Venha fazer parte da KTO
x

Dos títulos à supremacia em Dérbis: relembre a trajetória de Fábio Carille no Corinthians

1.6 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Carille deixa Corinthians com três títulos conquistados

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Por meio de nota oficial, publicada nesta terça-feira, o Corinthians confirmou a saída de Fábio
Carille do clube. Após pouco mais de um ano comandando a equipe alvinegra, o treinador aceitou a proposta do Al-Wehda, da Arábia Saudita. O time árabe já tinha confirmado a chegada do brasileiro em seu Twitter oficial.

Técnico efetivo desde 22 de dezembro de 2016, Carille deixa o Corinthians com excelentes números. Ao todo, comandou o Timão em 114 partidas, com 59 vitórias, 32 empates e 23 derrotas - aproveitamento de 61%.

Mais do que o retrospecto, ficam na memória dos alvinegros os títulos do Paulistão, em 2017 e 2018, e do Brasileirão, em 2017. Para se ter uma noção, Carille disputou cinco torneios completos como treinador corinthiano - só perdeu a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

Mesmo mais de um ano depois, a trajetória de Carille pode ser contada com frase dita pelo treinador em sua apresentação oficial.

Relembre a promessa do treinador na primeira coletiva

"O torcedor pode esperar uma equipe organizada e com muita entrega..."

Logo em sua primeira competição, o Paulistão 2017, Carille fez valer seu discurso. Ciente de que precisava de resultados, retomou a solidez defensiva alvinegra e aos poucos soltou o time para conquistar o título. Mais do que a organização, o time também cumpriu a promessa de entrega.

Contra o Palmeiras, no primeiro Dérbi da temporada, suportou grande parte do embate com um a menos e viu Jô, já nos minutos finais, marcar o gol da vitória. A partida foi vista por todos como a grande virada para o que estava por vir naquele ano.

Apoiado na organização, com linhas compactas e muito próximas (como ele prometeu), o Timão fez primeiro turno histórico no Brasileirão. Na segunda parte, quando parecia faltar fôlego, a raça apareceu mais uma vez para consolidar o hepta histórico.

"Eu quero viver esses dias intensamente, vestir a camisa do clube..."

Por mais importante que seja uma partida ou um caneco, nada se iguala ao Dérbi para a torcida do Corinthians. E justamente contra o Palmeiras, Carille e seus comandados pareciam vestir com ainda mais vontade o manto corinthiano.

Em pouco mais de um ano, o treinador instaurou uma supremacia alvinegra no embate contra o maior rival. Dos sete Dérbis que viveu como técnico, Carille venceu seis e saiu derrotado em apenas um. Nos confrontos, foram 10 gols marcados por sua equipe e apenas três sofridos.

A excelente sequência nos clássicos garantiu ao Timão a 126ª vitória contra o Palmeiras, empatando o histórico geral entre as equipes - o clube alviverde diverge da estatística.

O retrospecto nos outros clássicos também é bom: contra o Santos, tem duas vitórias, um empate e uma derrota; já contra o São Paulo, acumula quatro triunfos, quatro empates e uma única derrota.

"Sempre falei que o momento certo chegaria..."

Auxiliar do Corinthians por oito anos, Fábio Carille sempre demonstrou sua vontade de ser técnico, mas manteve cautela, estudando para estar pronto na hora certa. E ele estava. Em 2017, teve de reconstruir uma equipe que não teve identidade em 2016, muito graças as trocas no comando. Com cursos e mais cursos na área, provou ainda mais sua capacidade na atual temporada, conquistando mais um Paulistão.

Com as perdas de Jô e Guilherme Arana, teve de se reinventar. Depois do título brasileiro conquistado com o 4-2-3-1, entrega o Corinthians a Loss com um 4-2-4 bem implantado e desenvolvido pelas opções que tem. O novo treinador, no entanto, pode implantar suas ideias em breve, durante a pausa para a Copa do Mundo. Por pior que seja para a Fiel, talvez até a despedida de Carille tenha vindo no momento certo...

Veja mais em: Fábio Carille.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: