Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians rebate Conmebol e mantém posicionamento contra novas regras da entidade

6.1 mil visualizações 62 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians destacou uso seguro de bandeirões na Arena

Vinicius Souza/Meu Timão

Discordando das novas imposições da Conmebol, o Corinthians segue se posicionando firmemente contra entidade. Após ter carta aberta respondida pelos líderes do futebol na América do Sul, o clube alvinegro resolveu publicar uma tréplica, rebatendo ponto a ponto o que foi dito pela federação.

Leia também: Em carta aberta, Corinthians detona Conmebol e se nega a acatar proibições contra a Fiel

Nesta segunda-feira, a resposta divulgada pela Conmebol lembrou da morte de Kevin Espada, em 2013, para justificar a proibição de bandeirões nos estádios de equipes que disputarem suas competições. O trecho foi duramente contestado pela direção alvinegra, que cobrou a culpabilização dos responsáveis pelo espetáculo.

"Associar a presença deles nos estádios à tragédia de Oruro é correlação espúria. Ninguém, mais do que nós, pranteou a morte de um torcedor boliviano pelo disparo de um artefato proibido. Culpe-se os responsáveis pelo controle de acesso de tais instrumentos de violência e não a fortuita abertura de um 'bandeirão' na hora do acidente. Haja vista que desde a inauguração da nossa Arena os 'bandeirões' são uma presença constante sem que qualquer acidente similar tenha ocorrido. Que se louve o profissionalismo das nossas forças policiais, cuja metodologia deveria ser seguida em outras cidades", diz um trecho da tréplica - confira na íntegra abaixo.

Leia também:
Com Marllon, Carille esboça primeira escalação do Corinthians para estreia do Paulistão
Caíque França não efetiva empréstimo ao Oeste e volta a treinar no Corinthians

Além da questão dos bandeirões, o Corinthians manteve o posicionamento contrário à exigência de assentos em todos os setores do estádio - também será obrigatório a venda pela internet, coisa que o clube já faz.

"Apoiamos a manifestação espontânea da torcida e procuramos, na medida do possível, atender aos seus anseios. Assim, mesmo com a venda identificada de cada ingresso, conseguimos limitar a capacidade setorial da Arena mesmo em áreas onde o espectador não encontra o empecilho de assentos porque exige assistir ao jogo em pé", escreveu o clube.

Na nota, o Timão ainda reforça a discordância com as novas diretrizes propostas pela Conmebol e deixa claro que entende são necessárias interpretações distintas para cada local, aproveitando a oportunidade para exaltar a Arena Corinthians.

Nesta temporada, vale lembrar, a equipe alvinegra disputa a Copa Sul-Americana, competição organizada pela entidade que tem confrontado.

Confira a nota publicada pelo Corinthians na íntegra

O Corinthians reconhece a consideração expressa pela Conmebol ao responder prontamente à nossa contestação e às exigências baixadas pela Confederação em ato recente. No sistema autoritário em que vivemos no Continente, toda abertura ao diálogo é sempre bem-vinda.

Em relação aos pontos levantados no pronunciamento da Conmebol, a posição do nosso Clube é a seguinte:

a) Melhorar as condições de segurança nos estádios é meta de todos os clubes do Continente e não seria o Corinthians que iria ser contrário. Mas, dada a diversidade na qualidade dos estádios, que vão desde arremedos de arenas centenárias e desconfortáveis até a nossa – a única que preenche os requisitos severos da FIFA para se qualificar como certificada para uma abertura de Copa Mundial – seria uma desconsideração injustificável das peculiaridades locais.

b) Coincidimos com o apoio da Conmebol a não criar obstáculos às manifestações espontâneas de regozijo das torcidas. Entretanto, regulamentar minuciosamente as especificações Associar a presença deles nos estádios à tragédia de Oruro é correlação espúria. Ninguém, mais do que nós, pranteou a morte de um torcedor boliviano pelo disparo de um artefato proibido. Culpe-se os responsáveis pelo controle de acesso de tais instrumentos de violência e não a fortuita abertura de um “bandeirão” na hora do acidente. Haja vista que desde a inauguração da nossa Arena os “bandeirões” são uma presença constante sem que qualquer acidente similar tenha ocorrido. Que se louve o profissionalismo das nossas forças policiais, cuja metodologia deveria ser seguida em outras cidades.

c) Apoiamos a manifestação espontânea da torcida e procuramos, na medida do possível, atender aos seus anseios. Assim, mesmo com a venda identificada de cada ingresso, conseguimos limitar a capacidade setorial da Arena mesmo em áreas onde o espectador não encontra o empecilho de assentos porque exige assistir ao jogo em pé. Similarmente, a venda de ingressos pela internet é uma prática recorrente do Clube, que está avançando a cada ano e que em 2019 receberá um impulso, com a IBM assumindo o domínio tecnológico da nossa venda de ingressos. Quanto ao bloqueio de infratores, o Clube sempre atendeu às exigências das forças de segurança locais, sem ter a pretensão de substitui-los na concepção do melhor modelo a ser implantado. Somos também muito ativos no diálogo com o Ministério Público, sempre aberto a escutar pleitos emanados da nossa Fiel e flexibilizando normas sempre que lhe parece ser chegado o momento adequado.

d) Onde o Clube diverge radicalmente da Confederação é na proibição dos “bandeirões”, bem como sobre a entidade querer legislar sobre o padrão e tamanho dos adereços eleitos pelos torcedores nestas manifestações e tentar substituir com a vontade de burocratas isolados da realidade de cada arena o discernimento das forças de segurança especializadas que tratam deste assunto em cada cidade, ouvidas as emissoras envolvidas na transmissão, em perfeita harmonia.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians, Andrés Sanchez, Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 2673º

    Gustavo 812 comentários

    @gustavo.simoes em

    Cadê os bunda mole dos outros times para ajudar o Timão contra essa palhaçada, depois não adianta reclamar seus leite com pera do crl.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 2422º

    Fernando 886 comentários

    @fernando.lhp3 em

    Apoiado diretoria estou gostando da postura!
    Punir os responsáveis por seus atos.
    A festa nos estádios não pode acabar.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    62º. @lipao88 em

    Bela postura da diretoria!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 693º

    Luiz 2479 comentários

    61º. @luizmorales em

    Em nenhum momento desde 2013 ouvi dizer que o São José de Oruro foi punido... Por não garantir a segurança do evento.. No caso o jogo de futebol... Timão naquela época sim foi punido(legitimamente diga-se de passagem).. Afinal o "culpado laranja" se identificou... Aí vem a Conmebol e quer punir o Timão mais uma vez? Grande maioria da torcida não tem culpa... O que a Conmebol e a diretoria dos clubes tem que ficar e melhor controlar essas "torcidas organizadas" elas em 90% dos casos são culpadas pela violência... Ela sim são que briga.. Quem arremessa objetos... Se melhor controlar e torna as regras rígidas pra eles... Proibir os "bandeirões" só vai aumentar a impunidade.. Já que vai estimular a "criatividade" para burlar tal regra... Corinthians junto a IBM deve criar um mecanismo para controlar instantaneamente as organizadas e assim identificar mais rápido e punir mais rápido os culpados por crimes que vier acontecer... Fora isso... Demorou para a diretoria ir até ao Paraguai.

  • Foto do perfil de Leonardo

    Ranking: 3979º

    Leonardo 538 comentários

    60º. @leoriva em

    Os que estão esperando "ajuda" de outros clubes brasileiros. Esqueçam! Isto não vai acontecer. Estamos sozinhos nesta.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    59º. @alexandre.sccp1 em

    Parabéns a DIRETORIA DO CORINTHIANS, mas uma andorinha só não faz verão. Cadê os outros clubes brasileiros que vai jogar a Libertadores e a SUL-AMERICANA, para juntamente com a nossa diretoria peitarem a CONMEBOL.
    CADÊ?
    Cadê?
    Cadê?
    Ninquem né só o CORINTHIANS mesmo.
    Vaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii CORINTHIANS
    VAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIII CORINTHIANS
    MANTENHA SE FIRME E FORTE NA SUA POSIÇÃO.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77852 comentários

    58º. @luiz.fernando.balest em

    Esse Conmembol é uma vergonha!