Venha fazer parte da KTO
x
A estrutura só independe do treinador quando ela existe
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

A estrutura só independe do treinador quando ela existe

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

5.9 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

A estrutura só independe do treinador quando ela existe

Andrés Sanchez se encheu de confiança após saída de Carille, mas não colheu os frutos

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Dias após ter a saída de Fábio Carille confirmada, Andrés Sanchez deu coletiva para confirmar a efetivação de Osmar Loss no Corinthians. Na entrevista, concedida em 23 de maio, o mandatário alvinegro fez questão de encher o peito para dizer que, com o ex-técnico da base, o Timão confirmaria sua estrutura. Na visão do presidente, os resultados obtidos pela equipe independem do técnico por todo o resto que o clube dispõe.

"Vamos provar que não existem mágicos, e sim, uma estrutura montada há dez anos, tocada por profissionais bons e competentes em suas funções".

Seis meses após a declaração, fica claro que as coisas não funcionam assim. Ou quase isso. A frase de Sanchez pode até ser verdade, mas com muitas ressalvas. Em um clube estruturado, o trabalho fica mais fácil e se desenvolve com profissionais mais distintos possíveis. O detalhe que ele esqueceu é: isso só funciona se há, de fato, uma estrutura eficiente.

Os últimos anos do Corinthians foram de conquistas e mais conquistas, mas não quer dizer que todos os planejamentos fizeram por merecer os canecos. Em 2017, por exemplo, é consenso que o título do Brasileirão veio muito mais por méritos de Carille e seus comandados do que da direção alvinegra.

Neste ano, o treinador vinha novamente tirando leite de pedra e viu seu time, que já não era dos mais recheados em opções, perder peças fundamentais. Sobrou a batata quente na mão de Loss. Com elenco enfraquecido, o profissional ganhou o peso da prepotência de Sanchez e teve de lidar com a situação como se tudo estivesse bem. Como se contasse com uma brilhante estrutura que não o permitia falhar.

Acompanhando a entrevista de Andrés, houve quem ficou otimista achando que, de fato, o sucesso dos últimos anos tenha vindo mais por conta de uma filosofia implantada com eficiência do que pelos treinadores. Um exercício de memória rápido, porém, mostra que, mesmo nos anos de sucesso, não foi bem assim.

Antes de Carille, Oswaldo de Oliveira e Cristóvão fracassaram, por exemplo. Onde esteve a estrutura?

Meses depois da declaração, Sanchez vê seu erro comprovado e, quase como quem assume total desespero, corre atrás do retorno de Carille, agora ganhando mais depois de passagem curta pelo futebol da Arábia.

De fato, não existem mágicos. Por isso, fica difícil crer que alguém será campeão com o enfraquecido plantel atual do Corinthians. Antes de discursos bonitos, é preciso criar uma estrutura que dê realmente suporte a um bom treinador, função essencial para obter os sucessos esportivos.

Para a sorte da Fiel, a afirmação caiu rapidamente por terra e a equipe tende a ser novamente comandada por um excelente técnico no ano que vem. Sem todo o resto em nível parecido, há, pelo menos, um motivo para ter esperança.

Veja mais em: Andrés Sanchez, Fábio Carille e Osmar Loss.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Lucas

    Ranking: 1352º

    Lucas 1479 comentários

    @lucas.ibiapino.alve1 em

    Uma pena não termos conseguido uma vaga na Libertadores do ano que vem, por que se os reforços se concretizarem teremos um time relativamente forte, mas estaremos fora da principal competição, ai já estou até vendo, nos classificaremos para a Libertadores de 2020, e no fim de 2019 teremos outro desmanche. Já virou sina no Corinthians. Desde 2015 que isso vem acontecendo.

  • Foto do perfil de Worst

    Worst 84 comentários

    @worst.lion em

    Não há estrutura que resista a desmandos acumulados sucessivamente de diretorias amadoras e incompetentes. E estrutura não são as instalações, estrutura é formada pelos profissionais que fazem essas instalações surtirem resultados. O Andrés sempre foi fanfarrão, mas dessa vez extrapolou o limite do absurdo. Se tem uma coisa boa nisso tudo, é saber que ele esta tendo que engolir a seco toda a sua arrogância e empafia, o que para caras como ele é uma tortura.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    49º. @pc.olimpia em

    Tipo de comentário ótimo, onde a restrospectiva do comentário deste Presidente ineficiente e imbecil, mostra como realmente somos grandes e bem estruturados, visto apesar de ser comandado por ele e sua turma, ainda conseguimos levar mais de 33.000 pessoas num jogo amistoso. A nossa maior riqueza é a nossa torcida.

  • Foto do perfil de Vicente

    Ranking: 1825º

    Vicente 1143 comentários

    48º. @vicente.martinelli em

    Tem estrutura, mas tem muita ladrão também.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22950 comentários

    47º. @ramon.felipe1 em

    Estrutura tem, disso não se pode reclamar.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 39º

    Fernando 19854 comentários

    46º. @fernando.zemetek em

    Não esqueçamos que não foi só Carille que saiu. Os experts DO CIFUT e principalmente da Fisiologia também saíram.
    Então a estrutura desmoronou.

  • Foto do perfil de Gentil

    Gentil 4 comentários

    45º. @gentil.alves em

    Precisamos forçar uma mudança de estatuto para que os sócios tenham vez e voto já que somos nós que mantemos o Timão com ingressos, compra de material esportivo com logo, compra de pacotes de TV por assinatura e etc. Temos que expulsar esse Andrés Desmanches e sua corja de dentro do Corinthians!