Venha fazer parte da KTO
x

Análise: Corinthians esbarra nas próprias pernas e no ímpeto da Chapecoense

7.8 mil visualizações 64 comentários Reportar erro

Por João Pedro Izzo

Após grande primeiro tempo diante da Chapecoense, com vitória parcial de 1 a 0, o Corinthians acabou saindo derrotado para o time catarinense por 2 a 1, com exibição muito fraca na etapa final. A questão é: porque o time mudou tanto (negativamente) para a etapa final? O Meu Timão explica para o torcedor alguns motivos que ajudam a entender a derrota alvinegra na Arena Condá.

Leia também:
Fagner pede Corinthians com 'cabeça no lugar' contra a Chapecoense
Time alternativo do Corinthians tem apenas 25% de aproveitamento no Brasileirão; relembre os jogos
Com esboço inicial de escalação, Corinthians faz primeiro treino antes de decisão em Chapecó

Com oito modificações na equipe titular e somente Cássio, Gabriel e Clayson considerados titulares, o Corinthians entrou em campo com: Cássio; Mantuan, Marllon, Léo Santos, Carlos; Gabriel, Araos; Marquinhos Gabriel, Mateus Vital e Clayson; Roger. Normalmente, com tantas mudanças assim, pode-se esperar uma equipe desentrosada, com pouco volume de jogo e certa desorganização, correto? No entanto, o Corinthians mostrou boas transições ofensivas, criou várias chances de gols e dominou a Chapecoense no primeiro tempo.

Primeiro tempo

m

Reprodução / Premiere

Na imagem, fica claro o desenho tático de ambas as equipes: dois 4-2-3-1. O destaque foi o posicionamento interessante de Araos e Mateus Vital: o jovem chileno como o segundo volante da equipe, com liberdade para transitar, chegando várias vezes próximo da área, com muita facilidade na criação devido à fraca marcação adversária. Mateus Vital, por sua vez, jogou mais "solto", pelo meio, encostando em Roger por muitas vezes. Costumeiramente escalado pelas pontas, o camisa 22 do Timão acertou o travessão em grande jogada no primeiro tempo, além de distribuir bem os passes e melhorar a fluidez da equipe, que chegava fácil na área da Chapecoense, fazendo o primeiro gol logo cedo, com Marquinhos Gabriel, aos cinco minutos.

Mesmo toda mexida, a zaga corinthiana demonstrou tranquilidade e passou confiança na primeira etapa. Até mesmo os jovens laterais alvinegros subiram com facilidade. Mantuan até arriscou arrancada e chute no início da partida, não sofrendo atrás. Outro ponto positivo foi o lançamento longo de Cássio, que encontrava por vezes Araos ou Mateus Vital. Com as ligações diretas buscando os meio-campistas do Timão, o Corinthians se encontrava, por várias vezes, com superioridade numérica no terço final do campo. Isso facilitou a criação, pegou a marcação adversária desprevenida e fez com que as linhas da Chapecoense 'batessem cabeça', assim, o Corinthians poderia até ter feito mais gols no primeiro tempo.

Araos encontra Clayson livre na área; chileno fez grande jogo diante da Chapecoense

Momento em que Araos encontrou Clayson livre na área; chileno fez grande jogo diante da Chapecoense

Reprodução / Premiere

Segundo tempo

Como o próprio Mateus Vital falou em entrevista pós-jogo, o maior adversário da partida deste domingo seria a concentração da equipe. De fato, a intensidade, volume e ritmo do Corinthians da primeira etapa não foram os mesmos para o segundo tempo. Se antes o alvinegro conseguia envolver a Chapecoense com lançamentos longos, por exemplo, a equipe de Chapecó freou esse tipo de jogada.

O grande trunfo do adversário foi adiantar seus jogadores no campo do Corinthians, fazendo marcação alta e pressionando, portanto, Cássio e os jogadores de defesa. Sem muitas opções, tanto zagueiros quanto o goleiro eram obrigados a 'se livrar' da bola. Desta maneira, esta não chegava com a mesma qualidade nos jogadores de ataque.

Mesmo com a melhora do adversário e instalação da Chapecoense no campo do Corinthians com muita frequência, o Timão seguia com o placar positivo até os 21 minutos. Em lance de erro de cálculo de Cássio, a Chapecoense teve falta ao seu favor e chegou ao gol de empate.

Cássio teve erro individual diante da Chapecoense

Cássio teve erro individual diante da Chapecoense

Reprodução / Premiere

O estreante treinador Guto Ferreira observou a oportunidade em atacar e lançou o time após o gol de empate. Mesmo após 30 minutos de poucos avanços ofensivos e chutes, Osmar Loss promoveu a entrada de Ralf no lugar de Marquinhos Gabriel, o que acabou prejudicando a construção do Corinthians, fazendo com que o alvinegro recuasse mais, "chamando" a Chapecoense para o seu campo.

Com dois primeiros volantes que, por característica, não avançam e pouco contribuem ofensivamente, Osmar Loss imaginou que Gabriel e Ralf pudessem frear o ímpeto da Chapecoense. Desta forma, Araos foi deslocado mais à frente e Mateus Vital chegou a atuar como ponta esquerda.

Contudo, o que se observou foi que o Corinthians perdeu completamente a capacidade de criação e não corrigiu o principal problema do segundo tempo: a falta de transição ofensiva. Sem a contribuição defensiva que Ralf pode prover, a Chapecoense se aproveitou do ímpeto e euforia após o gol marcado. É válido dizer que o camisa 15 ainda se encontra com pouco ritmo de jogo em virtude de lesão na panturrilha ocorrida no mês de julho.

m

Reprodução / Premiere

A imagem acima demonstra a dificuldade do Corinthians no segundo tempo. Mantuan avança pela direita, mas é obrigado a voltar a jogada por falta de opções. Pedrinho está distante, assim como os demais atletas de ataque. Sem as linhas próximas, não houve possibilidade de triangulação, jogada característica e tão pedida pelos recentes treinadores que obtiveram sucesso pelo Timão.

Aos derradeiros 49 minutos de jogo, cabe destacar a falta de concentração do Corinthians, fato ressaltado pelo técnico Osmar Loss após o jogo. Mateus Vital perdeu bola e, na sequência, Gabriel reclamou de possível falta sofrida. O juiz da partida, Grazianni Maciel Rocha, não apontou a infração e deu prosseguimento ao lance. O camisa 5 do Corinthians continuou reclamando, não pressionou Canteros e o meia da Chapecoense serviu Márcio Araújo, que bateu cruzado. Cássio resvalou na bola, que sobrou livre na esquerda da área. Nenhum jogador do Corinthians estava bem posicionado para o rebote e, assim, Doffo marcou ao chutar para o gol vazio.

Como apontado pelo Meu Timão, foi a quarta vez que o Corinthians cede derrota após os 40 minutos da etapa final. Além dos problemas de intensidade e leitura de jogo que o Corinthians apresentou no segundo tempo diante da Chapecoense, é preciso entender que o treinador do Timão, Osmar Loss, ainda não encontrou o tão pedido equilíbrio da equipe, fato celebrado e marcante dos times de Fábio Carille, Tite, Mano Menezes, etc.

Para esta quarta-feira, quando o Corinthians volta a enfrentar a Chapecoense, na mesma Arena Condá, agora pela Copa do Brasil, é necessário que os problemas da partida deste domingo, no Brasileirão, não aconteçam: falta de concentração e de equilíbrio. Em um mata-mata com jogo de ida e volta, tais erros não costumam ser perdoados. E o elenco do Corinthians precisa estar atento a isso.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Osmar Loss.

Veja Mais:

  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians age legalmente contra jornalista por comentários ofensivos à torcida

    Corinthians vai tomar medidas legais contra jornalista que fez comentários ofensivos à Fiel; entenda

    ver detalhes
  • Estevan, de 19 anos, está próximo de reforçar o Corinthians Sub-20

    Corinthians encaminha contratação de atacante campeão paraibano para o Sub-20

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: