Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O "Falso 9"

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Dimas

Ranking: 9.110º

Dimas 201 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 31/07/2015 às 00:33
Por Dimas Nascimento (@dimas.nascimento)

Alguém lembra quem era o '9' titular da campanha do nosso impecável título da Libertadores?

Pois bem. No momento tínhamos o grande Liédson como o camisa 9, porém, este não estava em um bom momento, e o próprio Tite resolveu esse detalhe de uma maneira interessante:

Durante (vale esse detalhe: DURANTE) o campeonato, o senhor Adenor sacou o Levezinho e promoveu a entrada do Alex no seu lugar. Na maior parte dos jogos (principalmente na fase de mata-mata), o Corinthians jogou com dois volantes (Ralf e Paulinho), dois meias (Danilo e Alex) e dois atacantes (Jorge Henrique e Sheik).

Era nítido que os atacantes, jogavam abertos e ajudavam muito a recomposição e marcação. Porém, o Tite foi malandro. Como ele usava os atacantes velozes para ajudar na marcação e não tinha um atacante fixo na área, passou a utilizar o 'falso 9'. E é aí que eu quero chegar.

Alex e Danilo revezava a função do falso 9, chegando muito à frente mas também armando jogadas e assim liberando o JH e o Sheik para avançar e muitas vezes o Paulinho como homem de área de surpresa.

A partir dessa análise, fica impossível entender o porquê das entrevistas que o Tite dá: 'Nós precisamos de tempo para ajustar'; 'Precisamos de sequencia para organizar o time'; 'O Vagner Love precisa de sequencia'.

Não dependemos de um camisa 9 pra jogar, e isso ficou claro no desempenho da Libertadores 2012.

Renato Augusto, Jadson e Elias fazem essa função de falso 9 melhor que o 'verdadeiro 9'.

Podemos jogar com dois atacantes velozes assim como em 2012. O VL pode ser útil em algum jogo que o Corinthians encontrar dificuldades com o esquema tático e precisar de uma referência da área, assim como o Liédson entrava quando o jogo pedia.

O Corinthians fez quase isso no segundo tempo contra o Vasco nessa quarta-feira, e deu certo.

Bom, essa é minha análise sobre o que eu acho ser a melhor alternativa já que não aguento mais o VL. (Eu juro que eu até coloquei ele em várias rodadas do Cartola acreditando, mas não dá mais).

CORINTHIANS MINHA VIDA!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico