Venha fazer parte da KTO
x

Grupo de oposição do Corinthians entra com pedido de impeachment contra Andrés Sanchez na Justiça

11 mil visualizações 165 comentários Reportar erro

Por Andrew Sousa e Rodrigo Vessoni

Grupo pede afastamento imediato de Andrés Sanchez do Corinthians

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Com problemas financeiros, o Corinthians tem sido presença constante nos registros jurídicos por ações frequentes de cobrança. Nesta segunda-feira, o clube mais uma vez virou tema de Justiça. Agora, porém, a cobrança não é de valores, mas sim de afastamento do presidente Andrés Sanchez.

Liderado por Herói Vicente, que chegou a cogitar candidatura, o grupo de oposição "Frente Liberdade Corinthiana" entrou com ação na Justiça pedindo o impeachment do atual mandatário. Em documento, a chapa alegou desrespeito com o estatuto do Timão e gestão temerária.

"Em razão das mais diversas dívidas não quitadas, a marca Corinthians tem sido vítima da administração irresponsável e omissa da atual presidência. A nome do Corinthians aparece atrelado a um infindável número de notícias vexatórias, ocasionando irreparável prejuízo a esse patrimônio do Clube, que é a sua marca", diz um dos pontos listados pelo documento.

Outra questão levantada com destaque são os empréstimos feitos e publicados no balanço do ano passado. Ao todo, foram R$ 70 milhões repassados por dois bancos. Segundo o advogado responsável pela ação, Cristiano Medina, essa prática também viola o que prevê o estatuto.

"O estatuto do Corinthians afirma que empréstimos acima de 10 mil salários mínimos precisam da autorização do Conselho de Orientação, mas essa determinação não foi observada pela presidência", completou.

“Provamos que a atual presidência está realizando uma administração temerária e prejudicial ao patrimônio e à imagem do Sport Club Corinthians Paulista. Ao mesmo tempo, acreditamos na intervenção do Poder Judiciário para estabelecer a ordem, a ética e a governança no Clube, que enfrenta a maior crise financeira de sua história”, completa o advogado.

A ação, cabe destacar, foi impetrada no Foro Regional de Taubaté, em São Paulo, e pede uma liminar para afastamento imediato de Andrés Sanchez, cujo mandato vai até novembro deste ano.

Um dia antes de confirmar a ação judicial, o grupo de oposição fez post misterioso em suas redes sociais para destacar o que estava por vir - veja abaixo. Com 16 conselheiros, a chapa vai concorrer à presidência do Conselho Deliberativo.

Os principais pontos do grupo de oposição para pedir o impeachment

  1. De modo constante, há descumprimento das regras do estatuto, como mostra o exemplo da aquisição de empréstimos bancários sem a prévia autorização do Conselho de Orientação – CORI;
  2. Atrasos no pagamento de salários de funcionários e atletas; não pagamento de contas de água, de luz e inadimplência junto a fornecedores;
  3. O não pagamento das parcelas de aquisição do jogador Bruno Méndez junto ao Wanderers-URU, fato que pode acarretar sanções ao Corinthians junto à entidade maior do futebol, a FIFA. Mesmo que tenha quitado a primeira das parcelas, conforme a imprensa noticiou nos últimos dias, ainda há duas em atraso;
  4. Risco de perda de parte do Parque São Jorge em razão de dívidas junto à prefeitura de São Paulo.
  5. Inadimplência junto à Caixa Econômica Federal das prestações do financiamento referente à construção da Arena Corinthians;
  6. Em razão das mais diversas dívidas não quitadas, a marca Corinthians tem sido vítima da administração irresponsável e omissa da atual presidência. A nome do Corinthians aparece atrelado a um infindável número de notícias vexatórias, ocasionando irreparável prejuízo a esse patrimônio do Clube, que é a sua marca.

Grupo projetou ação com post misterioso nas redes

Veja mais em: Eleições no Corinthians e Andrés Sanchez.

Veja Mais:

  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: