Venha fazer parte da KTO
x

Aniversário do Pacaembu: relembre dez momentos marcantes do Corinthians na Saudosa Maloca

3.0 mil visualizações 29 comentários Reportar erro

Momentos antes do Corinthians erguer pela primeira vez a taça da Libertadores

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Casa do Corinthians durante boa parte da história do clube, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, vulgo Pacaembu, completa 79 anos neste sábado. Além de estar eternizado no Timão pelas grandes vitórias e conquistas, o Pacaembu recebeu a Fiel por 74 anos.

O primeiro jogo do Corinthians no estádio foi no dia 28 de abril de 1940, contra o Atlético-MG, válido por um torneio amistoso. Na ocasião, o Timão venceu a equipe mineira por 4 a 2. Desde essa data, o clube paulista soma 1.698 partidas, com 969 vitórias, 398 empates e 331 derrotas, resultando em um aproveitamento de 57%. Foram marcados 3.320 gols e sofridos 1.934.

Como o Corinthians mandava grande parte de suas decisões no Morumbi, “apenas” oito grandes títulos foram conquistados no Pacaembu. O último aconteceu em 2013, pela Recopa Sul-Americana diante do rival São Paulo. Antes, os corinthianos levantaram as taças da Libertadores (2012), Brasileiro (2011), Paulista (1951, 54 e 2009), além dos Torneios Rio São-Paulo de 1950 e 54.

Durante esse período, o Corinthians viveu momentos emocionantes e únicos no estádio. Sendo assim, para celebrar esta data, o Meu Timão listou as dez situações mais marcantes do clube paulista no Pacaembu. Confira abaixo!

Quebra de jejum contra o Santos - 1968

O Corinthians não conseguiu vencer o Santos pelo Campeonato Paulista entre os anos de 1957 e 1968. Com isso, toda vez que essas equipes se enfrentavam, a cidade de São Paulo parava para acompanhar o embate. O fim do jejum que durava mais de 11 anos veio a acabar no triunfo do Timão por 2 a 0, em 6 de março de 1968. Em meio à seca de títulos alvinegros, o resultado foi comemorado como a conquista de um campeonato.

Quartas de final do Brasileirão de 1990

No ano da conquista de seu primeiro campeonato nacional, o Corinthians contou com atuação brilhante de Neto, autor de dois gols, para virar sobre o Atlético Mineiro, vencer por 2 a 1, e se aproximar de uma vaga na semifinal da competição. No jogo de volta das quartas, vale lembrar, o Timão avançou de fase com um empate sem gols.

Neto comandou a virada alvinegra sobre o Atlético-MG em 1990

Reprodução/Internet

Casagrande sendo homenageado pela Fiel em 1993

Depois de atuar na Europa por alguns anos, Casagrande voltou ao Brasil para defender o Flamengo. Seu primeiro jogo contra o Corinthians em seu retorno, porém, não poderia ter sido de forma mais marcante e emocionante. Antes da bola rolar, o ex-jogador teve seu nome gritado por toda torcida alvinegra que estava presente no Pacaembu. No fim, o Timão ainda venceu por 1 a 0, com gol de Rivaldo.

Gritos como "Doutor eu não me engano, o Casagrande é corinthiano" e "Volta Casão, seu lugar é no Timão", foram cantados, durante a partida, por mais de 35 mil torcedores presentes no estádio.

Quem não se lembra? Corinthians 7 x 1 Santos

O jogo mais marcante na campanha do tetracampeonato brasileiro (2005) foi, sem dúvida alguma, a goleada por 7 a 1 sobre o Santos. Destaque do clássico, o argentino Carlitos Tevez anotou três gols. Marcelo Mattos, Nilmar, duas vezes e Rosinei, marcaram os outros gols. O resultado é celebrado e lembrado pela Fiel até hoje.

O Coringão voltou

Era o fim de uma espera e um drama. Após dez meses do rebaixamento, o Corinthians garantiu seu retorno à elite do futebol brasileiro em outubro de 2008. O Timão derrotou o Ceará por 2 a 0 e selou uma vaga na Série A do Brasileirão com seis rodadas de antecedência. Já na reta final do embate, cabe ressaltar, um momento emocionante tomou conta da Fiel presente no estádio. Os alto falantes começaram a tocar uma música de Roberto Carlos e ecoou no Pacaembu o verso: " Eu voltei, agora para ficar".

Palco de goleadas! Corinthians 5 x 0 São Paulo

Pelo Campeonato Brasileiro de 2011, o Corinthians contou com uma grande noite de Liedson para aplicar uma goleada de 5 a 0 no São Paulo. O atacante anotou três gols na partida que marcou uma das melhores atuações da equipe na campanha do pentacampeonato brasileiro. Os outros tentos foram marcados por Danilo e Jorge Henrique.

Eterno 5 a 0 sobre o São Paulo

Divulgação

Homenagem a Sócrates e pentacampeonato brasileiro

4 de dezembro de 2011. Um dia que tinha tudo para ser apenas de alegria para o corinthiano, acabou se tornando uma data simbólica. Era uma tarde de domingo, última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, clássico contra o Palmeiras e o Corinthians precisava apenas de um empate para ficar com o título nacional. O resultado por 0 a 0 aconteceu, consequentemente, a conquista também. Mas, não tem como esquecer, que essa mesma data ficou marcada pela morte de Sócrates. Antes do jogo, jogadores e torcida fizeram uma bela homenagem ao ídolo alvinegro.

Homenagem a Socrates

Divulgação

Conquista inédita da Libertadores

A trajetória do Corinthians rumo ao primeiro título da Libertadores colecionou momentos mágicos no Pacaembu. Goleada sobre o venezuela Deportivo Táchira, vitória sobre Emelec e gol antológico de Paulinho contra o Vasco, assistido por Tite, que havia sido expulso, nas arquibancadas do Pacaembu. E claro, a finalíssima onde o Timão venceu o Boca Juniors por 2 a 0, com dois gols de Emerson Sheik, assegurando o título invicto do torneio continental.

Corinthians, enfim, conquista a Libertadores

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Recopa 2013

O torneio ganhou um valor especial por conta da rivalidade. Depois de vencer no Morumbi, o Corinthians confirmou o título sobre o São Paulo com um triunfo por 2 a 0. Seguido de Libertadores e Mundial de Clubes, a equipe de Tite alcançou a tríplice coroa internacional com a taça da Recopa. Os gols foram marcados por Romarinho e Danilo. Foi uma noite histórica no Pacaembu.

Saudosa maloca... Despedida alvinegra do Pacaembu

Entre grandes vitórias, algumas decepções e oito títulos importantes, o Corinthians se despediu do Pacaembu em 2014, derrotando o Flamengo por 2 a 0, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, com uma grande festa nas arquibancadas. Vale lembrar que a Arena estava próxima de ser inaugurada no dia deste jogo.

A tarde ficou marcada por uma música em especial, que o sistema de som não parava de repetir. Tratva-se do clássico samba de Adoniran Barbosa: "Saudosa maloca". Cabe ressaltar que o último jogo do Timão no estádio municipal aconteceu justamente no aniversário de 74 anos do histórico palco.

Saudosa maloca

Reprodução

Veja mais em: Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Jogadores do Corinthians antes do jogo contra o Cianorte pela Copa do Brasil

    CBF confirma data do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians volta a atingir marca negativa em cartões que não acontecia desde 2012

    ver detalhes
  • Corinthians leva multa de R$ 10 mil por canto homofóbico em jogo do Sub-17

    Corinthians leva multa de R$ 10 mil por cânticos homofóbicos em jogo do Sub-17; veja mais

    ver detalhes
  • Paulinho em ação no duelo contra o Corinthians

    Defesa do Corinthians consegue feito incrível contra dupla de ataque do Atlético-MG; confira

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians compareceu em peso à estreia no Brasileiro diante do Atlético-MG

    Corinthians volta a ter público acima dos 44 mil pagantes na Neo Química Arena após oito meses

    ver detalhes
  • Os jogadores que atuaram menos de 45 minutos foram a campo, os demais fizeram regenerativo

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava e inicia preparação para embate contra o Juventude

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: