Venha fazer parte da KTO
x
A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

5.4 mil visualizações 135 comentários Comunicar erro

A camisa do Gustavinho e a compra de votos no Corinthians

Gustavinho: este, sim, gerou benefício ao clube de Parque São Jorge

Foto: Divulgação/Corinthians

1) Em coluna de ontem, leitores deste Meu Timão procuraram descaracterizar o caso Gustavinho como assunto pertinente ao nosso Corinthians. Ouso dizer que estão enganados.

2) O caso da camisa censurada em nosso Memorial guarda relação estreita com os escândalos e conchavos que prejudicam nossa agremiação, frequentemente loteada por antigos senhores feudais.

3) Em 2018, o Corinthians promoveu eleições para a presidência e para seu conselho. O primeiro detalhe que salta aos olhos é o número reduzido de votantes, apenas 3642 em uma nação composta por 30 milhões de adeptos.

4) Cabe também lembrar o resultado da investigação do Ministério Público sobre o pleito: não foi "íntegro, seguro e confiável".

5) Se defendemos a democracia, é óbvio que não problema nas opções partidárias de muitos dos membros da chapa Fiéis Escudeiros, esta que iniciou o processo de censura política aos itens de nosso Memorial.

6) Postarem fotos com camisas do candidato do PSL é um direito que lhes é garantido pela Constituição. Nada a reparar.

7) No entanto, é certo que tal grupo sabota a própria democracia ao emular no Corinthians os piores hábitos da política nacional. O voto negociado e imposição autoritária de suas ideologias.

8) Em 3 de dezembro de 2017, a imprensa noticiou a "compra de votos" na eleição do Corinthians. As evidências irrefutáveis constam de áudios de Antonio Rachid, então secretário-geral do clube, comunicando-se por WhatsApp com membros dos Fiéis Escudeiros.

9) Você pode ouvir pelo G1 ou pela coluna do Juca Kfouri, clicando aqui .

10) Se você tiver preguiça de clicar, reproduzo um deles aqui:

– Bom dia, amigos, Fiéis Escudeiros. Vocês todos já devem saber que a diretoria lá mudou a regra do jogo, né? Na última hora. Então é o seguinte: se algum de vocês, na relação de votos tem alguns inadimplentes, que com certeza votarão na nossa chapa, eu vou ficar no clube lá até mais ou menos umas duas horas. Deve terminar lá pelas quatro, não sei, para tentar colocar alguém em dia. Quem achar que isso vale a pena. Mas com certeza de voto, né? Porque não vão pagar para os outros votar (sic) em inimigo, não é verdade? Então, quem achar que dá, que vale a pena, vai me passando WhatsApp. Eu vou fazer o possível para colocar o maior número.

11) A comissão eleitoral de nosso clube pediu a impugnação da candidatura de Paulo Garcia à presidência. Não deu em nada. Também recomendou que Rachid fosse investigado pela Comissão de Ética do Corinthians. Como sempre, o conselheiro vitalício saiu ileso do episódio.

12) No clube, os Fiéis Escudeiros representam o que no Congresso Nacional se convencionou chamar de Centrão. Por vezes, apoiam o presidente Andrés Sanchez. Noutras, dificultam estrategicamente seu caminho, a fim de mostrar força e influência.

13) O episódio da camisa de Gustavinho certamente guarda significado político e expõe escandalosa contradição. Afinal, esse grupo não se manifestou quando o Major Olímpio se intrometeu na festa do título paulista de 2019, tampouco quando o palmeirense Bolsonaro apareceu vestindo um agasalho do Corinthians.

14) O objetivo era, neste caso, também marcar presença e sublinhar a fraqueza da administração de Andrés Sanchez, uma liderança ideologicamente controversa e de competência administrativa questionável.

15) Fique de olho, porque o seu Corinthians merece mais, muito mais!

Veja mais em: Basquete, Democracia Corinthiana, Eleições no Corinthians e Parque São Jorge.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jose

    Jose 126 comentários

    @jose.roberto.s.olive em

    Esse assunto da camiseta já deu.

    Chega disso, já foi falado demais.

