Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A falácia da meritocracia

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 4.183º

Vinicius 676 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/04/2016 às 15:32
Por Vinicius Nagy (@vinicius.nagy)

A ciência do esporte considera que o atleta é formado por pelo menos 4 domínios, sendo eles físico, tático, técnico e psicológico. Neste sentido, é consenso que o indivíduo só estará apto a apresentar o melhor rendimento, quando todos estes domínios se expressarem de maneira elevada. E é exatamente esse o ponto que o Tite vem pecando nos últimos tempos.

Num passado recente ele insistiu em jogadores cujos desempenhos eram decadentes (Roberto Carlos, Ronaldo, Ibson, Emerson Sheik, Lodeiro, Fabio Santos) e isso nos causou eliminações traumáticas.

De maneira alguma quero questionar a importância histórica de alguns destes jogadores, porém uso esses nomes para questionar a conduta do treinador, que, embora pregue a ‘meritocracia’, não a exerce na prática.

Na atualidade temos vários jogadores atuando em péssimo nível técnico e psicológico. É ingenuidade acreditar que o atleta conseguirá crescer nesse ambiente assolado por estímulos estressores. Muitas vezes o banco é benéfico, vide casos do ano passado como Ralf, Malcom e Vagner Love.

Insistir em um jogador improdutivo, além de queimá-lo para a torcida, prejudica a própria equipe.

Acredito que o sucesso do Corinthians nessa temporada, depende da análise crítica da história. Ela vem nos mostrando, basicamente, que não adianta escolher atletas pelo rendimento do passado, todas as vezes que fizemos isso, fomos eliminados!

Ou o Tite coloca quem realmente está bem ou nossa vida na Libertadores será encurtada!

'O maior erro de qualquer profissional, é acreditar que o sucesso do passado refletirá em êxito no futuro'.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico