Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Alternativa: 4-4-2

Foto do perfil de Lucas

Ranking: 1.095º

Lucas 2.858 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/02/2018 às 00:40
Por Lucas Inacio (@lucas.inacio3)

Pelo andar das coisas dificilmente vai chegar agora o substituto do Jô, talvez só no meio do ano (se chegar), uma alternativa lógica é a comissão técnica começar a trabalhar um esquema sem depender do centroavante, a única salvação é se esse Matheus Matias chegar assumindo a responsabilidade e jogando muito, o que é bem improvável.

Kazim, Jr.Dutra, Danilo, Lucca, Carlinhos nem E.Sheik tem condições de ser esse centroavante. A verdade é que esse esquema do Corinthians seja 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 já esta manjado pelos adversários desde o 2° turno do BR17, e sem o Jô em 2018 ficou pior ainda. No 2° turno ano passado tivemos 2 grandes jogos, vitória por 3x2 contra o Palmeiras, e 3x1 contra o Fluminense, as duas na base da motivação, por ser o derby em casa contra o vice-líder e o outro o jogo pra garantir o título, nos outros jogos os times nos entregavam a bola e o Corinthians não sabia o que fazer, provou do veneno que cansou de usar no Paulista (Campeão) e 1° Turno do Brasileiro (Invicto), com uma defesa sólida e contra ataques letais, principalmente com Romero e Arana pela esquerda.

Parece que 4-2-3-1 / 4-1-4-1 virou obrigação, não falo só pelo Corinthians, a imensa maioria dos times brasileiros joga, ou pelo menos tenta nesses esquemas, maldita síndrome de tentar imitar a Europa. Nenhum esquema tático é melhor que o outro, a questão é cada equipe se adaptar com as peças que tem no elenco. O Real Madrid com Bale lesionado boa parte da temporada adaptou um 4-4-2 com o Isco e faturou a Champions 2016/17, Barcelona perdeu Neymar, Dembelé o substituto se machucou no início da temporada, mudou para o 4-4-2 e é líder invicto no Espanhol (24 rodadas), invicto na Champions também, o Atlético De Madrid do Simeone com um time inferior tecnicamente comparado aos gigantes do futebol europeu, mas muito organizado já venceu La Liga, Liga Europa, Copa do Rei e chegaram à finais da Champions eliminando times como Barcelona e Bayern Munich.

E o melhor exemplo é o próprio Corinthians do Tite em 2012, Liédson estava em uma fase horrível, e o substituto era o Élton, a partir das oitavas além de trocar J.César por Cássio, sacar o Liédson do time foi fundamental.

O time campeão em 2012 sem um 9 mas com a disposição dos quatro jogadores mais ofensivos na marcação conseguiu anular sem sofrer muita pressão em 2 jogos o Santos, atual campeão e time mais badalado da época com Neymar atropelando todo mundo, e contra o Boca em nenhum momento foi dominado na Argentina, a segunda final em São Paulo, foi um jogo absurdamente tranquilo, 2x0 sem sofrimento pois o Boca não conseguiu jogar. O adversário mais difícil foi o Vasco que jogava de um jeito enjoado, em um 4-4-2 semelhante ao nosso.

No atual elenco essa formação poderia render muito bem, ficar muito forte defensivamente sem depender de um camisa 9 ofensivamente. Nas posições de Alex/Danilo, da pra jogar Rodriguinho, Jadson, M.Vital, Dutra, Lucca, Pedrinho ou E.Sheik marcando a saída de bola dos volantes adversários. Mantendo Clayson e Romero como meias laterias, um time bem pragmático como o do ano passado, mas sem a Jôdependência. Um 3-5-2 também pode ser interessante com P.Henrique, Balbuena e Henrique, e Fagner e Capixaba com mais liberdade pra atacar, mas acho que no 4-4-2 o time se adaptaria bem mais rápido.

Hoje não tem nenhum camisa 9 de alto nível no elenco e no mercado tá bem difícil de achar também, o rendimento do time tá bem abaixo e preocupante desde o 2° turno do BR17, se não mudar isso vai ser difícil até passar a fase de grupos da Libertadores, e no brasileiro não vai conseguir aquela arrancada do ano passado, pois nosso time é bem previsível.

Obs: São minhas opiniões, não to pedindo a demissão do Carille kkkkkkkkkkkk, acho que seria a maior burrice possível trocar o técnico agora, e quem fala que o cara teve sorte em 2017, esquece que ele tá trabalhando aqui desde 2009, teve a oportunidade, aproveitou e tem muito mérito nas 2 conquistas.

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 43º

All 23.450 posts

@all.colatra em 18/02/2018 às 12:53

Isso de esquema manjado não existe, se for assim todos os times teriam a obrigação de mudar o esquema de tempos em tempos e não é o que acontece. É começo de ano, jogadores novos, e o Carille está fazendo testes para saber onde o time rende mais, normal, e isso leva tempo, é ter paciência que lá na frente as coisas irão acontecer.

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 105.535 posts

@reyes em 18/02/2018 às 08:13

É uma alternativa.

Foto do perfil de Sergio Pietrini Esteves Martins

Ranking: 3.220º

Sergio 948 posts

@naufrago.ca em 18/02/2018 às 01:58

Seria coincidência ou um aviso, desde que Andrés assumiu o Timão esta irreconhecível, vínhamos de 4 partidas sem perder e do nada erra gol e passes aos montes, não errávamos nem um terço antes de Andrés assumir, estaria ele querendo interferir no vestiário e o Timão retaliando?, pense nisto.

Foto do perfil de Tati Nascimento

Ranking: 63º

Tati 1.026 posts

@loco.31 em 18/02/2018 às 00:50

Na verdade, muitas vezes era Emerson e Alex no ataque, e Danilo recompondo na linha de quatro, porque ai, segundo o Tite, a bola jah ficava com o cara que tinha o bom passe.