Venha fazer parte da KTO
x

Como um jogo da Sul-Americana fez quadro do Corinthians parar na Pinacoteca de Montevidéu

27 mil visualizações 75 comentários Reportar erro

Pintura inspirada na torcia do Corinthians será exposta na Pinacoteca de Montevidéu

Pintura inspirada na torcia do Corinthians será exposta na Pinacoteca de Montevidéu

Divulgação

O embate entre Corinthians e Montevideo Wanderers pela mais recente fase disputada pelo Timão na Copa Sul-Americana elevou a expressão "futebol arte" ao patamar da literalidade.

O jogo de ida, vencido pelo Timão por 2 a 0 e disputado na Arena Corinthians no fim do mês passado, deu origem a um quadro em homenagem à torcida alvinegra que será exposto na Pinacoteca de Montevidéu, capital do Uruguai, entre os dias 2 e 7 do próximo mês de setembro. A obra de arte ficará uma semana no museu, onde depois será leiloada.

O pintor que assina o quadro é o uruguaio Daniel Supervielle, de 49 anos. Além de artista, é professor, jornalista e diretor do Montevideo Wanderers. No pequeno clube conhecido como "Los Vagabundos" do Uruguai, os funcionários são torcedores que trabalham voluntariamente em paralelo a suas profissões - as únicas exceções são os jogadores e a comissão técnica.

Supervielle já conhecia o Corinthians e sua história muito antes de saber que seria adversário de seu clube numa competição sul-americana. Há dois anos, por exemplo, pintou um quadro em homenagem a Sócrates e à Democracia Corinthiana. "Tenho admiração. (Sócrates) era um intelectual do futebol, entendeu se tratar de um jogo divino. Um gigante", explica o pintor, em entrevista ao Meu Timão. Tal quadro foi vendido na época por cerca de R$ 1.700.

Socrates - #Corinthians #Brazil #Football #masunidosquenunca #art #modernart #paint #Uruguay #ethics acrylic 40/20 By @daniel_supervielle

Uma publicação compartilhada por Daniel Supervielle (@danielsupervielle) em

"Corinthians é um gigante do continente. É o clube do povo. Sempre me atrai por suas cores e sua paixão. Em 1996, fiz um documentário sobre futebol em São Paulo e estive com a Gaviões da Fiel. Foram eles que me ensinaram a amar o Corinthians", discorre Daniel.

Apaixonado por futebol e multidões, Supervielle faz dessa combinação sua aquarela para as obras de arte que pinta. Daí não fica muito difícil imaginar o porquê de a visita à Arena Corinthians, junto com a delegação do Wanderers, ter rendido um quatro dedicado à Fiel.

"No que dia que jogamos foi impressionante visitar a Arena Corinthians. Gosto de pintar torcidas grandes. Logo em seguida (ao jogo), senti necessidade de pintar", conta.

Pintor Daniel Supervielle é apaixonado por futebol e multidões

Pintor Daniel Supervielle é apaixonado por futebol e multidões

Arquivo pessoal

Enquanto aguarda a abertura da exposição naquele que é um dos principais museus do Uruguai, Supervielle posiciona o quadro "Corinthians Bohemio" lado a lado com uma pintura feita em homenagem à torcida do Montevideo Wanderers. Juntos, lembram a disposição de torcidas mandante e visitante do setor Sul da Arena Corinthians.

O estádio de Itaquera, aliás, não sai da cabeça do pintor uruguaio, que não titubeia ao ser questionado sobre um sonho particular e a curto prazo envolvendo futebol: "Voltar à Arena Corinthians me encantaria. E se não for com meu querido Wanderers, gostaria de ir para ver o próprio Corinthians." Pois seja mais uma vez bem-vindo, Daniel: pode pintar aqui em casa!

Quadro do Corinthians em Montevidéu

Reprodução/Folheto da Pinacoteca de Montevidéu

Veja mais em: Copa Sul-Americana, Arena Corinthians e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Adrián Brizuela vinha treinando com o elenco do Sub-18 enquanto se adaptava ao Brasil e aguardava o acerto entre o Corinthians e seu ex-clube

    Corinthians desiste de contratação de paraguaio para o Sub-20; jogador já treinava no CT

    ver detalhes
  • Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

    Corinthians fica com um a menos, volta a jogar mal e é derrotado pelo Argentinos Juniors na Sula

    ver detalhes
  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Fiel não poupa elenco em derrota e avalia todo o Corinthians abaixo da média; veja notas

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: