Timão ironiza própria campanha feminista após Dérbi, é criticado por corinthianos e exclui tweet
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Por Vinícius Souza, na Arena Corinthians
O perfil oficial do Corinthians no Twitter “escorregou” em um post após a vitória da equipe por 1 a 0 sobre o Palmeiras, neste domingo, na Arena Corinthians. O clube usou uma entrevista de Leila Pereira, conselheira palmeirense e dona da empresa de crédito pessoal Crefisa, para ironizar o rival. O resultado? Uma enxurrada de críticas de torcedores de outros times e também do Corinthians.
A conta corinthiana, ao compartilhar a matéria produzida pelo jornal Lance!, usou duas hashtags: “RespeitaAsMinas” e “SemMiMiMi”, ironizando a própria campanha impulsionada pelo clube na semana do Dia da Mulher, celebrado em 8 de março.
Com objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate ao assédio sexual e à violência contra a mulher, o Corinthians se juntou de forma inédita ao coletivo feminista "Não é Não" e adotou assim a campanha #RespeitaAsMinas antes da partida diante do Mirassol, pelo Campeonato Paulista.
A “brincadeira”, contudo, não foi bem aceita por corinthianos e corinthianas no Twitter. Diversos deles expressaram sua indignação com o post provocativo e pediram para que a mensagem fosse excluída da rede social.
Por volta das 21h30, o tweet foi apagado do perfil.
Posicionamento
Mais tarde, em nota oficial divulgada à imprensa, a equipe de comunicação do Corinthians pediu desculpas pela publicação:
O Sport Club Corinthians Paulista retirou do ar o tweet que utilizou a #RespeitaAsMinas devido a interpretação negativa que parte de sua torcida e de vários dos coletivos feministas com os quais se relacionou para construir a campanha. Em nenhum momento o objetivo da postagem foi ofender ou diminuir a importância da luta pela igualdade entre homens e mulheres em qualquer contexto. Em respeito ao lugar de fala das mulheres que se manifestaram, o clube pede desculpas aqueles e aquelas que tenham se ofendido e reitera seu compromisso com essa luta que é de todos.
Veja os tweets
Apaga isso, que coisa ridícula. Sou corinthiana e não admito esse tipo de desrespeito. Misoginia do caralho. Se é pra respeitar, que respeite todas. Estagiário imbecil.
— Paulistinha (@AltMelissa) May 13, 2018
Zoado pra caralho usar a campanha do #RespeitaAsMinas que é séria pra avacalhar com a Leila. Dá pra aloprar sem misturar as coisas nem descredenciar a campanha. Melhora aí estagiário, pq essa foi ruim viu.
— Nayara Perone (@corinthiana) May 13, 2018
Vai estampar na camisa do time feminino o machismo também ou era só hipocrisia quando convém?
— Alice rainha (@hatersnadinha) May 13, 2018
Que hipocrisia é essa? Faz uma campanha para respeitar as mulheres e usa os mesmos dizeres para fazer zueira com o adversário?
— Tempos sombrios (@LucianeFss) May 13, 2018
Mas afinal de contas... O que a campanha #RespeitaAsMinas tem a ver com a diretora do Palmeiras? EU SOU CORINTHIANA, QUE FIQUE CLARO. Mas alguém aí pode me explicar?
— andreia (@andreialismo) May 13, 2018
#idiotas!! sem mimimi.
— Poliana Oliveira (@PolisOliveira) May 13, 2018
Fazem uma campanha maravilhosa e depois vem com essa merda??? Era só marketing mesmo, ridículo!!!
sou corinthiana, mas sou mulher acima de tudo e exijo respeito. Apaga isso, respeita as torcedoras seus inconsequentes, amadores. Mulher também torce!!!!!
— clara (@claravalencio_) May 13, 2018