Venha fazer parte da KTO
x
A insistência no defensivismo ineficaz
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

A insistência no defensivismo ineficaz

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

3.9 mil visualizações 147 comentários Comunicar erro

A insistência no defensivismo ineficaz

Intensidade ofensiva: só depois de tomar o gol

Foto: Reprodução Premiere

1) Primeiramente, cabe dizer que falta ação nos bastidores. Diante do Brasil inteiro, o apitador malandro terminou a partida no desenrolar de um lance fundamental para determinar o placar final da partida.

2) Como ocorreu nas partidas contra o Atlético MG e o Internacional, o time mosqueteiro defendeu, defendeu, defendeu e, no fim, sofreu um tento que lhe valeu a derrota.

3) Sem dúvida, é preciso honrar o padrão que vigora desde 2008 no Corinthians, com defesa segura e prudência na ação ofensiva. No entanto, é necessário que se tenha uma calibrada opção de contra-ataque. Não se vê essa característica na atual esquadra alvinegra. Com Loss, aliás, a média de gols é de 0,5 por partida.

4) Em jogo recentes, o Corinthians perdeu também a compactação das linhas. Reveja os dez minutos finais da peleja contra o Flamengo. O dono da casa domina todos os rebotes entre a grande área de Walter e o círculo central.

5) Cabe a pergunta: por que sacar Pedrinho do time, se era ele a única opção dinâmica de saída de bola?

6) O fundamento do passe merece treino de correção. Depois do meio de campo, a bola parece queimar nos pés dos corinthianos. O adversário não precisa de muito esforço para retomá-la.

7) Rodriguinho, em especial, abasteceu com competência a equipe rubronegra, errando passes ou sofrendo desarmes.

8) O bom goleiro Walter precisa recuperar a boa forma, especialmente no que tange à colocação. A bola que sobrou para Vizeu deveria ter sido enviada à linha de fundo, em concessão de escanteio.

9) Convém que o Corinthians contrate urgentemente um lateral direito de ofício. A improvisação está queimando o jovem Mantuan.

10) Esse é um Corinthians que perde muito e que parece estar se acostumando com resultados adversos. Sinal amarelo aceso.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de João

    Ranking: 1875º

    João 1120 comentários

    @joao.manoel.santos.n em

    Olha... Tá na hora de separar os homens dos meninos... Roger não da... Está nitido que com um centroavante no meio o time irá render bem mais... Rodriguinho tá merecendo um banco de leve.

  • Foto do perfil de Alex

    Alex 128 comentários

    @alexfe em

    Vejo um técnico covarde: sem peito para mexer no time e modificar o esquema tático e colocar um centroavante, com medo de se expôr demais antes da parada pra copa e a tão temida renegociação que o Andrés prometeu. Porém, isso vêm custando muitos jogos e se ele continuar, talvez o emprego dele.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jorjão

    Ranking: 3093º

    Jorjão 697 comentários

    108º. @flyyz em

    Sinal amarelo aceso? Vermelho meu caro e desde o jogo do Atlético mineiro...o resto é uma mistura de mal planejamento e autoritarismo do nosso presidente...alem desse papinho de dna do Corinthians tá muito chato, não somos barcelona...poderiamos ser até mais, mas com esses urubus na direção sobra isso mesmo, os kazin e Roger da vida...mas é historico já, de tempos em tempos arrumam essas carniças, só lembrar de finazzi, gralak, baré, defederico...mas antes era um ou outro, agora estão comprando a baciada...malditos empresarios.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22955 comentários

    107º. @ramon.felipe1 em

    Tá osso e não é de hoje.

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 165º

    Leandro 6301 comentários

    106º. @leandro.newsted em

    Tá na hora de mudar. O padrão estabelecido em 2008 nos trouxe muitas conquistas, mas não dá pra manter isso pra sempre. Principalmente com tantas perdas na comissão técnica ao longo dos anos. O Carille aprendeu com o Mano e deu sequência com o Tite no trabalho do sistema defensivo. Quando assumiu o cargo de técnico obviamente manteve isso. Agora, não temos mais Mano, Tite e nem Carille, não adianta só recuar todo mundo. Precisamos mudar a forma de jogar urgentemente. Talvez o Dorival Júnior fosse uma boa alternativa, tá acostumado a trabalhar com jovens e é com eles que temos que contar daqui pra frente. Quem sabe finalmente consigamos fazer essa transição base-profissional com uma utilização maior dos garotos.

  • Foto do perfil de Mario

    Ranking: 96º

    Mario 9435 comentários

    105º. @mario.kio.f em

    Acho que vão colocar a batata pra assar

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    104º. @alexandre.sccp1 em

    Tá osso
    E já faz tempo