Venha fazer parte da KTO
x

#MeuRacistaSecreto: sete casos de corinthianos vítimas de racismo nos últimos tempos

4.8 mil visualizações 55 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Em 2016, torcedores do Cerro Porteño fizeram gestos racistas na Arena Corinthians

Em 2016, torcedores do Cerro Porteño fizeram gestos racistas na Arena Corinthians

Reprodução / SporTV

Uma campanha de combate ao racismo ganhou as redes sociais nesta segunda-feira. Por meio da hashtag #MeuRacistaSecreto, milhares de internautas relataram episódios cotidianos (e geralmente velados) de discriminação racial nos quais são vítimas. Em apoio à causa, o Meu Timão reuniu recentes casos de racismo noticiados por aqui envolvendo o Corinthians.

Cabe lembrar que o próprio clube costuma realizar ações e campanhas contra a discriminação racial. Em 2014, lançou o Dia da Consciência Alvinegra, convocando a Fiel para combater o racismo. Em 2005, os jogadores do Timão disputaram uma partida na Copa do Brasil usando uniforme personalizado com os dizeres "Corinthians Sem Racismo".

Casos recentes de racismo nos quais corinthianos foram vítimas

Vagner Love

Em 2015, o centroavante Vagner Love demorou para deslanchar com a camisa do Corinthians. Nas redes sociais, o jogador era constantemente cornetado por torcedores. O que muitos não sabem é que muitas das críticas se tornavam xingamentos racistas. O Meu Timão, na ocasião, reuniu cinco comentários de internautas que o chamaram de macaco.

Elias

O volante Elias foi alvo de racismo durante um jogo válido pela Libertadores de 2015. O Timão enfrentava o Danubio, do Uruguai, quando o jogador adversário Gonzáles, dentro de campo, chamou o camisa 7 corinthiano de macaco. O atleta do Timão se revoltou no mesmo instante e pressionou o uruguaio questionando "quem é o macaco?".

Menos de um mês depois, o mesmo Elias sofreria mais uma vez xingamentos racistas, desta vez feitas por um internauta por meio das redes sociais.

Gil

Em meio à repercussão do caso de racismo contra Elias, Gil também se manifestou, depois do jogo contra o Danubio, relatando ter sido alvo dos mesmos xingamentos que seu colega de equipe. O uruguaio Gonzáles teria sido também o autor das ofensas.

No ano anterior, Gil já havia sofrido ofensas de cunho racista nas redes sociais. Na ocasião, o zagueiro se manifestou alegando que tomaria medidas judiciais contra o internauta.

Até na base...

Há racismo até nas categorias de base. O garoto Miullen, que atuava no Sub-17 do Corinthians em 2015, sofreu xingamentos discriminatórios durante uma partida contra o Figueirense válida pela Taça BH daquela temporada. A torcida organizada Gaviões da Fiel se mobilizou na época com faixas de apoio ao atacante.

'Negros assustados'

O problema praticamente crônico de racismo em competições sul-americanas vitimou o Corinthians de forma geral em 2016. Antes de enfrentar o Timão pela Libertadores daquele ano, Johan Fuentes, o capitão do Cobresal, do Chile, disse que "os negros estão bastantes assustados por causa do deserto e da altitude", se referindo aos jogadores brasileiros.

André

Na mesma Libertadores de 2016, o atacante André acabou considerado vilão pela eliminação do Corinthians para o Nacional, do Uruguai. Em meio à ira da Fiel, vários torcedores apelaram para ofensas racistas disparadas contra o jogador nas redes sociais. Na época, o Meu Timão identificou ao menos oito comentários preconceituosos.

Gestos de macaco

A torcida do Corinthians foi vítima de racismo na atual temporada, em Buenos Aires, capital da Argentina, durante jogo contra o Independiente, pela Libertadores. Um vídeo gravado por um torcedor do Timão mostrou argentinos imitando macacos e gesticulando em direção ao setor de visitantes, cujas arquibancadas estavam tomadas pela Fiel. Em 2016, na própria Arena Corinthians, um torcedor do Cerro Porteño, do Paraguai, fez o mesmo gesto.

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: