Venha fazer parte da KTO
x
Diga TRINTA! Diga TRI!
Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

ver detalhes

Diga TRINTA! Diga TRI!

Coluna do Victor Farinelli

Opinião de Victor Farinelli

4.0 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

Diga TRINTA! Diga TRI!

Corinthians conquistou o tricampeonato do Paulista neste domingo

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Não diga, GRITE!! Grite pra todo mundo ouvir: AQUI É 30!!! E É TRI!!!

Aqui, onde não tem posse de bola, esse time ridículo que quase não se chuta ao gol, não era isso que diziam pra gente? Então, esse time pequeno, ridículo, que “faz mal pro futebol”, foi campeão pela terceira vez consecutiva.

Nada mudou nesses três anos. Em 2017, éramos a quarta força. Em 2018, nosso triunfo reduziu o troféu a um Paulistinha. Agora, somos o mal do futebol.

Mal pra eles, pros que não suportam ver a nossa gente feliz. Aqueles que são mais fanáticos pelo ódio que sentem do Corinthians que pelo possível amor aos seus próprios times.

Hoje, o povão está feliz!! Essa gente mulata, desdentada, descamisada, muitas vezes passando frio, fome, necessidades várias, ainda assim está feliz, e dizendo: AQUI É 30!!! AQUI É TRI!!!

Essa gente trabalhadora, que sofre pra manter seu trabalho mau pago, ou que agoniza buscando trampo, porque é a realidade do país em que vivemos, essa gente agora tem um alívio, de algumas horas, de alguns dias, dessa alegria que cruza as favelas e os bairros pobres quando o Coringão levando uma taça e nos diz que vale a pena continuar lutando e sonhando com que o dia de amanhã pode ser melhor que os dos últimos meses e anos.

Quando o povão sofredor e trabalhador está feliz eles ficam com ainda mais raiva. Porque a gente nasceu pra se ferrar. Em muitos contextos, as regras do jogo são feitas pra que aqueles quem lutam pra ter o mínimo básico pra ser feliz, que sofrem o inimaginável pra conseguir esse mínimo, percam sempre. Enquanto outros, os que têm muito mais do que necessitam, também têm todos os meios pra acumular ainda mais.

Eles ganham sempre, porque fazem as regras pra que esse pouquinho que a gente precisa também fique nas mãos deles, sempre! E aí aparece o Corinthians, o time que simboliza esse povão que não desiste de lutar mesmo com tudo contra, e vira a revanche do povo!!! Enfrenta os times dos barões, os times financiados com milhões, e ganha deles!!! E ganha uma, duas, TRÊS VEZES!!! TRINTA VEZES!!!

A alegria desse povo pobre balança tanto o ego e o ódio dessa gente que eles precisam tentar mudar as regras do futebol também. Que o jogo não se decida mais pelos gols marcados e sim pela estatística de posse de bola, ou pelo número de chutes a gol, incluindo os que não serviram pra nada. Qualquer coisa que impeça o Corinthians de ser campeão, e que a favela não tenha razões pra sorrir!!!

Estes parágrafos são só um desabafo de quem não ignora que jogamos um futebol sofrível, com um dos piores Corinthians que eu já vi ser campeão, o suficiente pro ódio da imprensa esportiva tradicional não perder a chance de desqualificar até a forma como cobramos lateral.

E no entanto, mesmo com performances claramente ruins, o Coringão passou por cima do badalado Santos em Itaquera (podia ter matado a chave na ida, tamanha a superioridade, e também por isso terminou sofrendo na volta), e nesta final, mesmo com evidente dificuldade pra criar jogadas, foi muito superior ao freguês de sempre, quase sem passar sufoco contra um rival que só sabia chutar de fora da área, mais nada.

Por isso, em meio a essa luta pela sobrevivência, ao eterno desprezo e ódio que enfrentamos daqueles que não suportam que sejamos tantos e tão vencedores, ao menos no futebol, temos mais é que aproveitar essa forra. Então, não tenhamos vergonha. Gritemos aos céus, ao mundo, ao vizinho anti e principalmente aos amigos que também são Coringão. E se não é pra gritar, cante, cantarole, assovie, saia por aí de braços abertos, erguidos, punho fechado, sorriso no rosto, se misturando no meio do povo, com a alegria de saber que AQUI É 30!!! AQUI É TRI!!! AQUI É CORINTHIANS!!!

Veja mais em: Campeonato Paulista e Títulos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Farinelli

Por Victor Farinelli

Victor Farinelli é um jornalista brasileiro e corinthiano residente no Chile, colabora como correspondente de meios brasileiros como Opera Mundi, Carta Capital, Revista Fórum e Carta Maior.

O que você achou do post do Victor Farinelli?