Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tite quer "Salir Jugando"

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Juliano

Ranking: 8.304º

Juliano 235 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/03/2016 às 14:31
Por Juliano Barreto (@juliano.barreto1)

Tinha percebido isso no jogo do Linense no sábado passado, mas agora o Tite confirmou minhas suspeitas: ele está usando o 'esquema do Bayern' na hora de bater os tiros de meta.

Frase do Tite hoje na coletiva:

- Não é regra, mas os atletas têm absorvido as orientações. Talvez seja um dos anos mais difíceis e mais trabalhosos meus e da comissão técnica. De busca de exemplos, consolidar 4-1-4-1, posição e função de jogadores, tiro de meta do Bayern, observação tática, trabalhos em campo... Mas na proporção exata tem sido um trabalho gratificante, que dá satisfação - disse Tite, um dia antes de comandar seu 15º jogo oficial da temporada.

O mais legal é que esse tiro de meta não é só um jeito legal de repor a bola sem dar chutão, é toda uma filosofia de jogo. Li um livro muito bom chamado 'Guardiola Confidencial', que fala sobre a maneira como o Guardiola trabalha. No livro fala que não foi o Guardiola quem inventou esse tiro de meta. Quem inventou foi o técnico do México, Ricardo La Volpe, mas o Guardiola aperfeiçoou.

O esquema é abrir o time na hora do tiro de meta e sair tocando curto, se alguém vier marcar, é só virar o jogo pela ponta para os laterais e os zagueiros, que estão colados na linha lateral. Daí vai-que-vai, sem desperdiçar a bola com chutão... Se o adversário quiser marcar em cima, pior para eles.

Fui pesquisar para ver se a história do livro era verdadeira. É verdade, sim.
No México (por causa do La Volpe) e na Espanha (por causa do Guardiola), chamam isso de 'Salir Jugando' ou então 'Salida Volpiana'. Tem mais detalhes aqui:
http://allasfcb.blogspot.com/2013/08/how-to-build-from-back.html allasFCB: How to build from the back allasFCB: How to build from the back allasfcb.blogspot.com

Parece o óbvio de tão simples, mas ninguém fazia...

O Tite tá demais!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico