Brasileirão-2017

Corinthians e Grêmio travaram grandes duelos no Brasileirão-2017

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

"O Corinthians é o time a ser batido. Somos os atuais campeões, o time que querem bater. Vamos fazer um trabalho para conseguir mais um campeonato, mas acho que temos que ter a mentalidade que tivemos no último campeonato. Pensar jogo a jogo, não pensar no que vai acontecer daqui a dez, nove rodadas ou pensar em um clássico", analisou Cássio.

"Acho que o Corinthians entra forte, como entra em todas as competições, entra para brigar por título, mas não como favorito. Tem muitas equipes aí que estão muito bem e vai ser um campeonato muito difícil", ponderou Clayson.

Candidatos a craque e a revelação

Tomando por base o que foi apresentado pelo plantel corinthiano na última edição do Campeonato Paulista, despontam como candidatos a craque do Timão no Brasileirão o goleiro Cássio e o meia Rodriguinho, protagonistas não apenas na finalíssima contra o Palmeiras como também ao longo de todo o Estadual. São nomes a também serem observados nesse quesito: o zagueiro Balbuena e o lateral-direito Fagner.

Já no que diz respeito a possíveis revelações, é claro que o elenco do Corinthians está recheado de jovens promissores. São os casos de Pedrinho e Mateus Vital, por exemplo. Ambos, porém, já deram suas credenciais em outras oportunidades. Assim, para fazer valer a alcunha de revelação, quem mais gera expectativa na Fiel é o centroavante Matheus Matias, contratado em fevereiro do ABC-RN como maior artilheiro do Brasil na época.

Matheus Matias será preparado para estrear pelo Corinthians no Brasileirão

Matheus Matias é preparado para estrear pelo Corinthians no Brasileirão

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Maiores campeões

O Corinthians entra num Brasileirão pela primeira vez na história isolado como maior campeão. Com a conquista de 2017, agora o Timão soma sete taças desde que a competição passou a ser disputada como Campeonato Brasileiro, lá em 1971. Seguindo esse critério, aparecem na sequência, com seis troféus cada, São Paulo e Flamengo.

Chama atenção no caso do Corinthians o fato de os títulos serem recentes. Depois que Neto & cia. abriram a porteira, em 1990, o Timão faturou o campeonato em 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017. Ou seja: após passar 20 anos em vão tentando levantar seu primeiro caneco de Brasileirão, foram conquistados logo sete nos últimos 28 anos.

Papa títulos

No atual elenco do Corinthians, os jogadores com mais títulos conquistados são Danilo e Cássio, que levantaram o oitavo troféu no último domingo, ao bater o Palmeiras na final do Paulistão. O Brasileirão-2018, assim, é uma oportunidade de igualarem as nove conquistas do goleiro Júlio César e se tornarem os maiores campeões da história do Timão. Ralf e Emerson Sheik, vale citar, aparecem logo em seguida na relação, com sete taças cada um.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Títulos do Corinthians, Fábio Carille, Escalação do Corinthians, Matheus Matias, Rodriguinho, Cássio, Danilo e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: