Venha fazer parte da KTO
x

Danilo diz que mudança no regulamento, quanto ao gol fora, pesará

7.7 mil visualizações 20 comentários Reportar erro

O Corinthians e o Boca Juniors terão de lidar com um regulamento diferente na final da Copa Libertadores da América, na qual o gol fora de casa não tem é critério de desempate. Caso os rivais se igualem no placar agregado, haverá uma prorrogação de 30 minutos, no Estádio do Pacaembu, definido como sede do segundo jogo devido à campanha superior do time paulista na primeira fase da competição. Em caso de persistir o empate, o campeão será conhecido nos pênaltis. Uma alteração nas regras do jogo que "pesa", segundo o meia Danilo.

O Corinthians seguiu à risca o script considerado ideal para a Libertadores em dois dos três confrontos mata-mata até aqui. Nas oitavas de final, não sofreu gol em casa contra o Emelec (vitória por 3 a 0) e, nas quartas, repetiu o feito contra o Vasco (vitória por 1 a 0). Diante do Santos, a equipe tomou um gol pela primeira vez como mandante em toda a competição (empate por 1 a 1), mas passou de fase.

Na final, é provável que a preocupação em não sofrer gol em seus domínios seja menor para ambos os times, conforme analisa Danilo em entrevista concedida nesta quinta-feira ao Terra. "Isso aí pesa, né? Com certeza faz diferença", afirma o meia. "A Libertadores é difícil por isso, às vezes tem que jogar para não tomar o gol. Mas independentemente disso as duas equipes vão buscar a vitória, jogando dentro ou fora de casa".

Assim como o Corinthians, o Boca Juniors também só sofreu um gol em seu estádio durante a etapa eliminatória do evento: na vitória por 2 a 1 diante da Unión Española, nas oitavas de final; na sequência, houve triunfos por 1 a 0 sobre o Fluminense e por 2 a 0 sobre a Universidade de Chile.

"A equipe deles faz prevalecer o campo, La Bombonera, sempre é complicado jogar lá, uma pressão muito grande. E quando jogam fora é um time tarimbado, sabe jogar atrás, defensivamente, e tem um contra-ataque muito rápido", disse Danilo, desta vez em entrevista coletiva, ainda sem saber que o time argentino realmente ratificaria a classificação contra a Universidad.

Experiente, o jogador, 33 anos, já disputou duas finais de Libertadores, ambas pelo São Paulo, mas o gol fora de casa não teria peso nem mesmo se estivesse previsto nas regras da decisão. Em 2005, a equipe tricolor goleou o Atlético-PR em São Paulo por 4 a 0 após empatar por 1 a 1 no jogo de ida; em 2006, empatou por 2 a 2 em Porto Alegre após ser derrotada em casa por 2 a 1.

A Libertadores adotou a regra dos gols fora de casa como critério de desempate nas fases eliminatórias em 2005, diminuindo assim o número de decisão por pênaltis: houve, por exemplo, oito disputas de penalidades no torneio em 2004, incluindo na final em que o Once Caldas bateu o mesmo Boca Juniors depois de dois empates. Desde então, foram dez decisões por pênaltis em todas as edições do torneio somadas: duas em 2012, com o êxito do Vasco sobre o argentino Lanús e o da Universidad de Chile sobre o paraguaio Libertad.
Sempre a partir de 2005, apenas um campeão levantou a taça após pênaltis: a LDU, do Equador, que superou o Fluminense no Estádio do Maracanã em 2008. Naquela oportunidade, a equipe carioca havia perdido fora de casa por 4 a 2 e deu o troco em seus domínios por 3 a 1; as metas ficaram intactas durante os 30 minutos de prorrogação.

Caso houvesse a regra dos gols fora de casa na decisão, portanto, o clube das Laranjeiras teria comemorado o inédito título continental - exatamente o que o Corinthians tenta fazer diante do hexacampeão Boca Juniors.

Danilo diz que mudança no regulamento, quanto ao gol fora, pesará.

Fonte: Terra

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Josiane

    Josiane 87 comentários

    20º. @josycorinthiana em

    Se o regulamento de gol fora desempatava foi utilizada, deveriam utilizar também na final. Mas mudar? Quem mexe nesse regulamento não tem mesmo o que fazer mesmo...

    #VaiCorinthians

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Linekher

    Ranking: 2587º

    Linekher 834 comentários

    19º. @linekher em

    Isso é ruim igual a Copa do Brasil na final muda, ai a estratégia da equipe muda totalmente, isso será bom só se não fizermos gol quarta, porque ai não vai fazer falta. E não vamos correr o risco igual nos 3 confrontos do mata mata, não podiamos empatar com o Emelec com gols, com o Vasco a mesma coisa, e com o Santos qualquer vitória deles nos tirava a classificação. Mas se fizermos gol lá ia ser FODA, algum desses jogos vai ficar 2 a 0. O time do Boca joga só com o coração e com a torcida, tem algumas peças perigosas, mas joga muito mais com o coração do que com o futebol. Só temos que tomar cuidado com o ataque deles.

  • Foto do perfil de RAYMON

    Ranking: 216º

    Raymon 5383 comentários

    18º. @raymon em

    VENCEREMOS QUARTA FEIRA ESSE TIMAÇO INVENTADO PELA mídia BRASILEIRA.

    VAI CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Edson

    Edson 118 comentários

    17º. @edmaster em

    Danilo craque vai Corinthians

  • Foto do perfil de Everson

    Everson 79 comentários

    16º. @eversontimao em

    O meu placar 1x1 na bombonera e 1x0 para o Corinthians no Pacaembu...vai Timão é nós campeão da liberta 2012...