Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians, democracia e o fórum do Meu Timão
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians, democracia e o Fórum do Meu Timão

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

2.1 mil visualizações 70 comentários Comunicar erro

Corinthians, democracia e o Fórum do Meu Timão

Sócrates durante período da Democracia Corinthiana

Foto: Reprodução Internet

Começo de anos 80 e o Corinthians amargava uma das piores temporadas da sua história. Com uma nova eleição, também houve a mudança de pensamentos que - impulsionados por jogadores politizados como Sócrates, Wladimir e Casagrande - deram início ao período mundialmente conhecido como Democracia Corinthiana.

Naquele tempo, a ordem era que tanto funcionários das mais diferentes esferas, quanto jogadores e dirigentes, tivessem o mesmo peso nas decisões do clube. Tudo passava pela aprovação da maioria e não era arbitrariamente decidido pelos mandatários. Paralelo a esse movimento interno, havia a questão da ditadura que estava instaurada no país. Usando o time de maior massa, exposição e influência, Sócrates e cia. aproveitaram para disseminar questões ligadas à política nacional. Na camisa do Corinthians eram frequentemente estampadas frases em protesto ao regime militar.

Mas essa história eu tenho certeza que vocês conhecem. Então, o que isso tem a ver com o Fórum do Meu Timão? Eu digo que tudo!

Respiro Corinthians 24 horas por dia, leio praticamente todos os tópicos do fórum também e tenho percebido o quanto as pessoas estão cada vez mais engajadas no cenário político.

Se inteirar das questões que regem o país é muito mais que um ato de cidadania. Eu diria que ser politizado é dar um upgrade na cidadania. Enquanto cidadão, você busca por seus direitos e deveres, mas, se politizado, você consegue ampliar essas duas esferas e ser ainda mais ativo na sociedade. E isso é muito importante, tanto no cenário político nacional, quanto até para um clube de futebol. Isso te faz ter maior discernimento para escolher aqueles que te representam.

Quem aqui que é Fiel torcedor e acha que é direito nosso votar e poder escolher a chapa que vai dirigir o clube? Eu acho que é direito meu, seu e de todos que injetam seu dinheiro todo mês no caixa corinthiano. É como se fosse uma taxa, não? Eu pago e ela é revertida para o contribuinte em forma de serviços. No caso de um clube de futebol, pode ser através de títulos, ingressos mais facilitados, descontos em camisas e tantos outros. Por conta disso também, exijo transparência para saber com o que meu investimento foi gasto.

É claro que são sonhos ainda não concretizados, mas que têm rondado o Fórum do Meu Timão desde 2012, quando o espaço foi criado. Muitos de vocês já mandaram pedidos para que a moderação exclua esse tipo de tópico, porém isso seria algo que feriria a democracia. Democracia essa entranhada na história do Corinthians e que muito orgulha essa nação.

Nós queremos cada vez mais brasileiros politizados. Se politizar é um processo contínuo e que por meio dele, o indivíduo se torna cada vez mais capaz de lutar por seus ideais. Ser politizado também é saber que o espaço é democrático e usá-lo com respeito.

Numa semana de um ato triste, um protesto vil em prol de uma ideologia que se torna arcaica a partir do momento que se coloca à frente de uma vida, vamos celebrar o local que temos para debater.

Vocês podem engrandecer o diálogo e o fazem. A Fiel é diferente e é ponto fundamental na singularidade que o Corinthians representa.

Veja mais em: História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?