Venha fazer parte da KTO
x

De Amarilla a desabafo de Fagner: Timão também foi prejudicado em torneios recentes da Conmebol

37 mil visualizações 180 comentários Reportar erro

Tite cumprimentou Amarilla em forma de protesto: "Fui cínico"

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira, o assunto entre os fãs de futebol brasileiro foi um só: os erros das arbitragens sul-americanas contra times do Brasil. O prejudicado da vez foi o Cruzeiro, que teve Dedé expulso em lance completamente normal, mesmo com o uso do VAR (árbitro de vídeo).

Com mais uma decisão revoltante, desta vez do paraguaio Eder Aquino, a internet foi tomada pela revolta dos torcedores, que lembraram de outros casos. O mais famoso deles em 2013, quando Carlos Amarilla e sua equipe de arbitragem prejudicaram o Corinthians diante do mesmo Boca Juniors, beneficiado na noite desta quarta-feira. O caso, porém, não é o único envolvendo o Timão.

Focando apenas nos últimos anos e nos casos mais recentes, pelo menos três partidas da equipe alvinegra causaram revolta na Fiel, nos dirigentes e nos jogadores do clube. No ano em que o Corinthians venceu a Libertadores, por exemplo, Mário Gobbi desabafou de forma muito pesada contra as decisões do árbitro Jose Buitrago no embate contra o Emelec.

Em um exemplo ainda mais próximo, cabe lembrar outro desabafo, dessa vez de Fagner, que alertou para as injustiças da Conmebol e pediu a união dos times brasileiros - que não foi atendida. As reclamações foram direcionadas ao árbitro do jogo contra o Racing, na Copa Sul-Americana de 2017.

Relembre os casos recentes em que o Timão foi prejudicado em torneios da Conmebol

"P... que pariu" de Tite em Guayaquil

Jogo no Equador não teve muito critério da arbitragem

Jogo no Equador não teve muito critério da arbitragem

Daniel Augusto Jr./Fotoarena

No primeiro embate das oitavas de final da Libertadores de 2012, o Corinthians empatou sem gols com o Emelec, em Guayaquil, no Equador. Apesar do resultado bom longe de seus domínios, o então presidente alvinegro, Mário Gobbi, não saiu nada satisfeito com a arbitragem e a organização da Conmebol - o time não pôde treinar no campo e teve Jorge Henrique expulso injustamente.

"Não sei que mel que a Libertadores tem. Isso aqui é um povico, uma coisa medíocre, ridícula. Foi uma arbitragem dolosa, tendenciosa, nos prejudicou abertamente. Ele operou o Corinthians aqui. Essa é a libertadores que todos falam? Você vem aqui e não deixam treinar com bola. Eles vão em São Paulo e treinam no Pacaembu. Isso é uma várzea. Nem o varzeano de Jaú é tão ruim como isso aqui. É terra sem lei", disse o mandatário.

"O Corinthians está indignado com a arbitragem que teve aqui hoje. Espero que não se repita mais isso. O que este homem, que se diz árbitro fez, é algo para o torcedor deixar de ir a campo. É uma vergonha. O grupo, a comissão e a diretoria estão revoltados", completou.

E as reclamações não pararam por aí. Tite, que viria a ser campeão do torneio meses depois, também mostrou sua indignação com o árbitro colombiano. "Eu me senti envergonhado com a arbitragem. Fiquei profissionalmente envergonhado. P... que pariu", afirmou em coletiva.

Dia escuro no Pacaembu

O árbitro paraguaio Amarilla ficou conhecido por polêmica arbitragem contra o Timão em 2013

O árbitro paraguaio Amarilla ficou conhecido por polêmica arbitragem contra o Timão em 2013

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O episódio mais dolorido e marcante de uma injustiça recente com um clube brasileiro aconteceu com o Corinthians. Pela Libertadores de 2013, Tite e seus comandados reencontraram o Boca e precisavam vencer para avançar. A tarefa, que já era difícil, ficou praticamente impossível com os erros de Carlos Amarilla e sua equipe de arbitragem.

Em 90 minutos, foram quatro erros cruciais do trio, que anulou gols legais e deixou de marcar pênaltis claros - relembre abaixo.

A exemplo do que aconteceu no ano anterior, Tite não poupou críticas ao árbitro. Desde o ocorrido, o treinador já falou muito sobre o jogo, definindo-o como um "dia escuro" e como o momento mais sujo que já vivenciou no futebol.

“Tiveram dois pênaltis, dois gols legais (que o árbitro não deu) e nós sofremos um gol que o cara (Riquelme) foi cruzar. Tem certas coisas que o futebol... Não gostaria de encontrar nunca mais o Amarilla, para o resto da minha vida. Não quero mais ver esse cara em nenhum lugar. Vai trabalhar em outro local”, disse o técnico, em entrevista à Band na época.

A atuação de Amarilla é ainda mais polêmica por áudios vazados em que Julio Grondona, ex-presidente da Associação de Futebol Argentino, influencia a Conmebol na escolha do árbitro. O paraguaio, vale lembrar, assumiu seu erro em 2015 e mandou recado aos alvinegros.

É preciso se unir

Fagner se revoltou com arbitragem diante dos argentinos

Fagner se revoltou com arbitragem diante dos argentinos

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O caso mais recente em que o Timão foi prejudicado num torneio da Conmebol aconteceu no ano passado. Ainda comandado por Carille, o Corinthians acabou eliminado da Sul-Americana após empate sem gols com o Racing, na Argentina. Chama atenção o fato da equipe ter tido dois expulsos - Rodriguinho e - enquanto os donos da casa saíram ilesos, mesmo com uma agressão a Romero.

Na saída de campo, quem demonstrou a revolta de todo o elenco foi Fagner. Mais do que questionar o árbitro uruguaio Leondan González, o lateral bateu firme na Conmebol e pediu a união dos brasileiros para mudar essa situação - fato que não aconteceu.

"Simplesmente o juiz o jogo todo apitou para eles. Falta que dava do Jô não dava do zagueiro, do atacante adversário. O jogo todo ele dando falta para eles. O cara chutou a cara do Romero e ele não deu cartão vermelho. O Rodriguinho foi em uma dividida e ele expulsou o Rodriguinho", argumentou, enfurecido, o camisa 23 do Corinthians.

"Isso é errado. O brasileiro sai do Brasil totalmente desprotegido. O futebol brasileiro tem que se unir e ir contra a Conmebol. Isso é uma vergonha! A gente vem aqui e toma tapa na cara, um monte de coisa. Somos pais de família", esbravejou.

O embate de ida entre Corinthians e Racing ainda merece um parenteses: foi o único jogo do Timão apitado por Eder Aquino, árbitro que cometeu o erro desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, diante do Boca Juniors.

Veja mais em: Libertadores da América, Erros de arbitragem e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Gisele

    Ranking: 130ª

    Gisele 393 comentários

    @ghisa.nascimento em

    Fagner avisou sobre a roubalheira e riram, não deram importância. Quando se trata de Corinthians é "bem feito", "que se exploda", etc. Quando o calo aperta "tem que ter união dos clubes", "boicotar a libertadores", etc. O certo seria os clubes se unirem e não disputar mais essa competição, mas o ego fala mais alto, é cada um por si e que o outro se ferre. Por isso a conmebol vai continuar beneficiando clubes argentinos, até porque o Boca e o Independiente têm representantes na entidade... Fica fácil!

  • Foto do perfil de Leonardo

    Leonardo 151 comentários

    @leo.s7 em

    Tite cumprimentando o amarilla foi o maior dos tapas na cara, pqp.
    2013 tínhamos um timaço que seria sim Bi da Liberta, mas por conta desse paraguaio ai, deu tudo errado.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22946 comentários

    180º. @ramon.felipe1 em

    Mais do mesmo, depois que ganhei essa porcaria nem ligo mais pra essa bosta.

  • Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 734º

    Ricardo 2396 comentários

    179º. @ricardo.augusto2 em

    Dá pra colocar o árbitro do jogo de volta contra o Colo Colo na lista também. Os chilenos fizeram cera o segundo tempo inteiro, não teve uma bronca, um cartão amarelo, goleiro deitava e rolava em campo e nenhuma atitude foi tomada, Valdívia contundiu o Pedro Henrique e nem cartão tomou, saiu tirando sarro do Corinthians, aí o Avelar vai lá e levanta o pé sem nem encostar no jogador deles e é expulso na hora...

  • Foto do perfil de Luk

    Luk 7 comentários

    178º. @luk.werneck em

    Vamos jogar pela concacaf! Todos times BR!

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 29º

    André 22233 comentários

    177º. @andre.luiz164 em

    Lixo de torneio, todo ano é a mesma coisa. Roubo, racismo, descaso com os times brasileiros.

    Se os times brasileiros realmente "tivessem juntos", tomariam vergonha na cara e se uniam para cair fora dessa porcaria de torneio.

    Mas, aqui não existe união, pois os clubes são todos cheios de dirigentes corruptos... Uma pena!

  • Foto do perfil de Timão

    Timão 19 comentários

    176º. @timao.campeao1 em

    Cara pra mim não tem essa de tmjcruzeiro. O Corinthians quando é prejudicado os outros comemoram e festejam. Podem negativar mas todos os rivais adoram ver o Timão se f#$%+. Então sem essa de tmjcruzeiro