Venha fazer parte da KTO
x
Momento crucial de Pedrinho no Corinthians
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Momento crucial de Pedrinho no Corinthians

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

8.1 mil visualizações 112 comentários Comunicar erro

Momento crucial de Pedrinho no Corinthians

Pedrinho se destaca como ponta. Imagina centralizado?!

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Diria que Pedrinho vive momento crucial no Corinthians. Após dois anos e oito meses integrado ao elenco profissional, três títulos paulistas e um brasileiro, o jovem meia-atacante tem tudo para se tornar protagonista e também tudo para bater as asas rumo ao futebol europeu. Tudo depende de como será tratado na equipe alvinegra a partir de agora.

Um dos destaques da Seleção Olímpica de André Jardine tanto no Torneio de Toulon, em junho, quando nos amistosos de data Fifa deste mês de setembro, Pedrinho não é mais promessa: é realidade. E será tratado como tal - em terras corinthianas ou estrangeiras.

Pedrinho, apesar de assediado pelo Grêmio num passado próximo e por um outro grande clube brasileiro mais recentemente, não tem pretensão de trocar o Corinthians por um rival nacional. Assim como quando recusou R$ 100 milhões para jogar no futebol chinês ano passado, o garoto prioriza seu plano de carreira: brilhar no Timão e então saltar para uma grande equipe europeia. Borussia Dortmund é quem tem hoje conversas mais frequentes.

O problema é: brilhará mais do que já está brilhando? Pedrinho tem potencial para ser o maestro desse Corinthians de 2019, no que poderia ser preparação para o protagonismo, quem sabe, numa Libertadores ano que vem. Para isso, ele tem de jogar livre, leve, solto e prioritariamente centralizado.

Pedrinho fez a base no Corinthians jogando pelo meio e sem grandes limitações táticas. Na Seleção Olímpica, chama atenção do mundo todo jogando assim. Sob comando de Fábio Carille, que havia prometido testá-lo na posição a partir da intertemporada dos últimos meses de junho e julho, foi escalado centralizado apenas no amistoso contra o Vila Nova, há pouco mais de dois meses.

Titular absoluto em 2019, Pedrinho segue escalado pela beirada direita. Segue limitado em termos de criação - seja para si próprio, seja para os companheiros. Isso em prol de um eficiente sistema tático que favorece o resultadismo. É essa a cultura de fazer de tudo pelos três pontos, inclusive sacrificar talentos que, se melhor lapidados, abririam um leque de possibilidades táticas - muitas já existentes, aliás - ao treinador do Timão.

Pedrinho não é bobo. Priorizar um plano de carreira e externar simplicidade sendo a principal joia do Corinthians aos 21 anos de idade mostra que, se tem algo que ele não é, é bobo. E assim sendo, perceberá que, se não houver mais perspectiva de crescimento pessoal no Timão, buscará isso para sua carreira em outros lugares.

Propostas não faltarão, principalmente de quem o viu jogar livre, leve e solto na Seleção. E desta vez não serão (só) da China ou de clubes brasileiros. Pedrinho terá em mãos a possibilidade de escolher entre brilhar na Europa ou brilhar ainda mais no Corinthians. Resta ao Timão, neste momento crucial, acenar com tal chance ao garoto. Ou acenará dando adeus no fim do ano - e argumentará que quando o jogador quer sair ninguém segura.

Veja mais em: Pedrinho.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 66º

    Luiz 12850 comentários

    @luiz.paulo.araujo em

    Pedrinho e vital comandam o ataque hoje

  • Foto do perfil de Vinícius

    Ranking: 434º

    Vinícius 3560 comentários

    @vinicius.magima em

    Pedrinho titular e campeão da copinha em 2017:

    Areias e Mantuan na volância, Marquinhos ponta esquerda, Oya centralizado, Pedrinho ponta direita e Carlinhos centroavante.

    Pedrinho banco e vice da copinha em 2016:

    Warian e Maycon na volância, Matheus Pereira e Matheus Vargas na meia, Gabriel Vasconcelos e Jabá (Tocantins entrava bastante), mas aqui, quando o Pedrinho entrava, nunca era na vaga do Matheus Pereira como armador do time.

    Resumindo, Pedrinho nunca jogou centralizado, ele só tinha liberdade para flutuar e não precisava marcar lateral.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Wilson

    Ranking: 1342º

    Wilson 1491 comentários

    74º. @wilson.kikawa em

    É mas o próprio torcedor concorda com o Carille para que ele fique naquela posição, qual eu falei que ele deveria mudar muitos criticaram, vai entender esse pessoal!

  • Foto do perfil de barsanulfo francisco

    Barsanulfo 21 comentários

    73º. @barsanulfo.francisco em

    Pedrinho e meia e muito bom pena que Carille não v isso ele tem abilidade de mais, mais um dia ele vai ver que estava errado.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 1842º

    João 1137 comentários

    72º. @joao.oliveira43 em

    Protagonista do time. Não temos um ponta direita pedindo passagem. Ele já tem preparo pra jogo inteiro inclusive voltando pra marcar. Vital finalmente ganhou a confiança do Carille no meio e tá bem.

    Pra que tanta preocupação?
    Desde quando quem joga centralizado nesse time tem menos obrigação de marcar do que quem tá na lateral?
    Não é mais perigoso ter dois com menos poder de marcação na meiuca que um?
    O Pedrinho não tem flutuado nas partidas do Timão às vezes, assim como os outros (apesar do time jogar com posicionamento estilo mais fixo)?

    Pedrinho central rei do time sem marcar ninguém, não acho prioridade. O cara é bom na direita, na esquerda na seleção, onde precisar tm que ser bom msm.
    Prioridade deveria ser renovar legal. Aí sim ele poderia nos render mt mais futebol, tnto nas pontas qnt centralizado, tanto faz.

  • Foto do perfil de Eder

    Ranking: 1188º

    Eder 1635 comentários

    71º. @edermach em

    É o nosso melhor jogador, o mais diferenciado e com talento.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 693º

    Luiz 2479 comentários

    70º. @luizmorales em

    Acho que podemos pedir o Jardine no Timão já? Por que o Carille não vai mudar o posicionamento no time...