Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians conquistava Libertadores inédita há exatos sete anos; relembre a campanha

14 mil visualizações 103 comentários Reportar erro

Corinthians ganhou a sonhada Libertadores em 4 de julho de 2012

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Obsessão. Esse era o sentimento de todo torcedor do Corinthians em relação à Copa Libertadores da América. Foram anos de angústia até a epopeia, que completa exatos sete anos nesta quinta-feira. No dia 4 de julho de 2012, com dois gols de Emerson Sheik, o Timão erguia seu inédito título continental.

Os alvinegros que se arrepiaram com aquela conquista não precisam de ajuda para lembrar cada passo da campanha. Por outro lado, ninguém recusa se arrepiar novamente com os desafios superados por Tite e seus comandados até libertar a Fiel de forma invicta - oito vitórias e seis empates.

Fase de grupos

Deportivo Táchira 1 x 1 Corinthians - Ralf

Tudo começou de forma sofrida, com a cara do Corinthians. Fora de casa, o atual campeão brasileiro estreava com derrota para o Deportivo Táchira, até que Ralf, no último lance, subiu mais alto que a defesa para marcar o gol de empate.

Corinthians 2 x 0 Nacional - Danilo e Jorge Henrique

Todo o sofrimento da estreia ficou para trás no primeiro embate alvinegro frente à Fiel, no Pacaembu. Danilo e Jorge Henrique marcaram os gols da vitória do Timão, que jogou "para o gasto".

Cruz Azul 0 x 0 Corinthians

Tido como único time capaz de tirar a liderança do grupo do Corinthians, o Cruz Azul fez jogo duro contra os comandados de Tite no México, em duelo na altitude - 2600 metros acima do nível do mar.

Corinthians 1 x 0 Cruz Azul - Danilo

O Timão garantiu a primeira colocação no Pacaembu. Bem postado e com um a mais em parte da partida, a equipe alvinegra bateu os mexicanos por 1 a 0, com gol de Danilo, um dos mais decisivos do time na campanha campeã.

Nacional 1 x 3 Corinthians - Jorge Henrique, Emerson e Elton

O Corinthians assegurou a classificação às oitavas de final de forma antecipada, com triunfo sem grandes problemas contra o Nacional, no Paraguai. Chamou atenção o alto número de corinthianos no país vizinho.

Corinthians 6 x 0 Deportivo Táchira - Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Emerson, Liedson e Douglas

O sufoco da ida contra o Deportivo Táchira passou longe de se repetir no Pacaembu. Dominante, o Corinthians aplicou a maior goleada de sua campanha e avançou como líder do grupo à próxima fase.

Oitavas de final

Emelec 0 x 0 Corinthians

Bem superior ao adversário, o Corinthians sabia que um empate sem gols era bom para garantir a classificação em casa. O jogo chegou a se complicar no segundo tempo, com expulsão de Jorge Henrique, mas o 0 a 0 se manteve no placar.

Corinthians 3 x 0 Emelec - Fábio Santos, Paulinho e Alex

Em um Pacaembu novamente fervendo, o Corinthians voltou a fazer o dever de casa. Com gol logo no início de Fábio Santos, o Timão venceu tranquilo e garantiu mais uma classificação, agora para enfrentar um brasileiro.

Quartas de final

Vasco 0 x 0 Corinthians

O primeiro jogo entre paulistas e cariocas mostrou o que seria o duelo como um todo por uma vaga na semifinal. Em partida equilibrada do início ao fim, nem Vasco e nem Corinthians conseguiram modificar o marcador.

Corinthians 1 x 0 Vasco - Paulinho

Paulinho e um dos gols mais memoráveis da história do Corinthians

Paulinho e um dos gols mais memoráveis da história do Corinthians

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Talvez o jogo que a Fiel guarda com mais emoção da conquista da Libertadores. Primeiro, pelo milagre de Cássio, evitando gol de Diego Souza já no segundo tempo da partida. Depois, pelo gol histórico de Paulinho, subindo mais que todo mundo para cabecear.

Semifinal

Santos 0 x 1 Corinthians - Emerson

O embate entre o Corinthians de Tite e o Santos de Neymar estava cercado de expectativa. E mesmo na Vila Belmiro, foi o Timão que saiu na frente, com golaço de Emerson Sheik - o atacante ainda seria expulso no segundo tempo.

Corinthians 1 x 1 Santos - Danilo

Em jogo tenso, o Corinthians foi vazado pela primeira vez no Pacaembu, em gol marcado por Neymar. Na volta do intervalo, porém, Danilo mostrou toda sua calma para tirar do goleiro, empatar a partida e colocar o Timão em uma inédita final de Libertadores.

Final

Boca Juniors 1 x 1 Corinthians - Romarinho

Romarinho dá a cavadinha, encobre Orión e empata a primeira final na Bombonera

Romarinho dá a cavadinha, encobre Orión e empata a primeira final na Bombonera

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Corinthians perdia por 1 a 0 quando Tite resolveu lançar a campo o garoto Romarinho, que só tinha um jogo com a camisa alvinegra - e dois gols, contra o rival Palmeiras. Em seu primeiro toque, o atacante fez história, levando um bom empate para o jogo de volta.

Corinthians 2 x 0 Boca Juniors - Emerson duas vezes

A angústia acabou. Melhor que o adversário, o Corinthians ignorou camisa, tradição ou catimba e fez valer o mando de campo, como em toda campanha. Emerson marcou duas vezes para garantir o histórico título a Tite e seus comandados.

Veja mais em: Libertadores da América, Jogos Históricos e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: