O "Falso 9"

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Dimas #5.103 @dimas.nascimento em 31/07/2015 às 00:33

Alguém lembra quem era o '9' titular da campanha do nosso impecável título da Libertadores?

Pois bem. No momento tínhamos o grande Liédson como o camisa 9, porém, este não estava em um bom momento, e o próprio Tite resolveu esse detalhe de uma maneira interessante:

Durante (vale esse detalhe: DURANTE) o campeonato, o senhor Adenor sacou o Levezinho e promoveu a entrada do Alex no seu lugar. Na maior parte dos jogos (principalmente na fase de mata-mata), o Corinthians jogou com dois volantes (Ralf e Paulinho), dois meias (Danilo e Alex) e dois atacantes (Jorge Henrique e Sheik).

Era nítido que os atacantes, jogavam abertos e ajudavam muito a recomposição e marcação. Porém, o Tite foi malandro. Como ele usava os atacantes velozes para ajudar na marcação e não tinha um atacante fixo na área, passou a utilizar o 'falso 9'. E é aí que eu quero chegar.

Alex e Danilo revezava a função do falso 9, chegando muito à frente mas também armando jogadas e assim liberando o JH e o Sheik para avançar e muitas vezes o Paulinho como homem de área de surpresa.

A partir dessa análise, fica impossível entender o porquê das entrevistas que o Tite dá: 'Nós precisamos de tempo para ajustar'; 'Precisamos de sequencia para organizar o time'; 'O Vagner Love precisa de sequencia'.

Não dependemos de um camisa 9 pra jogar, e isso ficou claro no desempenho da Libertadores 2012.

Renato Augusto, Jadson e Elias fazem essa função de falso 9 melhor que o 'verdadeiro 9'.

Podemos jogar com dois atacantes velozes assim como em 2012. O VL pode ser útil em algum jogo que o Corinthians encontrar dificuldades com o esquema tático e precisar de uma referência da área, assim como o Liédson entrava quando o jogo pedia.

O Corinthians fez quase isso no segundo tempo contra o Vasco nessa quarta-feira, e deu certo.

Bom, essa é minha análise sobre o que eu acho ser a melhor alternativa já que não aguento mais o VL. (Eu juro que eu até coloquei ele em várias rodadas do Cartola acreditando, mas não dá mais).

CORINTHIANS MINHA VIDA!

1.474 visualizações e 62 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

All Colatra #79 @all.colatra em 31/07/2015 às 11:11

Só para completar, deu certo no segundo tempo contra o Vasco?

Sim, deu muto certo, mas obviamente que ter marcado um gol logo nos primeiros minutos do segundo tempo ajudou isso a acontecer, era um jogo onde precisava furar a defesa adversaria, uma vez que isso acontecesse o time deles teria que sair e certamente daria mais espaços para o Corinthians, tem que ver como o time vai se portar em outras circunstâncias.

Publicidade

All Colatra #79 @all.colatra em 31/07/2015 às 11:04

Cara, compreendo seu pensamento e até acho que é algo para se testar, mas temos que entender que estamos falando de futebol e não de uma receita de bolo KKKKKKKK, o futebol tem sua complexidade, não é porque deu certo no passado que vai dar certo agora, tudo depende das peças que você tem, do momento que você vive, da estratégia que seu time adota, são várias circunstâncias que podem fazer uma mudança dar certo ou não, então acredito que antes de ser colocado em campo tal mudança tem que ser muito testada durante os treinamentos, pois isso muda completamente a forma de se jogar, e mudar o que eta encaixado e dando certo é complicado.

Alessandro Is #5.142 @.alessandro em 31/07/2015 às 11:01

Kkkk...Mais falso 9 que Vagner Love não existe

AndrÉ Battaglia #720 @offline em 31/07/2015 às 10:56

Falando em posição, nove falso e tals me lembrei de Messi, o Messi é um falso Nove, um falso meia armador, um falso atacante rápido, um falso atacante driblador, um falso meia marcador, menos o Danilo, pois ele é não é um falso 9, nunca foi! Danilo mellhor que messi kkkk

Robson #12 @robson.oliveira4 em 31/07/2015 às 10:48

" "

Essa história de Falso Nove é muito mal contada. Danilo nunca foi um falso nove, Tite explica que poe ele na frente pra fazer o pivô, mas Falso Nove é aquele atacante que joga mais solto. O Liedson sim era um falso nove

Walter White #690 @jucastanho em 31/07/2015 às 10:50

O bom de não ter um matador, é que consequentemente o time todo é perigoso pra fazer gol e assim não dependemos de UM pra colocar bola na rede. Gosto do Tite quando ele fala 'Não vejo zagueiro apenas pra defender'..

Marrentinho Carioca #3.510 @marcello1988 em 31/07/2015 às 10:48

Não precisa de um 9 para fazer gol.

Os artilheiros do Corinthians na liberta de 2012: Sheik (5), Danilo (4), jorge Henrique e paulinho (3).

Movimentando os jogadores e criando oportunidades, os gols acontecem

Robson Oliveira #12 @robson.oliveira4 em 31/07/2015 às 10:48

Essa história de Falso Nove é muito mal contada. Danilo nunca foi um falso nove, Tite explica que poe ele na frente pra fazer o pivô, mas Falso Nove é aquele atacante que joga mais solto. O Liedson sim era um falso nove

Genival Crisostomo De Souza #672 @sccpf em 31/07/2015 às 10:41

Eu também falei algumas vezes aqui da campanha da Libertadores 2012, que o CORINTHIANS jogou sem centroavante e ganhou a taça.

Porque não pode ganhar outas taças sem o tal centroavante?

Tom Gomes #147 @t.o.m em 31/07/2015 às 10:02

Não acho imprescindível, mais ter no elenco um Camisa 9 de respeito melhora muito nossas chances de Títulos, pois aumenta significativamente o número de variações táticas, ainda mais quando estivermos disputando simultaneamente Copa do Brasil e Brasileiro.

Danilo Lopes Farias De Souza #627 @danilo.1311 em 31/07/2015 às 09:57

Bom...

Na minha opinião o JH era um segundo lateral direito...