Venha fazer parte da KTO
x
Carille e a imprensa
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Carille e a imprensa

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

8.9 mil visualizações 67 comentários Comunicar erro

Carille e a imprensa

Fabio Carille comanda treino do Timão no CT

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Se você entrou neste post, tenho quase 90% de certeza que você veio me xingar. Afinal, setorista, jornalista, repórter, tem que ser xingado mesmo, né?

Pois estou escrevendo este texto com a bandeirinha branca na mão. Quero falar da forma mais imparcial possível sobre as declarações do técnico na última sexta-feira, na minha pergunta.

A pergunta foi simples e direta. Por que o técnico estava dando menos entrevistas este ano e por que ele estava fechando mais treinamentos.

Em nenhum momento eu critiquei nenhuma das duas coisas.

Aliás, acho que tem treinador que fala demais, como o próprio Carille afirmou na resposta. Teve época em que o técnico do Corinthians dava coletiva toda terça e sexta no CT, e toda quarta e domingo pós-jogos. Eram quatro entrevistas coletivas em uma semana!

Bem, sobre a resposta do técnico. Essa história do X-9, do tal jornalista que passava informações de treino para técnicos adversários, não é nova. O treinador do Corinthians falou isso pela primeira vez no início do ano passado.

Na minha modesta opinião, se o clube puder identificar este(s) profissional(is) (e Carille afirmou saber quem é/são), ele não só deve ser proibido de entrar no CT, como ser também proibido de exercer a profissão de jornalista. Este cara envergonha a profissão como um todo.

Acho correto o técnico não querer expor a pessoa. Mas também não acharia errado se ele falasse o nome. É algo muito grave. Poderia inclusive fazer uma denúncia no sindicato dos jornalistas.

Sobre fechar os treinos, acho muito justificável, embora o próprio treinador reconheça que isso muda muito pouco o resultado de campo. Tite, em quatro anos de clube, fechou, se muito, três ou quatro atividades. E é o treinador mais vitorioso da história da instituição.

Como o próprio técnico afirmou, o treino não é fechado para proteger a escalação, mas sim para que ninguém ouça as conversas e as orientações sobre posicionamento.

Na final da Copa do Brasil do ano passado, o Corinthians jogou contra o Cruzeiro de Mano Menezes, e o treinador adversário já sabia de antemão o time do Corinthians que entraria em campo.

Vou contar algo aqui que talvez vocês não sabem, mas que TODO treinador de futebol sabe. Em qualquer prédio em volta do CT você consegue enxergar o campo. Assim como em qualquer prédio em volta dos CTs do Palmeiras, São Paulo e Santos.

Mano trabalhou por anos no Corinthians. Vocês realmente acham que ele não sabia disso?

Pois bem, estou explicando isso para os que talvez não saibam. A escalação não é segredo pra ninguém. E não precisa ninguém de dentro pra passar.

São realmente as conversas, as broncas, as orientações que correm em segredo nestes treinos fechados. Não sou contra.

Enfim, estou muito mais a favor do treinador do que o que muitos que me xingaram ontem nas redes sociais (sem me conhecer, nem conhecer meu trabalho) achavam.

A única coisa que discordei do Carille foi em relação a não identificar o “espião”, por que uma fala genérica assim acaba levantando suspeitas sobre toda uma classe de profissionais.

Vocês achariam legal se de repente chegassem para trabalhar e alguém ficasse levantando suspeitas de que você é corrupto, canalha, sacana, sendo que você é um pai de família que está lá para trabalhar dignamente e ganhar o dinheiro que sustenta a sua casa?

E quero deixar claro, antes que falem – “por que não falou isso pra ele então?” - que falei. Não diretamente para o treinador, pois ele saiu apressado após a coletiva e não permitiu qualquer bate-papo.

Mas falei exatamente isso que estou escrevendo aqui para a assessoria do clube e pedi para que chegasse a ele. E não contente, falei mais tarde também com a própria assessoria do treinador e pedi que chegasse a ele.

No mais, que os treinos fechados sejam bons, que o time volte a jogar o bom futebol que apresentou no primeiro jogo, e que o Corinthians se classifique para a final do paulista. Nisso todos concordamos.

Veja mais em: Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de From

    Ranking: 1017º

    From 1855 comentários

    @cleyton.lacerda em

    Congratulations! Continue com pelo ótimo trabalho de sempre nos passar informações importantes do Timão! E ajude o Clube a identificar esses canalhas para expulsa-los.

  • Foto do perfil de Edgar

    Edgar 11 comentários

    @edgar.silva7 em

    Sobre o x9, isso tem que ser tratado e resolvido internamente, não tem que dizer abertamente quem é só porque você quer, é uma situação delicada e perigosa, expor pessoas em uma sociedade intolerante, covarde e agressiva. Carille não generalizou, disse que são duas pessoas que fizeram.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22946 comentários

    59º. @ramon.felipe1 em

    Eu nem ligo mais para o que a imprensa fala, foco somente aqui no MT.

  • Foto do perfil de marco

    Ranking: 1467º

    Marco 1376 comentários

    58º. @marco.antonio.neves. em

    Marco Bello.
    O PVC da Fox falou textualmente que isso que os jornalistas fizeram é JORNALISMO.
    Ele falou que quando repórter, flagrou de cima de um morro em Barueri o treino fechado dos porcos e publicou com muito orgulho as jogadas do Scollar que ficou muito.
    Todos os paga paus dele na hora parabenizaram a atidude dele.
    Se você fizer uma enquete com os jornalistas 90% vão concordar que tem que entregar ou publicar.
    Jornalista Torce pelo time do coração de destorce sim informações.
    Tem uns que brigam com a imagem por aer Anti.
    Quem sabe se essa Polêmica não está sendo um novo começo para o jornalismo esportivo.
    É só Carille?
    Felipão
    Muruci
    Luxemburgo
    Abel
    Renato gaúcho
    Chutam vocês direto e há muito tempo.
    Carille é novo no ramo, mas o DNA dele é com sangue Corinthiano.
    Vai Corinthians...

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 23º

    Fabricio 25896 comentários

    57º. @alemaoocz em

    Tem que ser identificado X-9 urgente e banir das coberturas do Corinthians.

  • Foto do perfil de Henrique

    Henrique 141 comentários

    56º. @henriqueprt em

    Fazendo media com a fiel, esse ai não me engana!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77611 comentários

    55º. @luiz.fernando.balest em

    Carille vem se mostrando um grande técnico, mas precisava pilhar mais esse time em jogos contra times de menos expressão!