Venha fazer parte da KTO
x

Treino de Coelho pode ajudar 'novos titulares' do Corinthians a melhorarem toque de bola

6.2 mil visualizações 48 comentários Reportar erro

Dyego Coelho e seus goleiros durante treino de saída de bola do Corinthians na última terça

Dyego Coelho e seus goleiros durante treino de saída de bola do Corinthians na última terça

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Quem assistiu aos primeiros jogos do Corinthians sob comando de Dyego Coelho notou uma tendência que deve ser cada vez mais implementada até a passagem de bastão para Tiago Nunes: uma nova saída de bola, priorizando trocas de passes agudas, por baixo e de qualidade. Pois para a próxima rodada do Brasileirão o Timão terá um desafio: encaixar Cássio e Ralf.

"Novos titulares", os jogadores com mais tempo de casa no Corinthians devem ser novidades na escalação de Coelho diante do Internacional, no domingo, na Arena, em Itaquera. Cássio está recuperado de dores no quadril e pode reassumir vaga que vinha sendo ocupada por Walter. Já Ralf, como indicado no treino da última terça-feira, será o substituto do suspenso Gabriel.

Foi nesse primeiro treinamento da semana, após folga de dois dias, que Coelho já iniciou um processo mais claro de mudança na mentalidade principalmente dos jogadores de defesa. Conforme esboçado na atividade, Cássio deve ter à frente uma linha de Manoel, Gil e Danilo Avelar seguida de Ralf como primeiro apoio para a elevação do time até o meio de campo. Paralelamente, Fagner (ou Michel) dispara pela direita já aumentando o poder ofensivo da equipe.

O processo de saída de bola com pés passa naturalmente por uma boa troca de passes. Daí esse ser o principal fundamento a ser trabalhado nos treinos e exigido nos jogos.

É aí que surge a possibilidade de Cássio e Ralf utilizarem treinos como o da última terça-feira para aprimorar uma característica que, no que diz respeito a eles, tem sido inferior, por exemplo, aos concorrentes Walter e Gabriel: justamente a tal da qualidade (e da própria frequência) de passes.

Coelho orientando Ralf durante treino de saída de bola

Coelho orientando Ralf durante treino de saída de bola

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

De acordo com dados extraídos da plataforma Footstats, especializada em estatísticas de futebol, Walter não errou um passe sequer em seis jogos disputados no Brasileirão. Cássio, em suas 26 exibições, cometeu quatro desses deslizes. Chama ainda mais atenção a quantidade média de passes por jogo: 10 de Cássio contra 16 de Walter, que portanto tem 60% a mais de participação com os pés nas partidas do que o lendário camisa 12 alvinegro.

Entre os primeiros volantes do Timão, há também diferença a favor de Gabriel num comparativo com Ralf. O primeiro acerta em média 44 passes por jogo; o segundo, 32. A taxa de acerto de Gabriel, de 94,8%, também é melhor que a de Ralf, de 92,5%.

Em outras palavras: Walter e Gabriel propõem mais e melhores trocas de passe do que Cássio e Ralf. Daí a importância de, numa semana que precede a entrada dos camisas 12 e 15 no time, Coelho priorizar tal tipo de treinamento.

Em tempo: na programação corinthiana da semana está previsto para esta quarta-feira um jogo-treino contra o Atibaia, no período da tarde, no CT Joaquim Grava. Será uma primeira oportunidade para Coelho testar os "novos velhos" titulares de um novo Timão.

Veja mais em: Cássio, Walter, Gabriel, Ralf, Dyego Coelho, Treino do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: