Venha fazer parte da KTO
x

Fábio Luciano diz que Corinthians de 2000 foi 'melhor time da carreira' e relembra estreia no clube

5.6 mil visualizações 36 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Fábio Luciano chegou ao Corinthians em 2000 e logo conquistou o Mundial de Clubes pelo clube

Fábio Luciano chegou ao Corinthians em 2000 e logo conquistou o Mundial de Clubes pelo clube

Divulgação

Fábio Luciano nunca escondeu seu carinho pelo clube do Parque São Jorge. Para o ex-zagueiro, que chegou a defender Ponte Preta, Flamengo e Internacional, o Corinthians certamente ficou marcado em sua carreira. Não à toa, ele classifica o elenco que conquistou o primeiro Mundial de Clubes pelo Timão, em 2000, como a melhor equipe de toda sua trajetória no futebol.

"O Corinthians me marcou muito, mas tinham outras lideranças no momento que cheguei. Aquele time de 2000 foi o melhor time que joguei em toda minha vida. Eu era um menino vindo da Ponte Preta e tinha que fazer meu trabalho da melhor forma possível. Eu era cobrado por isso pelos outros jogadores", contou em entrevista ao Esporte Interativo.

"Vampeta, Dinei e o Edílson sempre me falavam: 'Ô moleque, vai dormir cedo porque você precisa correr no dia seguinte'. Então era mais ou menos assim, não dava palpites e apenas cumpria meu dever. Assim, consegui ser campeão. Tenho cinco títulos pelo Corinthians em três anos ao lados desses caras. Para jogar naquele time precisava ter culhão, personalidade e eu passei por momentos difíceis quando cheguei", completou em seguida.

A relação com o Corinthians, equipe pela qual disputou 167 jogos e marcou 15 gols, teve início justamente em 2000 com um pedido inesperado de Oswaldo de Oliveira, treinador do Timão na época. Isso porque, mesmo com pouco tempo no clube, Fábio Luciano foi escolhido pelo comandante para ser o zagueiro titular do time até o fim do torneio mundial.

"Quando fui contratado era mais ou menos assim: o time campeão brasileiro jogaria o Mundial, pois não teriam férias. E os demais jogadores, que foram contratados e estavam no grupo, iriam disputar o Rio-São Paulo na sequência. Isso me ajudou muito. Quando cheguei para treinar eu já sabia dessa informação e estava bem solto. Eu treinava com o time do Mundial, achando que só iria estrear depois. Joguei no ritmo de treino normal e comecei a me destacar", expôs.

"Pouco a pouco o Oswaldo viu meu potencial e foi me colocando no time principal. Fiquei um pouco nessa transição e em pouco tempo, ele me disse que gostou do que estava apresentando e me inscreveu no Mundial. Na véspera do primeiro jogo, na concentração, eu, com 23 anos, recebi uma ligação do Oswaldo, que pediu para eu subir até o quarto dele. Lá, ele perguntou se estaria pronto para jogar o Mundial. As minhas pernas tremeram, mas só respondi que estava pronto. Na sequência, ele confirmou que eu seria titular em todo torneio. Essa foi minha história no Corinthians", detalhou.

E a estreia com a camisa corinthiana não poderia ter sido melhor. Fábio Luciano marcou o segundo gol do Corinthians na vitória por 2 a 0 sobre o Raja Casablanca, de Marrocos. O tento do ex-defensor, porém, não seria validado atualmente, já que a bola bateu no travessão e não pingou dentro do gol.

"Foi demais. Meu começo foi muito inseguro. Eu tinha dificuldades até para fazer passes curtos. Quando perfilamos para cantar o hino nacional, tive noção de que era muita gente gigante do meu lado: Dida, Marcelinho, Rincón, Vampeta... Eu me perguntei o que estava ali e coloquei na cabeça que não poderia errar. Teve um lance que finalizei depois de uma cabeçada, a bola bate na trave e pinga em cima da linha. O Marcelinho disse para eu comemorar, mas a bola não tinha entrado. Ai comecei a comemorar e acabamos ganhando esse jogo", concluiu.

Pelo Corinthians, Fábio Luciano conquistou o Campeonato Paulista (2001 e 2003), Torneio Rio-São Paulo (2002), Copa do Brasil (2002) e o Mundial de Clubes (2000).

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: