Venha fazer parte da KTO
x

Mirandinha questiona créditos do Mundial de 2000 a Oswaldo de Oliveira e faz ressalva a Luxemburgo

5.7 mil visualizações 40 comentários Reportar erro

Por Julia Raya, Andrew Sousa e Vitor Chicarolli

Com Oswaldo de Oliveira o Corinthians foi campeão mundial em 2000

Com Oswaldo de Oliveira o Corinthians foi campeão mundial em 2000

Getty Images

Mirandinha defendeu o Corinthians por quatro temporadas no fim dos anos 90, onde foi bicampeão paulista e campeão brasileiro. Ídolo corinthiano, o ex-atacante foi um dos destaques do elenco montado por Vanderlei Luxemburgo, mas foi dispensado por Oswaldo de Oliveira pouco antes da conquista do título Mundial pela equipe alvinegra.

Em entrevista ao Meu Timão, Mirandinha relembrou a troca de nome no comando da equipe. Para ele, Vanderlei deixou o clube com um elenco montado, que foi assumido por Oswaldo de Oliveira sem grandes dificuldades. Sob o comando do novo treinador, o Timão foi campeão do Paulista e do Mundial.

"(A troca de treinador) Mudou o quê? Ele pegou o time pronto, não fez nada. Colocou uma pecinha aqui e pronto. Vanderlei deixou na teta, na mão, rapaz. Por isso que ele fez estrago em 1999. O time já entrosado, não saiu ninguém, chegou gente... bom, eu saí, ele me colocou para fora. Mas daquele jeito até eu era treinador, até o Papa, até um cego que não entende de futebol ficava naquela beira de campo... não precisava falar nada, a gente fazia já. 1999 foi a glória, 98/99 para o Corinthians, pegasse o treinador que fosse, ia ser campeão Mundial", afirmou.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Mirandinha critica cartilha de Tiago Nunes e dispensa de Ralf: Não entra na minha cabeça Mirandinha critica cartilha de Tiago Nunes e dispensa de Ralf: 'Não entra na minha cabeça'

Mais que o Paulista de 1999, Oswaldo de Oliveira é lembrado no Corinthians pela conquista do primeiro Mundial de Clubes do Timão, em 2000. Treinador na ocasião, ele já recebeu diversas homenagens e é sempre citado quando o título é assunto. Para Mirandinha, no entanto, a conquista carrega grandes méritos de Vanderlei Luxemburgo, que merece mais reconhecimento.

"Pois é, tem que rever isso aí (as homenagens ao Oswaldo de Oliveira pelo título Mundial de 2000). Porque o Vanderlei tem uma parte muito grande nesse título. Eu estava lá, sei como é, eu vivi. Não desmerecendo o trabalho do Oswaldo de Oliveira, que hoje não tenho mágoa nem rancor... mas hoje o mais vitorioso é o Vanderlei, foi ele quem ganhou esse negócio aí, ganhou tudo, então tem que fazer uma homenagem para ele também. Porque ganhar uma teta daquela, quem não gostaria?!", pontuou.

Os dois treinadores, vale lembrar, voltaram ao Corinthians para novas passagens. Luxemburgo comandou o time de 2001, enquanto Oswaldo de Oliveira teve outras duas passagens pelo Timão, uma em 2004 e outra em 2016.

Veja mais em: Oswaldo de Oliveira, Técnicos do Corinthians e Mundial de Clubes.

Veja Mais:

  • Inter Miami confirma a contratação de Matías Rojas; contrato ainda segue ativo com o Corinthians

    Inter Miami confirma a contratação de Matías Rojas; contrato ainda segue ativo com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians volta a jogar pela Sul-Americana nesta terça-feira

    Corinthians visita Argentinos Juniors para se manter na liderança do grupo na Sula; saiba tudo

    ver detalhes
  • Yuri Alberto na partida contra o Argentinos Juniors pela Libertadores de 2023

    Saiba como assistir ao jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes
  • Augusto Melo deve bater o martelo sobre Rubão quando o Corinthians voltar da Argentina

    Conselheiro visto como substituto de Rubão admite procura anterior, mas nega cargo no Corinthians

    ver detalhes
  • Wesley deve voltar a ser titular do Corinthians na noite desta terça-feira, contra o Argentino Juniors

    Corinthians recusa proposta de clube inglês por atacante Wesley; saiba valor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jorge

    Ranking: 2046º

    Jorge 1033 comentários

    @jorge60 em

    Já falei isso várias vezes, o Osvaldo não sabe nada, era um timaço, perdemos a classificação na Libertadores para o Palmeiras por causa da burrice dele, não tem que homenagear esse cavalo, o Luxemburgo deixou o time prontinho.

  • Foto do perfil de Arthur

    Ranking: 854º

    Arthur 2099 comentários

    @arthur.rodrigo.ferre em

    Foi o melhor time da história do Corinthians. O Osvaldo teve pouca contribuição para o desenvolvimento do time como treinador, apesar de ter sido auxiliar do Luxa. Mas as outras passagens não deixaram saudades, isso é algo para pensar... Mirandinha, ao meu ver, não deixa de ter razão.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de KlennAC

    Ranking: 1397º

    Klennac 1441 comentários

    40º. @klenn.agra.costa3 em

    Osvaldo de Oliveira só consegue ganhar alguma coisa quando pega o time já montado, fora isso é só olhar o histórico dele.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 3028º

    Fernando 714 comentários

    39º. @fernando.duarte9 em

    Concordo plenamente com o Mirandinha. Luxemburgo montou esse timaço. Oswaldo Oliveira é horrível como treinador. Conseguiu sair da Libertadores, eliminado por um time ridículo do Palmeiras e contra o Vasco jogou na retranca no final, para decidir nós pênaltis.

  • Foto do perfil de Rodolfo

    Ranking: 2609º

    Rodolfo 829 comentários

    38º. @vanportho87 em

    Em 2010, quando Mano Menezes foi para a seleção, ele também deixou um time pronto, disputando a liderança do Brasileirão daquele ano, veio o Adílson Batista e o time desandou, jogou fora um título quase certo. Não é tão fácil assim um treinador pegar um time pronto e mantê-lo jogando em alto nível por quase um ano. Oswaldo merece, pelo menos, os créditos de ter o vestiário nas mãos e manter um time cheio de estrelas jogando para o coletivo, embora houvesse atritos entre os jogadores fora de campo. Vale lembrar que quando Luxemburgo saiu o Evaristo de Macedo assumiu e não conseguiu bons resultados com o mesmo time. Oswaldo pode até ter seguido a cartilha de Luxemburgo, mas não dá para ignorar sua importância para as conquistas daqueles títulos.

  • Foto do perfil de All

    Ranking: 205º

    All 5547 comentários

    37º. @all.colatra em

    O Adilson Batista conseguiu dar sequência ao bom time do Mano em 2010?
    Por mais que o time seja bom não é fácil dar continuidade ao trabalho de outra pessoa, tem que superar as comparações, ganhar a confiança de quem já está lá dentro, o Oswaldo teve seu mérito sim, o Mirandinha tá desmerecendo porque pelo jeito o Oswaldo o dispensou.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 555º

    Felipe 3001 comentários

    36º. @felipe.jacintho em

    Oswaldo de Oliveira e Fábio Carille são os mesmos casos de pegar o time montado de dois treinadores que o Corinthians perdeu pra seleção brasileira.