  • Foto do perfil de Renan

    Ranking: 409º

    Renan 3713 comentários

    @gandalf1910 em

    A chapa ou ninguém de dentro do clube, achou ruim quando politico urubu levantou a taça com os jogadores, só os próprios jogadores reclamaram.

    Mas é parte da nova geração de 'cidadão de bem', do falso bom mocismo.

    E quem fala que o clube não pode se misturar com politica, movimentos sociais, ser contra opressão e desigualdade. Sem dúvidas não conhece nada do clube que torce

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22955 comentários

    84º. @ramon.felipe1 em

    Não acaba esse assunto?

  • Foto do perfil de Gomes

    Gomes 4 comentários

    83º. @gomes.alberto em

    "Quando é pra defender nossa história não vejo quem é amigo ou não. Um dos conselheiros que assinaram o pedido é meu amigo e gosto dele, porém eu cobro sim e sempre vou prezar pela história.

    Não é e nunca será uma simples camisa, é uma camisa levantada no pódio da Liga Ouro de Basquete. Título inédito no basquete do Timão.

    Podia ser uma escrita "Deus é Fiel", que também me afetaria da mesma forma. Sou um dos questionadores de quem matou Mariele, Amarildo, Edimar Bernardes, Inaté e tantos outros mortos sem justificativa do Estado.

    O Memorial do Corinthians não é sala de boteco ou Zona, é um local de estudos e preservação da história. Essa peça de roupa faz parte da história do Sport Club Corinthians Paulista e ponto.

    Não são 25 sócios com benefícios que vão mensurar sua importância. Não são os fãs do Bolsonaro e nem do Lula. Tenham em mente: A histórias é uma só, ninguém muda, ninguém detém e ninguém rasga.

    Já os tais 25 conselheiros um aviso, mancharam sua própria história!

    Em novembro de 2020 quero ver pedir apoio!"

    By Vinicius Lucio
    ?

  • Foto do perfil de Adriano

    Adriano 45 comentários

    82º. @adriano.garcia2 em

    Lendo parte dos comentários a gente vê o quão o clube (e a torcida) foi ELITIZADO e desumanizado. Teve um sujeito que disse 'não pode camisa de Marielle, se não pode - o candidato dele - Bolsonaro não pode lula (com letra minúscula)'. Questionar o assassinato político tem o quê a ver com 'Lula'?

    Chega-se ao ponto de Seres quebrarem placa em homenagem, tirarem sarro. Retirar a camisa é sim uma forma de ataque direto à memória da ativista, e POR QUÊ realizar tal ataque? Por ela defender a população mais pobre das comunidades? Pelo fato de ela atender as famílias das vítimas da guerra do tráfico, INCLUSIVE A DE POLICIAIS HONESTOS DO FRONT? Por ela ser sim OPOSIÇÃO a uma via política que tira dos pobres para dar aos ricos? Triste rumo

  • Foto do perfil de Rodolfo

    Ranking: 2018º

    Rodolfo 1045 comentários

    81º. @rodolfo.mattos em

    O caso dos votos beleza tem que investigar, agora camisa com mensagem não pode, não pode Mariele não pode Bolsonaro não pode lula. Todo mundo defende A ou B, Corinthians não pode se meter nisso. É serve para o marco belo também, vamos falar mais de Corinthians em canais específicos para o CORINTHIANS se quiser falar de política crie um canal para o mesmo.

  • Foto do perfil de Pedro

    Pedro 120 comentários

    80º. @pedro.dos.santos5 em

    ...os esquerdopatas são especialistas em distorcer fatos. Não estamos preocupados com o posicionamento politico de quem quer que seja, cada um é dono de seu nariz. O principio básico da democracia é..'meus direitos vão até onde começa o direito do próximo', o que não se aceita é USAR O MEMORIAL DO CORINTHIANS PARA ESPELHAR SEU POSICIONAMENTO POLÍTICO, O CORINTHIANS É INFINITAMENTE MAIOR QUE PSOL, PT, PSL, PSDB, ETC.ETC. (PRECISO DESENHAR?)

    A MEU VER O ERRO FOI DE QUEM COLOCOU A CAMISA NO MEMORIAL, CREIO QUE FOI SEM UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR.